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Tipo documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento profissional da docência para a educação inclusiva
Autor(es): Faria, Abner Alves Borges
Orientador(a): Lima, Soraiha Miranda de
Membro da Banca: Chacon, Miguel Claudio Moriel
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Lima, Soraiha Miranda de
Resumo : Essa pesquisa se insere nos estudos da aprendizagem profissional da docência, tendo como foco o desenvolvimento profissional de professores para a educação inclusiva. Tem como objetivo compreender os fatores pessoais, as fases do desenvolvimento profissional, a relevância das concepções práticas pessoais e outros indícios que compõem a formação das concepções e práticas desses professores que atuam com crianças portadoras de necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares. As referencias teóricas buscam relacionar autores que discutem a formação de professores e autores que discutem educação especial. Esse estudo foi realizado em Cuiabá, Mato Grosso. Teve como participantes duas professoras que atuam no ensino básico da rede pública municipal e que trabalham com alunos portadores de necessidades educacionais especiais incluídos em sala de aula regular. A metodologia utilizada foi a coleta de dados através de entrevistas em profundidade. Os resultados indicam que a concepção inclusiva de educação tem pouco respaldo na formação inicial e continuada, tendo seu desenvolvimento mais relacionado às experiências formativas pessoais e derivadas da prática do professor. Outro fator determinante para a prática dessas professoras foi a presença/ausência de figuras de apoio, como professores especializados e a família dos alunos, que as auxiliassem nessa tarefa. O estudo sugere que os momentos de formação inicial e continuada devem contemplar melhor a reflexão da prática docente para atuar na diversidade, se queremos formar professores mais preparados a lidar com essa realidade.
Resumo em lingua estrangeira: This research belongs to studies of the professional teaching learning and put a focus on the professional development of teachers for the inclusive education. It has as objective to understand the personal factors, the stages of professional development, the relevance of personal concepts and practices, among other evidence that compose the conceptions and practices of teachers who work with special educational needs children in regular classrooms. The theoretical references search to relate authors who discuss the teachers formation and authors who discuss special education. This study was conducted in Cuiaba, Mato Grosso. Its participantes were two female teachers who work with basic education in the public educational service and have students with special educational needs included in the their regular classroom. The methodology used in this work was the depth interviews. The results indicate that the conception of inclusive education has little support in both initial and continued formation, and their development is more related to personal training and experience derived from the practice of teacher. Another factor to the practice of such teachers was the presence / absence of support personel, like specialized teachers and the students families, who can auxiliate the teacher in his task. The study suggests that the moments of initial and continued formation must contemplate the discussion on the practical teaching to act in the diversity, if we want teachers more prepared to deal with that reality.
Palavra-chave: Educação inclusiva
Formação de professores
Aprendizagem profissional da docência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusive education
Teachers education
Teachers professional learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FARIA, Abner Alves Borges. O desenvolvimento profissional da docência para a educação inclusiva. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6964
Data defesa documento: 20-Dec-2007
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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