Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Roniely Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-05-30T17:47:36Z-
dc.date.available2025-03-24-
dc.date.available2025-05-30T17:47:36Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationSANTANA, Roniely Gonçalves. Núcleo de acessibilidade e inclusão: contribuições para a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6975-
dc.description.abstractUniversities are essential spaces for the development of social and professional relationships. Therefore, they must have adequate infrastructure and equipment to meet the specific needs of each individual. In this context, Inclusive Education seeks to guarantee equal opportunities for students, regardless of their diversity. The Federal University of Mato Grosso (UFMT) is committed to building an inclusive academic environment. To this end, it develops actions through the Accessibility and Inclusion Center (NAI). Therefore, this study aims to understand how the actions developed by NAI contribute to the inclusion and permanence of students with disabilities at UFMT, Cuiabá campus. The research adopted a qualitative approach. Initially, a bibliographic review and document analysis were carried out. Then, participant observation is applied as a method, using interviews with NAI employees and students with disabilities regularly enrolled at UFMT, Cuiabá campus. The results indicate that all Brazilian federal universities have programs to support and promote the inclusion of students with disabilities. The interviews show significant progress, however, they point to partial inclusion and permanence and that there is still a long way to go before considering the UFMT fully inclusive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-04-16T22:07:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Roniely Gonçalves Santana.pdf: 1494956 bytes, checksum: 594e1014306c32ce347c1374b8140904 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-05-30T17:47:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Roniely Gonçalves Santana.pdf: 1494956 bytes, checksum: 594e1014306c32ce347c1374b8140904 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-30T17:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2025_Roniely Gonçalves Santana.pdf: 1494956 bytes, checksum: 594e1014306c32ce347c1374b8140904 (MD5) Previous issue date: 2025-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNúcleo de acessibilidade e inclusão : contribuições para a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento especializadopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Juliana Saragiotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572277575298913pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6641244821337546pt_BR
dc.description.resumoAs universidades são espaços essenciais para o desenvolvimento das relações sociais e profissionais. Por isso, devem contar com infraestrutura e equipamentos adequados para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Nesse contexto, a Educação Inclusiva busca garantir igualdade de oportunidades aos estudantes, independentemente de suas diversidades. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) compromete-se com a construção de um ambiente acadêmico inclusivo. Para isso, desenvolve ações por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender como as ações desenvolvidas pelo NAI contribuem para a inclusão e permanência de estudantes com deficiência na UFMT, campus Cuiabá. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica e análise documental. Em seguida, aplica-se a observação participante como método, utilizando entrevistas como servidores do NAI e estudantes com deficiência regularmente matriculados na UFMT, campus Cuiabá. Os resultados indicam que todas as universidades federais brasileiras possuem programas de apoio e promoção da inclusão de estudantes com deficiência. As entrevistas mostram avanços significativos, no entanto, apontam para a inclusão e permanência parcial e que ainda existe um longo caminho para se considerar a UFMT plenamente inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
dc.subject.keyword2Specialized servicept_BR
dc.subject.keyword2Assistive technologypt_BR
dc.contributor.referee3Anjos, Alexandre Martins dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0553455764192879pt_BR
dc.contributor.referee4Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758976350155947pt_BR
dc.contributor.referee5Fernandes, Tereza-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3787473429290650pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Roniely Gonçalves Santana.pdf1.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.