Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josué Silvino da-
dc.date.accessioned2025-05-26T20:08:15Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-05-26T20:08:15Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Josué Silvino da. Desafios e limitações no ensino de sequências, com ênfase em progressões aritméticas e geométricas. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6962-
dc.description.abstractIn this work, the Problem-Based Learning (PBL) methodology was applied to the teaching of Sequences and Progressions, using real-life situations to make learning more meaningful and dynamic. Students were encouraged to explore numerical patterns and identify regularities in different contexts. To understand arithmetic progressions, activities such as calculating taxi fare costs and building a straw tower were proposed, allowing students to analyze the constant variation between terms. Geometric progressions, in turn, were addressed through the analysis of the exponential growth of COVID-19, demonstrating how mathematical concepts apply to real-world phenomena. Additionally, technological tools such as LibreO ce Calc were used to optimize calculations, reduce operational workload, and allow greater focus on interpreting results. Thus, the adopted approach not only facilitated content assimilation but also stimulated critical thinking and student autonomy in the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T20:39:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do orientador é em língua espanhola. on 2025-05-26T18:26:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:33:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do terceiro membro da banca é espanhol. on 2025-05-26T19:19:14Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T19:25:58Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T20:08:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T20:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5) Previous issue date: 2025-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios e limitações no ensino de sequências, com ênfase em progressões aritméticas e geométricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSequenciaspt_BR
dc.subject.keywordProgressõespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordLibreOffice Calcpt_BR
dc.contributor.advisor1Sánchez Aguilar, Pedro Manuel-
dc.contributor.advisor-co1Sousa, João de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0601592044447727pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147976502821253pt_BR
dc.contributor.referee1Sanchez Aguilar, Pedro Manuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147976502821253pt_BR
dc.contributor.referee2Flores Callisaya, Hector-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583032125610708pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3834463919685827pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi aplicada ao ensino de Sucessões e Progressões, utilizando situações do cotidiano para tornar o aprendizado mais significativo e dinâmico. Os alunos foram incentivados a explorar padrões numéricos e identificar regularidades presentes em diferentes contextos. Para a compreensão das progressões aritméticas, foram propostas atividades como o cálculo do custo de corridas de táxi e a construção de uma torre de canudos, permitindo que os estudantes analisassem a variação constante entre os termos. Já as progressões geométricas foram abordadas por meio da análise do crescimento exponencial da COVID 19, demonstrando como conceitos matemáticos se aplicam a fenômenos reais. Além disso, ferramentas tecnológicas, como o LibreOffice Calc, foram utilizadas para otimizar os cálculos, reduzir a sobrecarga operacional e permitir maior foco na interpretação dos resultados. Dessa forma, a abordagem adotada não apenas facilitou a assimilação dos conteúdos, mas também estimulou o pensamento crítico e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Sequencespt_BR
dc.subject.keyword2Progressionspt_BR
dc.subject.keyword2Playful activitiespt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.contributor.referee3Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473601147529814pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf5.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.