Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6984
Tipo documento: Tese
Título: Os retratos raciais e educacionais do Brasil : um olhar sobre as desigualdades ao longo das crises econômica e sanitária causadas pela covid 19
Autor(es): Cavichiolli, Márcio Henrique de Freitas
Orientador(a): Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Oliveira, Eduardo David de
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Caetano, Edson
Resumo : Esta tese faz parte da Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso e está vinculada às produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola, coordenado pela professora Dra. Suely Dulce de Castilho. A pesquisa estudou os impactos causados pela pandemia da covid-19 em áreas como da educação, relações raciais, trabalho e gênero no Brasil em 2020. A pergunta problematizadora foi a seguinte: quais os impactos das crises econômica e sanitária ocorridas em 2020, no aumento das desigualdades nas áreas social, educacional, racial, de gênero e do trabalho, no Brasil? O objetivo geral foi analisar os principais indicadores do IBGE que retratam educação, trabalho, gênero e relações raciais em 2020 e verificar seus retratos no momento das crises econômica e sanitária. A tese defendida é que o “ciclo cumulativo de desvantagens” da população negra brasileira é potencializado a cada crise econômica, sendo o princípio organizador do aumento das demais desigualdades sociais. As teorias pós-coloniais e decoloniais foram os principais suportes teóricos para esta pesquisa, subsidiando as reflexões, as análises qualitativas e os dados quantitativos dos principais temas abordados. Metodologicamente, trata-se de um estudo do tipo descritivo, com uma abordagem que enfatizou os aspectos qualitativos e quantitativos. Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental e a dos dados oficiais gerados pelo IBGE, enquanto o método de análise dos dados foi a Análise de Conteúdo. As principais informações foram extraídas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD COVID19. Os principais resultados sobre o campo do trabalho mostraram que o desemprego impactou, de forma desproporcional, a população brasileira ao longo da pandemia, sendo que os(as) mais afetados(as) foram os(as) negros(as), as mulheres, os(as) menos escolarizados(as), os(as) nordestinos(as), os(as) trabalhadores(as) informais, os(as) empregados(as) do setor privado sem carteira assinada e trabalhadores(as) domésticos(as) sem carteira assinada. Já em relação à situação dos(as) estudantes brasileiros(as) durante o ano de 2020, os principais resultados apontam que os(as) mais prejudicados(as) foram os(as) nordestinos(as), negros(as), pobres, que cursavam os primeiros anos da trajetória escolar e oriundos(as) das escolas públicas, sendo os(as) principais estudantes que frequentavam escola, não estavam tendo aulas presenciais normalmente e não tiveram atividades disponibilizadas ou tiveram atividades disponibilizadas para realizar em casa e não realizaram. Para os(as) estudantes que tiveram atividades disponibilizadas para realizar em casa e não realizaram, os principais motivos foram: não ter acesso à internet ou a qualidade dela não ser suficiente, não conseguir se concentrar para realização das tarefas e não ter computador/tablet/celular disponível, demonstrando a dependência que os aspectos tecnológicos tiveram para que os(as) estudantes conseguissem se adaptar ao momento pandêmico.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This thesis is part of the Line Research on Social Movements, Politics, and Popular Education, affiliated to the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso. It is connected to the studies of the Quilombola Education Research Group, coordinated by Professor Dr. Suely Dulce de Castilho. The research analyzed the impacts of the COVID-19 pandemic on areas such as education, race relations, labor, and gender in Brazil during 2020. The central question was: What were the impacts of the economic and health crises in 2020 on the increase in inequalities in the social, educational, racial, gender, and labor spheres in Brazil? The general objective was to analyze the main indicators from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) related to education, labor, gender, and racial relations in 2020 and assess their portrayal during the economic and health crises. The central thesis argued that the “cumulative cycle of disadvantages” faced by the Black population in Brazil is intensified with each economic crisis, serving as the organizing principle for the increase in other social inequalities. Post-colonial and decolonial theories were the main theoretical frameworks supporting this research, informing reflections, qualitative analyses, and quantitative data on the primary themes addressed. Methodologically, this is a descriptive study with an emphasis on both qualitative and quantitative aspects. Data collection instruments included document analysis and the examination of official data generated by IBGE, with Content Analysis used as the method for data analysis. The main information was extracted from the COVID-19 National Household Sample Survey (PNAD COVID-19). The main findings in the labor field indicated that unemployment disproportionately affected the Brazilian population during the pandemic, with Black individuals, women, those with lower levels of education, Northeasterners, informal workers, private sector employees without formal contracts, and domestic workers without formal contracts being the most impacted. Regarding the situation of Brazilian students in 2020, the key results revealed that the most disadvantaged were Northeasterners, Black individuals, the poor, those in the early years of their education, and students from public schools. These students frequently attended schools but did not have regular in-person classes and either lacked access to educational activities or did not complete the activities provided for home learning. Among students who did not complete the home learning activities provided, the main reasons were lack of internet access or insufficient internet quality, inability to concentrate on tasks, and lack of access to a computer, tablet, or mobile phone. This demonstrates the reliance on technological resources for students to adapt to the pandemic context.
