Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6986
Tipo documento: Tese
Título: Etnocorporeidade na formação continuada de professores e professoras atuantes em escolas quilombolas da região de Poconé/MT
Autor(es): Oliveira, Bruna Maria de
Orientador(a): Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Silva, Acildo Leite da
Membro da Banca: Sanchez, Janina Mirtha Gladys Moquillaza
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Resumo : A presente pesquisa de doutorado, está inserida na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Políticas e Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT). Vincula-se ao projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ): “Etnossaberes: perspectivas e desafios para formação de professores atuantes em Educação Escolar Quilombola”. Compreendemos que os etnossaberes são forjados em contextos plurais que conciliam heranças históricas passadas de geração em geração e se estruturam na coletividade e no espaço cultural sendo, portanto, visto como um movimento de revalorização de saberes ancestrais, tradicionais e de outras formas de ler o mundo. Assim, os etnossaberes podem ser entendidos enquanto uma proposição teórico-metodológica que busca a construção de uma escola antirracista e transformadora. Para tanto, esse estudo teve o objetivo de compreender as potencialidades da perspectiva da etnocorporeidade como recursos teórico-metodológicos para formação continuada de docentes atuantes em escolas quilombolas. Os objetivos específicos desdobraram-se em: a) levantar e sistematizar os etnossaberes em especial os que envolvem as manifestações culturais e práticas corporais da comunidade quilombola do Chumbo; b) descrever as ações formativas pautadas nos etnossaberes, em especial da etnocorporeidade desenvolvidas com os(as) professores(as) em escolas da região de Poconé/MT; c) compreender a percepção dos(as) docentes sobre os impactos da formação em etnossaberes em suas práticas pedagógicas evidenciando as ações propositivas no pensar a educação do corpo dos estudantes da escola quilombola. Metodologicamente, o estudo qualitativo foi orientado pelo método etnográfico de Geertz (2008) e da pesquisa-ação de Thiollent (2011). Os(as) colaboradores(as) da pesquisa incluem os(as) professores(as), a gestão escolar e lideranças do Quilombo do Chumbo em Poconé, MT. A pesquisa-ação foi desenvolvida por meio de um curso de extensão realizado em quatro etapas: Estudos de textos e de relatos de experiências sobre a etnocorporeidade; Oficinas práticas; Planejamento e aplicação de uma aula partir dos conhecimentos adquiridos no curso; Avaliação da formação. Os instrumentos de produção de dados foram: a observação participante, as entrevistas, o caderno de campo, o questionário semiestruturado e a análise documental. As principais referências teóricas são Castilho e Santana (2019), Castilho (2011; 2020), Nêgo Bispo (2015, 2023); Fanon (2008), Quijano (2005), Walsh (2009), Maldonado-Torres (2018) entre outros. Considerando os objetivos da pesquisa, os relatos dos(as) docentes afirmaram a relevância e o impacto significativo do curso em suas práticas pedagógicas, negritando as potencialidades da perspectiva da etnocorporeidade como recursos teórico-metodológicos na formação continuada e na superação das múltiplas colonialidades. Os etnossaberes que evolvem a etnocorporeidade no Quilombo Chumbo são os jogos, as brincadeiras, o siriri, o cururu, os saberes das plantas medicinais entre outros, tecendo um mosaico de saberes e vivências no e pelo corpo. Os resultados ainda sinalizam confluências de compartilhamentos, escuta, envolvimento e aprendizagem contínua, forjando um espaço coletivo de diálogo e valorização dos saberes locais. Para além, notou-se que os(as) docentes se empoderam, engajam-se e assumiram o protagonismo ao planejarem e aplicarem aulas pautadas nos etnossaberes. Ensejamos que o estudo possa negritar os etnossaberes enquanto um projeto de (re)existência, de luta e de valorização dos saberes plurais e assim, suscitar reflexões para a formação de professores e professoras que atuam na Educação Escolar Quilombola, bem como, fomentar as políticas públicas para o povo quilombola no âmbito municipal e estadual.
