Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6972
Tipo documento: Dissertação
Título: O negro no mercado de trabalho : egressos do CEFET-MT - período 2000-2005
Autor(es): Campos, Mauricio de Almeida
Orientador(a): Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Secchi, Darci
Membro da Banca: Teixeira, Moema de Poli
Resumo : Inserida na área de Educação em conexão com o campo dos Movimentos Sociais esta pesquisa objetivou analisar a interação dos alunos negros egressos do Curso de Eletrotécnica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFETMT) com o mercado de trabalho. O período de realização ocorreu no decurso do biênio 2006-2007, na cidade de Cuiabá-MT. Procuramos evidenciar as sucessivas barreiras que se antepõem aos negros no mercado de trabalho e suas adequações proporcionadas por uma educação técnica profissionalizante. De caráter qualitativo a investigação se pautou pelas narrativas oferecidas mediante a amostra constituída por 18 egressos do CEFETMT, todos negros incluídos em uma escala de gradação que compreende as categorias de cores: preta, mulata e parda, os quais se encontram inseridos no mercado de trabalho. Para a coleta de dados recorremos ao procedimento de entrevistas abertas. As análises se pautaram em autores que discutem sobre educação institucional profissionalizante, bem assim naqueles que tratam acerca de questões referentes à discriminação e preconceito relacionados às populações afro-brasileiras, como: Nogueira (1998) e Schwarcz (2002) que pesquisam a classificação da cor no Brasil. Müller (1999) e Cavalleiro (2000) oferecem suportes teóricos para o entendimento do processo de construção da identidade. Quanto à ascensão social esta é analisada sob as lentes teóricometodológicas de Hasenbalg (2005), Teixeira (2003a) e Pastore (1979). Os resultados permitiram perceber que há uma relação discriminatória cordial na formação técnicoprofissionalizante do negro e o mercado de trabalho seletivo e competitivo. Pelas narrativas foi possível constatar que os componentes do grupo de egressos entrevistados se sentem orgulhosos por terem estudado no CEFETMT. Ademais eles expressaram sobre a gratidão pela instituição, afirmando que esta lhes proporcionou condições para acesso ao mercado de trabalho. De acordo com a literatura analisada depreendeu-se que poucos são os negros que conseguem transpor o bloqueio educacional para alcançar ocupações sociais valorizadas. Ficou patente que muitos destes alunos ficam estacionados no mercado de trabalho, que por uma circunstância ou outra não lhes propiciam mobilidade social.
Resumo em lingua estrangeira: Inserted in the Educational area, connected to the field of the Social Movements, this research objectified to analyze the interaction of the black egresses students of the Electro technical Course of the Federal Center for Technological Education of Mato Grosso (CEFETMT) concerning the world market. It was carried out in the continuation of biennium 2006-2007, in the city of Cuiabá in the state of Mato Grosso. It was looked for to reveal the successive barriers that the black students face when going to the world market and their adequacies offered by a technical professionalizing education. This study had a qualitative approach; the investigation was based on the narratives offered by means of the sample consisting of eighteen egressed students of the CEFETMT, all of them black in a gradation scale that includes the categories of colors: black, mulatos and medium brown, who are inserted in the world market. For the data gathering it was used the instrument of open interviews. The analyses were based on the authors who discuss about institutional professionalizing education, as well as, the ones who have been debating the questions related to the prejudice and preconception concerning to the afro-Brazilians populations, as: Nogueira (1998) and Schwarcz (2002) who research the color classification in Brazil. Müller (1999) and Cavalleiro (2000) who offer theoretical sources for the agreement of the process of identity construction. The theme of social ascension is analyzed under the lenses theoretician-methodological of Hasenbalg (2005), Teixeira (2003a) and Pastore (1979). The results revealed that there is a cordial discriminatory relation in the technician-professionalizing formation of the black students and the selective competitive world market. Based on the investigated student’s oral narratives it was possible to evidence that they feel proud for having studied at the CEFETMT. In addition to this assumption, they expressed their gratitude for the institution, affirming that it provided conditions for their access in the world market. In accordance with analyzed literature it was possible to infer that only few black students are the ones who are able to transpose the educational barrier to reach valued social occupations. It was obvious that many of these black students have been stood in the world market that for any other circumstance does not propitiate them social mobility.
Palavra-chave: Alunos negros
Ensino profissionalizante
Mercado de trabalho
Palavra-chave em lingua estrangeira: Black students
Professionalizing education
World market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CAMPOS, Mauricio de Almeida. O negro no mercado de trabalho: egressos do CEFET-MT - período 2000-2005. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6972
Data defesa documento: 14-Dec-2007
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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