Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6974
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Discutindo o racismo na escola : as percepções de professoras e estudantes sobre as relações raciais entre crianças brancas e crianças negras de cabelo crespo |
Autor(es): | Pereira, Joelma de Jesus |
Orientador(a): | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Pinho, Vilma Aparecida de |
Membro da Banca: | Rezende, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Santos, Zizele Ferreira dos |
Resumo : | A escola é responsável por transmitir e formar os saberes fundamentais para a formação social e cultural dos indivíduos. Assim sendo, torna-se crucial que uma educação antirracista seja incorporada ao currículo e às práticas pedagógicas, estimulando a valorização da diversidade étnico-racial. Nesse estudo de campo, tivemos como objetivo geral analisar as percepções de professoras e alunas sobre as relações raciais entre crianças brancas e crianças negras de cabelo crespo na E.M.E.B Maria Elazir Correa de Figueiredo, da Rede de Ensino de Cuiabá-MT. Os objetivos específicos foram: investigar se/como a escola e as professoras promovem a Educação das Relações Étnico-Raciais dentro da instituição campo de pesquisa; analisar como as professoras percebem e mediam as relações raciais entre crianças brancas e crianças negras; e compreender como as crianças negras de cabelo crespo percebem as relações estabelecidas entre elas e seus colegas brancos no espaço escolar. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa e, como técnicas de coletas de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, com o objetivo de compreender as percepções das participantes da pesquisa sobre as relações raciais estabelecidas em sala de aula. As entrevistas foram realizadas com duas professoras, uma branca e outra negra, e cinco meninas negras, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados por meio das entrevistas semiestruturadas, foram interpretados e analisados por meio da análise de conteúdo. Em nossas interpretações e análises nos fundamentamos teoricamente em Munanga (1999), Skidmore (1976), Nogueira (1998), Almeida (2019), Brasil (2004), Costa (2011), Gomes (2002), Cavalleiro (2005), dentre outros importantes autores e autoras. Os resultados apontam que após 20 anos da Lei 10.639/03, que inclui a História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas instituições escolares do ensino básico, ainda são ignoradas sua efetivação nos currículos das instituições, exceto em datas comemorativas. As professoras continuam com dificuldade em se trabalhar a educação das relações étnico racial, por falta de formação inicial e também por falta de formação continuada. As crianças que sofrem racismo na escola continuam com medo e com vergonha de falar, por falta de uma abordagem educativa nesses espaços, que continuam a ignorar práticas racistas feitas por outras crianças. |
Resumo em lingua estrangeira: | The school is responsible for transmitting and shaping fundamental knowledge for the social and cultural formation of individuals. Therefore, it is crucial that an anti-racist education be incorporated into the curriculum and pedagogical practices, fostering the appreciation of ethno- racial diversity. In this field study, our general objective was to analyze the perceptions of teachers and students regarding racial relations between white children and Black children with curly hair at E.M.E.B. Maria Elazir Correa de Figueiredo, part of the Cuiabá-MT public school system. The specific objectives were: to investigate whether and how the school and teachers promote Ethnic-Racial Relations Education within the research institution; to analyze how teachers perceive and mediate racial relations between white children and Black children; and to understand how Black children with curly hair perceive the relationships established between them and their white peers in the school environment.The study was conducted through a qualitative approach, and as data collection techniques, we used semi-structured interviews to understand the participants' perceptions of racial relations established in the classroom. The interviews were conducted with two teachers—one white and one Black—and five Black girls, students in the 3rd year of elementary school. The data collected through the semi-structured interviews were interpreted and analyzed using content analysis. Our interpretations and analyses were theoretically based on Munanga (1999), Skidmore (1976), Nogueira (1998), Almeida (2019), Brasil (2004), Costa (2011), Gomes (2002), Cavalleiro (2005), among other important authors.The results indicate that, even after 20 years of Law 10.639/03, which mandates the inclusion of Afro-Brazilian and African History and Culture in basic education institutions, its implementation in school curricula continues to be neglected, except on commemorative dates. Teachers still struggle to work on ethnic-racial relations education due to a lack of initial and continuing training. Children who experience racism at school continue to feel afraid and ashamed to speak up due to the absence of educational approaches in these spaces, which still ignore racist practices carried out by other children. |
Palavra-chave: | Racismo Relações raciais Educação antirracista Escola pública Cabelo crespo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Racism Racial relations Anti-racist education Public school Curly hair Escuela pública Cabello rizado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PEREIRA, Joelma de Jesus. Discutindo o racismo na escola: as percepções de professoras e estudantes sobre as relações raciais entre crianças brancas e crianças negras de cabelo crespo. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6974 |
Data defesa documento: | 23-Ago-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Joelma de Jesus Pereira.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.