Resumo em lingua estrangeira: Research is inserted in the line Social Movements, Policies, and Popular Education, from the Graduate Education Program, of the Federal University of Mato Grosso (PPGE/UFMT). The Program is linked to the research project developed by the Study and Research Group on Quilombola Education (GEPEQ): "Ethnoknowledge: perspectives and challenges for the training of teachers working in Quilombola School Education". We understand that ethnosaberes are forged in plural contexts that reconcile historical legacies passed down from generation to generation and are structured in the collectivity and cultural space, being as a movement to revalue ancestral, traditional knowledge and other ways of reading the world. Thus, ethnosaberes can be understood as a theoretical-methodological proposition that seeks the construction of an anti-racist and transformative school. This study aimed to understand the potentialities of the perspective of ethnocorporeality’s as theoretical-methodological resources for the continuing education of teachers working in quilombola schools. The specific objectives were divided into: a) identifying and systematizing ethnoknowledge, especially those involving the cultural manifestations and bodily practices for the present doctoral research. We understand that ethnosaberes are forged in plural contexts that reconcile historical legacies passed down from generation to generation and are structured in the collectivity and cultural space, being therefore seen as a movement to revalue ancestral, traditional knowledge and other ways of reading the world. Thus, ethnosaberes can be understood as a theoretical-methodological proposition that seeks the construction of an anti racist and transformative school. To this end, this study aimed to understand the potentialities of the perspective of ethnocorporeality’s as theoretical-methodological resources for the continuing education of teachers working in quilombola schools. The specific objectives were divided into: a) identifying and systematizing ethnoknowledge, especially those involving the cultural manifestations and bodily practices of the Quilombola community of Chumbo; b) describing the training actions based on ethnoknowledge, especially ethnocorporeality’s, developed with teachers in schools in the Poconé/MT region; c) understanding teachers' perceptions of the impacts of training in ethnoknowledge on their pedagogical practices, highlighting the proactive actions in thinking about the education of the students in the Quilombola school. Methodologically, the qualitative study was guided by Geertz's (2008) ethnography method and Thiollent's (2011) action research. Research collaborators included teachers, school management, and leaders of the Quilombo do Chumbo in Poconé, MT. The action research was developed through an extension course in four stages: Studies of texts and experience reports on ethnocorporeality’s; practical workshops; planning and application of a class based on the knowledge acquired in the course; training evaluation. Data production instruments were: participant observation, interviews, field notebook, semi-structured questionnaire, and document analysis. The main theoretical references are Castilho and Santana (2019), Castilho (2011; 2020), Nêgo Bispo (2015, 2023); Fanon (2008), Quijano (2005), Walsh (2009), Maldonado-Torres (2018) among others. Considering the research objectives, teachers' reports affirmed the relevance and significant impact of the course on their pedagogical practices, highlighting the potential of the ethnocorporeality’s perspective as theoretical-methodological resources in continuing education and overcoming multiple colonialities. Ethnoknowledge involving ethnocorporeality’s in the Quilombo Chumbo are games, playful activities, siriri, cururu, knowledge of medicinal plants, among others, weaving a mosaic of knowledge and experiences in and through the body. Results also indicate confluences of sharing, listening, involvement, and continuous learning, forging a collective space for dialogue and valuing local knowledge. Furthermore, was noted that teachers empowered themselves, engaged, and took on a leading role in planning and implementing classes based on ethnoknowledge. We hope that the study can highlight ethnoknowledge as a project of re-existence, struggle, and valorization of plural knowledge and provoke reflections on the teachers training who work in Quilombola School Education, as well as promote public policies for the Quilombola people at the municipal and state levels.
Palavra-chave: Educação
Educação escolar quilombola
Etnossaberes
Etnocorporeidade
Formação continuada de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Quilombola school education
Ethnoknowledge
Ethnocorporeality’s
Continuing teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Bruna Maria de. Etnocorporeidade na formação continuada de professores e professoras atuantes em escolas quilombolas da região de Poconé/MT. 2025. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6986
Data defesa documento: 10-Feb-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2025_Bruna Maria de Oliveira.pdf9.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.