RESUMEN: Esta tesis forma parte de la Línea de Investigación Movimientos Sociales, Política y Educación Popular, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso, y está vinculada a las producciones del Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación Quilombola, coordinado por la profesora Dra. Suely Dulce de Castilho. La investigación analizó los impactos de la pandemia de COVID-19 en áreas como la educación, las relaciones étnico-raciales, el trabajo y el género en Brasil durante 2020. La pregunta de pesquisa fue: ¿cuáles fueron los impactos de las crisis económica y sanitaria de 2020 en el aumento de las desigualdades en las áreas social, educativa, racial, de género y laboral en Brasil? El objetivo general fue analizar los principales indicadores del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) relacionados con la educación, el trabajo, el género y las relaciones raciales en 2020 y evaluar su representación durante las crisis económica y sanitaria. La tesis sostiene que el “ciclo acumulativo de desventajas” de la población negra brasileña se intensifica con cada crisis económica, siendo el principio organizador del aumento de las demás desigualdades sociales. Las teorías poscoloniales y decoloniales fueron los principales soportes teóricos para esta investigación, proporcionando fundamentos para las reflexiones, los análisis cualitativos y los datos cuantitativos de los temas principales abordados. Metodológicamente, se trata de un estudio de tipo descriptivo, que enfatizó los aspectos cualitativos y cuantitativos. Los instrumentos de recolección de datos fueron el análisis documental y el análisis de los datos oficiales generados por el IBGE, mientras que el método de análisis de los datos fue el Análisis de Contenido. La información principal se extrajo de la Encuesta Nacional por Muestreo de Hogares (PNAD COVID-19). Los principales hallazgos en el ámbito laboral mostraron que el desempleo afectó de manera desproporcionada a la población brasileña durante la pandemia, siendo los(as) más perjudicados(as) las personas negras, las mujeres, las personas con menor nivel educativo, los(as) habitantes de la región Nordeste, los(as) trabajadores(as) informales, los(as) empleados(as) del sector privado sin contrato formal y los(as) trabajadores(as) domésticos(as) sin contrato formal. En cuanto a la situación de los(as) estudiantes brasileños(as) durante el año 2020, los resultados principales señalaron que los(as) más afectados(as) fueron los(as) habitantes de la región Nordeste, las personas negras, las personas pobres, los(as) estudiantes en los primeros años de su trayectoria escolar y los(as) alumnos(as) de escuelas públicas. Estos estudiantes frecuentaban a las escuelas, pero no tenían clases presenciales regulares, no contaban con actividades disponibles o no realizaban las actividades asignadas para hacer en casa. Para aquellos(as) estudiantes que tenían actividades disponibles, pero no las realizaban, los principales motivos fueron: falta de acceso a internet o mala calidad de la conexión, dificultad para concentrarse en las tareas y falta de acceso a una computadora, tableta o teléfono móvil. Esto demuestra la dependencia de los aspectos tecnológicos para que los(as) estudiantes pudieran adaptarse al contexto pandémico.
Palavra-chave: Educação
Teorias pós-coloniais e decoloniais
Covid-19
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Post-colonial and decolonial theories
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CAVICHIOLLI, Márcio Henrique de Freitas. Os retratos raciais e educacionais do Brasil: um olhar sobre as desigualdades ao longo das crises econômica e sanitária causadas pela covid 19. 2025. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6984
Data defesa documento: 14-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2025_Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli.pdf2.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.