Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6962
Tipo documento: Dissertação
Título: Desafios e limitações no ensino de sequências, com ênfase em progressões aritméticas e geométricas
Autor(es): Silva, Josué Silvino da
Orientador(a): Sánchez Aguilar, Pedro Manuel
Coorientador: Sousa, João de
Membro da Banca: Sanchez Aguilar, Pedro Manuel
Membro da Banca: Flores Callisaya, Hector
Membro da Banca: Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio
Resumo : Neste trabalho, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi aplicada ao ensino de Sucessões e Progressões, utilizando situações do cotidiano para tornar o aprendizado mais significativo e dinâmico. Os alunos foram incentivados a explorar padrões numéricos e identificar regularidades presentes em diferentes contextos. Para a compreensão das progressões aritméticas, foram propostas atividades como o cálculo do custo de corridas de táxi e a construção de uma torre de canudos, permitindo que os estudantes analisassem a variação constante entre os termos. Já as progressões geométricas foram abordadas por meio da análise do crescimento exponencial da COVID 19, demonstrando como conceitos matemáticos se aplicam a fenômenos reais. Além disso, ferramentas tecnológicas, como o LibreOffice Calc, foram utilizadas para otimizar os cálculos, reduzir a sobrecarga operacional e permitir maior foco na interpretação dos resultados. Dessa forma, a abordagem adotada não apenas facilitou a assimilação dos conteúdos, mas também estimulou o pensamento crítico e a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: In this work, the Problem-Based Learning (PBL) methodology was applied to the teaching of Sequences and Progressions, using real-life situations to make learning more meaningful and dynamic. Students were encouraged to explore numerical patterns and identify regularities in different contexts. To understand arithmetic progressions, activities such as calculating taxi fare costs and building a straw tower were proposed, allowing students to analyze the constant variation between terms. Geometric progressions, in turn, were addressed through the analysis of the exponential growth of COVID-19, demonstrating how mathematical concepts apply to real-world phenomena. Additionally, technological tools such as LibreO ce Calc were used to optimize calculations, reduce operational workload, and allow greater focus on interpreting results. Thus, the adopted approach not only facilitated content assimilation but also stimulated critical thinking and student autonomy in the learning process.
Palavra-chave: Sequencias
Progressões
Aprendizagem baseada em problemas
Educação básica
LibreOffice Calc
Palavra-chave em lingua estrangeira: Sequences
Progressions
Playful activities
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: SILVA, Josué Silvino da. Desafios e limitações no ensino de sequências, com ênfase em progressões aritméticas e geométricas. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6962
Data defesa documento: 28-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Josué Silvino da Silva.pdf5.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.