Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Josué Silvino da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T20:08:15Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10 | - |
dc.date.available | 2025-05-26T20:08:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Josué Silvino da. Desafios e limitações no ensino de sequências, com ênfase em progressões aritméticas e geométricas. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/6962 | - |
dc.description.abstract | In this work, the Problem-Based Learning (PBL) methodology was applied to the teaching of Sequences and Progressions, using real-life situations to make learning more meaningful and dynamic. Students were encouraged to explore numerical patterns and identify regularities in different contexts. To understand arithmetic progressions, activities such as calculating taxi fare costs and building a straw tower were proposed, allowing students to analyze the constant variation between terms. Geometric progressions, in turn, were addressed through the analysis of the exponential growth of COVID-19, demonstrating how mathematical concepts apply to real-world phenomena. Additionally, technological tools such as LibreO ce Calc were used to optimize calculations, reduce operational workload, and allow greater focus on interpreting results. Thus, the adopted approach not only facilitated content assimilation but also stimulated critical thinking and student autonomy in the learning process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-09T20:39:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do orientador é em língua espanhola. on 2025-05-26T18:26:18Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:33:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do terceiro membro da banca é espanhol. on 2025-05-26T19:19:14Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T19:25:58Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-26T20:08:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-26T20:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf: 5443989 bytes, checksum: 3a1a9316d755f969d897253c09284af4 (MD5) Previous issue date: 2025-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desafios e limitações no ensino de sequências, com ênfase em progressões aritméticas e geométricas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequencias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Progressões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | LibreOffice Calc | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Sousa, João de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0601592044447727 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147976502821253 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sanchez Aguilar, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147976502821253 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Flores Callisaya, Hector | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583032125610708 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3834463919685827 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi aplicada ao ensino de Sucessões e Progressões, utilizando situações do cotidiano para tornar o aprendizado mais significativo e dinâmico. Os alunos foram incentivados a explorar padrões numéricos e identificar regularidades presentes em diferentes contextos. Para a compreensão das progressões aritméticas, foram propostas atividades como o cálculo do custo de corridas de táxi e a construção de uma torre de canudos, permitindo que os estudantes analisassem a variação constante entre os termos. Já as progressões geométricas foram abordadas por meio da análise do crescimento exponencial da COVID 19, demonstrando como conceitos matemáticos se aplicam a fenômenos reais. Além disso, ferramentas tecnológicas, como o LibreOffice Calc, foram utilizadas para otimizar os cálculos, reduzir a sobrecarga operacional e permitir maior foco na interpretação dos resultados. Dessa forma, a abordagem adotada não apenas facilitou a assimilação dos conteúdos, mas também estimulou o pensamento crítico e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Sequences | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Progressions | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Playful activities | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Basic education | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4473601147529814 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf | 5.32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.