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Tipo documento: Dissertação
Título: Parque Mãe Bonifácia : um espaço de saber ambiental no contexto de uma área urbana protegida, Cuiabá, Mato Grosso
Autor(es): Jevinski, Neuza Cavalieri Rocha
Orientador(a): Macedo, Miramy
Membro da Banca: Macedo, Miramy
Membro da Banca: Giesta, Nágila Caporlíngua
Membro da Banca: Bordest, Suise Monteiro Leon
Membro da Banca: Guarim Neto, Germano
Resumo : A percepção ambiental deve ser uma constante no cotidiano daqueles atores que utilizam o Parque Mãe Bonifácia, Unidade de Conservação Estadual da Cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Este trabalho teve por objetivo compreender a percepção ambiental dos alunos numa área urbana protegida, bem como o uso desta área como espaço de lazer por freqüentadores deste parque, assim como identificar as atividades trabalhadas na educação ambiental por estes grupos. A pesquisa foi desencadeada, justificativando-se que as atividades de educação ambiental possuem relevância na formação integral e ética dos alunos e freqüentadores em estudo. A pesquisa é de cunho quantiqualitativo . Participaram da pesquisa quarenta alunos da primeira série do ensino médio da Escola Estadual Liceu Cuiabano, Cuiabá-MT e 100 usuário utilizando como instrumentos de coletas questionários fechados e abertos. Com a análise dos dados coletados, foi possível constatar que a percepção dos alunos em relação à identificação da educação ambiental é superficial mas relevante diante do contexto de experiências vivenciadas em seu cotidiano. Estes alunos elegeram o espaço do parque como um potencial para as práticas de educação ambiental e que gostariam de estar lá mais vezes com estudos direcionados e relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Já, os freqüentadores têm o parque como espaço seguro com infra-estrutura relativamente regular, com variedade de atrativos como a flora a fauna que incentivam a prática de exercícios físicos.
Resumo em lingua estrangeira: Environmental perception must be a constant in the everyday life of the users of Mãe Bonifácia Park, a State Conservation Unit. The park is located in the city of Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil. The main objective of this research is to comprehend the environmental perception of some high school students, on a protected urban area as well as, the use of this area as a leisure space by its users. Also, identify the activities worked on environmental education by the student group. The research is based on the fact that the environmental education activities have relevance in the ethnic and integrity formation of the students and park users. This research has quantitative and qualitative perspectives. Forty freshmen students from Liceu Cuiabano High School, Cuiabá-MT, and one hundred regular users of the park were the subject of the studies. An open and closed questionnaire was used as a tool to retrieve information data from the users. Analyzing the collected data it was possible to state that the student’s environmental perception, in means of identifying environmental education, is very superficial but relevant if presented as a day-to-day experience. These students elected the park as a potential to their environmental education practices and would like to be there more often with more focused studies and related to subjects worked in the classroom. On the other side, the users of the park see the park as a safe place with an average infra-structure, ported with a variety of attractions which promote the practice of physical exercises.
Palavra-chave: Unidade de conservação
Espaço urbano
Educação ambiental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Conservation units
Urban spaces
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: JEVINSKI, Neuza Cavalieri Rocha. Parque Mãe Bonifácia: um espaço de saber ambiental no contexto de uma área urbana protegida, Cuiabá, Mato Grosso. 2007. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6969
Data defesa documento: 10-Sep-2007
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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