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http://ri.ufmt.br/handle/1/6988
Tipo documento: | Tese |
Título: | A educação jurídica em movimento : diálogos de desconstrução na extensão jurídica universitária |
Autor(es): | Jesus, Valdeir Ribeiro de |
Orientador(a): | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Fernandes, Luis Antonio Bitante |
Membro da Banca: | Tomaz, Vera Lúcia Blum |
Membro da Banca: | Biato, Emília Carvalho Leitão |
Resumo : | A tese em epígrafe trata a extensão universitária como prática educativa no curso de Direito. A reflexão estremece a zona de conforto anteriormente forjada na Educação Jurídica tradicional porque desafia estruturas e concepções de práticas pedagógicas e perfil de egresso normatizadas, numa ruptura de reorganização, estratégia de decomposição e abolição de hierarquias. Desenvolvida na linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, percorre uma etapa exploratória, na qual são conhecidas as configurações conceituais do autor; posteriormente, encaminha-se ao locus de pesquisa, a dizer, os projetos de extensão jurídica universitária; para, então, nos diálogos da extensão encontrar marcas de inquietações e apurações da contribuição à Educação Jurídica. Para que ocorra a desconstrução derridiana é importante a dissolução das rígidas oposições conceituais, como, por exemplo, as dicotomias masculino/feminino ou homem/mulher, de modo que a aposta na inscrição operante sobre a subjetividade – em construção – dos integrantes da intervenção extensionista se apresenta como hipótese da pesquisa, a qual se fez lastreada no questionamento acerca de qual interpelação desloca textos e discursos explicitamente idealistas e formalmente neutros e herméticos de acadêmicos de Direito, e, como se colocam no plano do sensível com produção ou não de aprendizagens. É este desconforto, potencialmente gerador da polivalência de resultados, que se buscou saber se existente se fez nas intervenções extensionistas, e, a partir de então compreendê-lo, o qual, na formação jurídica, justifica a investigação para pensar o impacto no processo de ensino-aprendizagem do Direito, aqui concebido como instrumento a serviço da sociedade e da extensão jurídica universitária como uma das práticas à decolonialidade do saber jurídico, constituindo este um mecanismo de insurgência. Importa apontar o recorte temático à extensão jurídica universitária àquela afeta às questões de gênero e direitos das mulheres. Se o objetivo comum da apontada extensão jurídica é a construção dos direitos das mulheres e para tanto um processo de desconstrução e transformador também se faz essencial, é na filosofia derridiana e freireana que se encontra a ação extensionista desmontada – pode se dizer quase exposta – pela interação com o público alvo, que a reconstrói e consequentemente marca uma prática pedagógica com o produto de saberes em trocas e questionados a todo instante, por vezes capturados nos relatos dos extensionistas envolvidos. Entende que a extensão como prática educativa, apesar de regrada, se encontra aberta a subversão de procedimentos e maneiras de fazer, permitindo invenções durante a materialidade concreta das ações, e, como estas habilidades, que naqueles espaços surgem, contribuem para a formação de acadêmicos de Direito mais aptos a lidar com as nuances sociais quando de sua atuação profissional, ao constituí-los sujeitos mais capazes de falar de si, pensar sobre a abrangência de suas atuações e atuar com autonomia. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: The aforementioned thesis deals with university extension as an educational practice in the
Law course. The reflection shakes the comfort zone previously forged in traditional Legal
Education because it challenges structures and conceptions of pedagogical practices and
standardized egress profile, in a rupture of reorganization, decomposition strategy and
abolition of hierarchies. Developed in the line of research Culture, Memory and Theories in
Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, it
goes through an exploratory stage, in which the conceptual configurations of the author are
known; later, it moves on to the research locus, namely, university legal extension projects;
to, then, in the dialogues of the extension, find marks of concerns and investigations of the
contribution to Legal Education. For Derrida's deconstruction to occur, it is important to
dissolve rigid conceptual oppositions, such as, for example, the masculine/feminine or
man/woman dichotomies, so that the bet on the operative inscription on the subjectivity –
under construction – of the members of the extensionist intervention is presented as a research
hypothesis, which was based on the questioning about which interpellation displaces texts and
discourses that are explicitly idealistic and formally neutral and hermetic from academics of
Law, and, how they are placed in the plane of the sensitive with or without production of
learning. It is this discomfort, potentially generating the polyvalence of results, that we sought
to know if it existed in extensionist interventions, and, from then on, to understand it, which,
in legal training, justifies the investigation to think about the impact on the process of
