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http://ri.ufmt.br/handle/1/6963
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A etnomatemática : compreensões do Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC/MT) para o ensino fundamental |
Autor(es): | Almeida, Gislaine Martins Viana de |
Orientador(a): | Pena, Graziele Borges de Oliveira |
Membro da Banca: | Pena, Graziele Borges de Oliveira |
Membro da Banca: | Silva, Adailton Alves da |
Membro da Banca: | Rezende, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Paula, Jacqueline Borges de |
Resumo : | Este trabalho tem como objetivo analisar quais as compreensões que o Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT) traz em relação à Etnomatemática presente para o Ensino Fundamental quanto ao ensino da matemática. Nesse contexto, a questão problema da pesquisa é: quais as compreensões que o Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT) traz em relação à Etnomatemática presente para o Ensino Fundamental quanto ao ensino da matemática? Trata se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, cuja metodologia para a análise de dados é a Análise Textual Discursiva (ATD), por propiciar novas e significativas concepções sobre o estudo investigado. O documento analisado é o DRC-MT publicado em 2018 e vigente até os dias atuais e a análise se dedica à educação matemática presente no documento. O Documento de Referência Curricular para o estado de Mato Grosso (DRC-MT), homologado em 2018, alinha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A Fundamentação teórica relacionada à Etnomatemática baseia-se em D’Ambrosio e outros precursores, que trouxeram importantes contribuições a respeito da valorização dos saberes em diversos contextos culturais no ensino da Matemática. Busca-se através desta pesquisa reconhecer o papel da Etnomatemática no DRC, como o documento trata essa tendência pedagógica, considerando a importância da história do saber matemático, suas múltiplas relações com outras áreas do conhecimento e sua inter-relação com as atividades cotidianas. Reflete-se sobre possibilidades e desafios da escola para promover ações pedagógicas que considerem as relações interpessoais no processo de (re)construção do conhecimento. Percebe-se que para um trabalho pedagógico crítico investigativo, de maneira articulada, devemos estabelecer vínculos entre práticas cotidianas e a matemática escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to analyze what understandings the Curricular Reference Document for the State of Mato Grosso (DRC-MT) brings in relation to Ethnomathematics present for Elementary Education in relation to the teaching of mathematics. In this context, the research problem question is: what understandings does the Curricular Reference Document for the State of Mato Grosso (DRC-MT) bring in relation to Ethnomathematics present for Elementary Education in relation to the teaching of mathematics? This is a qualitative documentary research whose methodology for data analysis is Discursive Textual Analysis (DTA), as it provides new and significant conceptions about the study investigated. The document analyzed is the DRC MT published in 2018 and in force to this day and the analysis is dedicated to the mathematics education present in the document. The Curricular Reference Document for the state of Mato Grosso (DRC-MT), approved in 2018, is aligned with the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). The theoretical basis related to Ethnomathematics is based on D’Ambrosio and other pioneers, who made important contributions regarding the valorization of knowledge in different cultural contexts in the teaching of Mathematics. This research sought to recognize the role of Ethnomathematics in the DRC, how the document addresses this pedagogical trend, considering the importance of the history of mathematical knowledge, its multiple relationships with other areas of knowledge and its interrelationship with daily activities. Reflecting on the possibilities and challenges of the school to promote pedagogical actions that consider interpersonal relationships in the process of (re)constructing knowledge. It was realized that for critical investigative pedagogical work, in an articulated manner, we must establish links between daily practices and school mathematics. |
Palavra-chave: | Etnomatemática Análise documental DRC |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Ethnomathematics Document analysis DRC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ALMEIDA, Gislaine Martins Viana de. A etnomatemática: compreensões do Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC/MT) para o ensino fundamental. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6963 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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