Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Gislaine Martins Viana de-
dc.date.accessioned2025-05-29T17:49:25Z-
dc.date.available2025-04-15-
dc.date.available2025-05-29T17:49:25Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationALMEIDA, Gislaine Martins Viana de. A etnomatemática: compreensões do Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC/MT) para o ensino fundamental. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6963-
dc.description.abstractThis work aims to analyze what understandings the Curricular Reference Document for the State of Mato Grosso (DRC-MT) brings in relation to Ethnomathematics present for Elementary Education in relation to the teaching of mathematics. In this context, the research problem question is: what understandings does the Curricular Reference Document for the State of Mato Grosso (DRC-MT) bring in relation to Ethnomathematics present for Elementary Education in relation to the teaching of mathematics? This is a qualitative documentary research whose methodology for data analysis is Discursive Textual Analysis (DTA), as it provides new and significant conceptions about the study investigated. The document analyzed is the DRC MT published in 2018 and in force to this day and the analysis is dedicated to the mathematics education present in the document. The Curricular Reference Document for the state of Mato Grosso (DRC-MT), approved in 2018, is aligned with the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). The theoretical basis related to Ethnomathematics is based on D’Ambrosio and other pioneers, who made important contributions regarding the valorization of knowledge in different cultural contexts in the teaching of Mathematics. This research sought to recognize the role of Ethnomathematics in the DRC, how the document addresses this pedagogical trend, considering the importance of the history of mathematical knowledge, its multiple relationships with other areas of knowledge and its interrelationship with daily activities. Reflecting on the possibilities and challenges of the school to promote pedagogical actions that consider interpersonal relationships in the process of (re)constructing knowledge. It was realized that for critical investigative pedagogical work, in an articulated manner, we must establish links between daily practices and school mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-19T19:15:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Gislaine Martins Viana de Almeida.pdf: 1533867 bytes, checksum: c7c934a798280c40013ac435381f8679 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-29T17:49:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Gislaine Martins Viana de Almeida.pdf: 1533867 bytes, checksum: c7c934a798280c40013ac435381f8679 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T17:49:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Gislaine Martins Viana de Almeida.pdf: 1533867 bytes, checksum: c7c934a798280c40013ac435381f8679 (MD5) Previous issue date: 2025-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA etnomatemática : compreensões do Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC/MT) para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEtnomatemáticapt_BR
dc.subject.keywordAnálise documentalpt_BR
dc.subject.keywordDRCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pena, Graziele Borges de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751753277403309pt_BR
dc.contributor.referee1Pena, Graziele Borges de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751753277403309pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adailton Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275537710838553pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080940030415499pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar quais as compreensões que o Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT) traz em relação à Etnomatemática presente para o Ensino Fundamental quanto ao ensino da matemática. Nesse contexto, a questão problema da pesquisa é: quais as compreensões que o Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT) traz em relação à Etnomatemática presente para o Ensino Fundamental quanto ao ensino da matemática? Trata se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, cuja metodologia para a análise de dados é a Análise Textual Discursiva (ATD), por propiciar novas e significativas concepções sobre o estudo investigado. O documento analisado é o DRC-MT publicado em 2018 e vigente até os dias atuais e a análise se dedica à educação matemática presente no documento. O Documento de Referência Curricular para o estado de Mato Grosso (DRC-MT), homologado em 2018, alinha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A Fundamentação teórica relacionada à Etnomatemática baseia-se em D’Ambrosio e outros precursores, que trouxeram importantes contribuições a respeito da valorização dos saberes em diversos contextos culturais no ensino da Matemática. Busca-se através desta pesquisa reconhecer o papel da Etnomatemática no DRC, como o documento trata essa tendência pedagógica, considerando a importância da história do saber matemático, suas múltiplas relações com outras áreas do conhecimento e sua inter-relação com as atividades cotidianas. Reflete-se sobre possibilidades e desafios da escola para promover ações pedagógicas que considerem as relações interpessoais no processo de (re)construção do conhecimento. Percebe-se que para um trabalho pedagógico crítico investigativo, de maneira articulada, devemos estabelecer vínculos entre práticas cotidianas e a matemática escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Ethnomathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Document analysispt_BR
dc.subject.keyword2DRCpt_BR
dc.contributor.referee3Rezende, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835064822444639pt_BR
dc.contributor.referee4Paula, Jacqueline Borges de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893656990263610pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Gislaine Martins Viana de Almeida.pdf1.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.