teaching-learning of Law, here conceived as an instrument at the service of society and
university legal extension as one of the practices for the decoloniality of legal knowledge,
constituting a mechanism of insurgency. It is important to point out the thematic cut to the
university legal extension that affects gender issues and women's rights. If the common
objective of the mentioned legal extension is the construction of women's rights and, for that,
a process of deconstruction and transformation is also essential, it is in the derridian and
freirean philosophy that the extensionist action is dismantled - it can be said almost exposed -
by the interaction with the target audience, which rebuilds it and consequently marks a
pedagogical practice with the product of knowledge exchanged and questioned at all times,
sometimes captured in the reports of the extension workers involved. It understands that
extension as an educational practice, although regulated, is open to the subversion of
procedures and ways of doing things, allowing inventions during the concrete materiality of
actions, and, how these skills, which arise in those spaces, contribute to the formation of
academics of Law more apt to deal with social nuances during their professional activities, by
making them subjects more capable of talking about themselves, thinking about the scope of
their actions and acting with autonomy. RESUMEN: La mencionada tesis trata de la extensión universitaria como práctica educativa en la carrera de Derecho. La reflexión sacude la zona de comodidad previamente fraguada en la Educación Jurídica tradicional porque desafía las estructuras y concepciones de las prácticas pedagógicas y el perfil de egreso estandarizado, en una ruptura de reorganización, estrategia de descomposición y abolición de jerarquías. Desarrollado en la línea de investigación Cultura, Memoria y Teorías en Educación del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso, pasa por una etapa exploratoria, en la que se conocen las configuraciones conceptuales del autor; luego se pasa al locus de investigación, a saber, los proyectos universitarios de extensión jurídica; para, luego, en los diálogos de la extensión, encontrar huellas de inquietudes e investigaciones del aporte a la Educación Jurídica. Para que ocurra la deconstrucción de Derrida, es importante disolver rígidas oposiciones conceptuales, como, por ejemplo, las dicotomías masculino/femenino o hombre/mujer, de modo que la apuesta por la inscripción operativa en la subjetividad –en construcción– de los miembros de la se presenta como hipótesis de investigación la intervención extensionista, la cual se basó en el cuestionamiento acerca de qué interpelación desplaza textos y discursos explícitamente idealistas y formalmente neutros y herméticos de los académicos del Derecho, y, cómo se ubican en el plano de lo sensible con o sin producción de aprendizaje. Es este malestar, potencialmente generador de la polivalencia de resultados, que buscamos saber si existía en las intervenciones extensionistas y, a partir de ahí, comprenderlo, lo que, en la formación jurídica, justifica la investigación para pensar el impacto en la proceso de enseñanzaaprendizaje del Derecho, aquí concebido como un instrumento al servicio de la sociedad y la extensión jurídica universitaria como una de las prácticas para la decolonialidad del saber jurídico, constituyendo un mecanismo de insurgencia. Es importante señalar el corte temático a la extensión jurídica universitaria que incide en cuestiones de género y derechos de las mujeres. Si el objetivo común de la referida extensión jurídica es la construcción de los derechos de las mujeres y, para ello, es imprescindible también un proceso de deconstrucción y transformación, es en la filosofía derridiana y freireana que se desmantela la acción extensionista -se puede decir casi expuesto - por la interacción con el público objetivo, que lo reconstruye y en consecuencia marca una práctica pedagógica con el producto de saberes intercambiados y cuestionados en todo momento, a veces plasmados en los relatos de los extensionistas involucrados. Entiende que la extensión como práctica educativa, aunque reglamentada, está abierta a la subversión de procedimientos y formas de hacer, permitiendo invenciones durante la materialidad concreta de las acciones, y cómo estas habilidades, que surgen en esos espacios, contribuyen a la formación de académicos del Derecho más aptos para lidiar con los matices sociales durante su ejercicio profesional, haciéndolos sujetos más capaces de hablar de sí mismos, pensar en el alcance de sus acciones y actuar con autonomía. |
Palavra-chave: | Desconstrução Educação jurídica Extensão jurídica universitária Prática educativa Saber jurídico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Deconstruction Legal education University legal extension Educational practice Legal knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | JESUS, Valdeir Ribeiro de. A educação jurídica em movimento: diálogos de desconstrução na extensão jurídica universitária. 2022. 143 f. Dissertação (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6988 |
Data defesa documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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