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Tipo documento: Dissertação
Título: Núcleo de acessibilidade e inclusão : contribuições para a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá
Autor(es): Santana, Roniely Gonçalves
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Silva, Juliana Saragiotto
Membro da Banca: Anjos, Alexandre Martins dos
Membro da Banca: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Membro da Banca: Fernandes, Tereza
Resumo : As universidades são espaços essenciais para o desenvolvimento das relações sociais e profissionais. Por isso, devem contar com infraestrutura e equipamentos adequados para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. Nesse contexto, a Educação Inclusiva busca garantir igualdade de oportunidades aos estudantes, independentemente de suas diversidades. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) compromete-se com a construção de um ambiente acadêmico inclusivo. Para isso, desenvolve ações por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender como as ações desenvolvidas pelo NAI contribuem para a inclusão e permanência de estudantes com deficiência na UFMT, campus Cuiabá. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica e análise documental. Em seguida, aplica-se a observação participante como método, utilizando entrevistas como servidores do NAI e estudantes com deficiência regularmente matriculados na UFMT, campus Cuiabá. Os resultados indicam que todas as universidades federais brasileiras possuem programas de apoio e promoção da inclusão de estudantes com deficiência. As entrevistas mostram avanços significativos, no entanto, apontam para a inclusão e permanência parcial e que ainda existe um longo caminho para se considerar a UFMT plenamente inclusiva.
Resumo em lingua estrangeira: Universities are essential spaces for the development of social and professional relationships. Therefore, they must have adequate infrastructure and equipment to meet the specific needs of each individual. In this context, Inclusive Education seeks to guarantee equal opportunities for students, regardless of their diversity. The Federal University of Mato Grosso (UFMT) is committed to building an inclusive academic environment. To this end, it develops actions through the Accessibility and Inclusion Center (NAI). Therefore, this study aims to understand how the actions developed by NAI contribute to the inclusion and permanence of students with disabilities at UFMT, Cuiabá campus. The research adopted a qualitative approach. Initially, a bibliographic review and document analysis were carried out. Then, participant observation is applied as a method, using interviews with NAI employees and students with disabilities regularly enrolled at UFMT, Cuiabá campus. The results indicate that all Brazilian federal universities have programs to support and promote the inclusion of students with disabilities. The interviews show significant progress, however, they point to partial inclusion and permanence and that there is still a long way to go before considering the UFMT fully inclusive.
Palavra-chave: Educação inclusiva
Educação superior
Atendimento especializado
Tecnologia assistiva
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusive education
Higher education
Specialized service
Assistive technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTANA, Roniely Gonçalves. Núcleo de acessibilidade e inclusão: contribuições para a inclusão e permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6975
Data defesa documento: 20-Fev-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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