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http://ri.ufmt.br/handle/1/6966
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A escravidão contemporânea nos canaviais mato-grossenses e a educação como prática da liberdade : condições de possibilidades para a práxis de um movimento abolicionista do século XXI, em Mato Grosso |
Autor(es): | Felix, Adriano da Silva |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Neder, Maria Lucia Cavalli |
Membro da Banca: | Streck, Danilo Romeu |
Resumo : | Os resultados da pesquisa apresentam condições de possibilidades para a práxis libertadora de um movimento social abolicionista do século XXI, a partir do tempo vivido de trabalhadores oprimidos pela escravidão contemporânea. Este movimento social, criado no ano de dois mil e quatro, é o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso. A pesquisa buscou descrever densamente as experiências temporais vividas por um grupo de trabalhadores rurais migrantes, do nordeste brasileiro. Este grupo deparou-se com o trabalho escravo no corte de cana-de-açúcar, nos arredores da cidade de Poconé, Mato Grosso. A feitura e compreensão da descrição realizada foram alicerçadas na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty e na antropologia interpretativa de Geertz. Partindo de uma redução fenomenológica, colocando entre parênteses os conhecimentos já existentes sobre o tema, intentou-se redescobrir sentidos existenciais imanentes ao vivido desses trabalhadores, em seus múltiplos tempos. Posteriormente a esta fase, realizou-se processo inverso, de sair dos parênteses. Neste processo, foram confrontados os sentidos revelados das experiências descritas com pressupostos, teorias e informações que discutem a escravidão contemporânea e a educação libertadora. Por conseguinte, a partir dos achados, foram comentadas as condições de possibilidades para a execução de uma práxis libertadora a ser realizada pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso, no tocante a trabalhadores migrantes do Maranhão, sujeitos da pesquisa. Os resultados identificaram a necessidade de uma educação libertadora cuja temporalidade não destoe do peculiar vivido dos canavieiros migrantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The results of the research present conditions of possibility for the liberating praxis of a XXI Century abolitionist social movement, starting from the times lived by workers oppressed by contemporaneous slavery. This social movement, created in the year of two thousand and four, is the State Forum for the Eradication of Slave Labor in Mato Grosso. The research endeavored to densely describe the temporal experiences lived by a group of migrant rural workers from the Brazilian Northeast. This group was faced with slave labor when cutting sugar cane near the city of Poconé, Mato Grosso. The elaboration and the comprehensiveness of the performed description was supported by the existencial phenomenology of MerleauPonty and by Geertz’s interpretative anthropology. Starting from a phenomenological reduction, putting between brackets the knowledge already existing about this theme, we tried to rediscover the existential senses immanent to the lives of these workers, along their multiple stages. After this phase, an inverse process was adopted, closing the brackets. In this processe we confronted the senses revealed by the experiences described, with presuppositions, theories and information discussing the contemporaneous slavery and the liberating education. Therefore, base on these findings, we commented the conditions of possibility for the performance of a liberating praxis to be carried out by the State Forum for the Eradication of Slave Labor in Mato Grosso, in what regards the migrant workers from the state of Maranhão, the object of this research. The results identified the necessity of a liberating education, whose temporality would not be discordant from the peculiar experiences lived by the migrant sugar cane cutters. |
Palavra-chave: | Trabalho escravo contemporâneo Fenomenologia Educação libertadora Movimentos sociais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Contemporaneous slave labor Phenomenology Liberating education Social movements |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FELIX, Adriano da Silva. A escravidão contemporânea nos canaviais mato-grossenses e a educação como prática da liberdade: condições de possibilidades para a práxis de um movimento abolicionista do século XXI, em Mato Grosso. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6966 |
Data defesa documento: | 31-May-2007 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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