Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6992
Tipo documento: Dissertação
Título: Licenciatura intercultural indígena e decolonialidade : currículo post factum e saberes indígenas
Autor(es): Elias, Aline Serpa
Orientador(a): Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Pavan, Ruth
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Resumo : A pesquisa discute como o processo de decolonização dos currículos escolares e das instituições acadêmicas vem ocorrendo no contexto dos desafios históricos enfrentados pelos povos indígenas por meio da Educação desde o período colonial. Em um cenário global marcado por movimentos decoloniais, abordamos as perspectivas de autores como Catherine Walsh (2018, 2019), Vera Maria Ferrão Candau (2010, 2016, 2018, 2020) e Walter Mignolo (2017). Nesse sentido, exploramos a criação de currículos interculturais como instrumentos para superar a hegemonia do conhecimento ocidental, oferecendo alternativas que valorizem os saberes tradicionais e promovam a coexistência de diferentes sistemas culturais de construção e transmissão do conhecimento. A fundamentação teórica se apoia em autores indígenas como Linda Tuhiwai Smith (2018) e Gersem Baniwa (2019), cujas contribuições são fundamentais para a compreensão da decolonialidade e da Educação Indígena no campo acadêmico. A Educação Superior voltada para os povos indígenas se destaca como um meio estratégico de resistência, luta, reconhecimento e preservação dos saberes tradicionais. A universidade surge como um espaço influente nesse processo, possibilitando a articulação entre o conhecimento acadêmico e os saberes indígenas no exercício da interculturalidade. A partir de uma metodologia de abordagem qualitativa, a pesquisa recorre aos estudos documentais e bibliográficos. No estudo documental, analisamos o Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável da UFAM (2019), exemplo de resposta institucional às demandas dos povos originários na construção de currículos diferenciados. O propósito da pesquisa é compreender como a interculturalidade é estruturada no currículo designado, Post Factum do curso em questão, e como o diálogo entre os conhecimentos tradicionais indígenas e as epistemologias acadêmicas se entrelaçam. A Aprendizagem pela Pesquisa direciona a organização curricular do curso, embasada em autores como Pedro Demo (2010), Paulo Freire (1996) e Lawrence Stenhouse (1975), que enfatizam o protagonismo do aluno na construção do saber e o papel do professor como pesquisador. Essa abordagem se adapta às especificidades culturais indígenas, promovendo autonomia e protagonismo educativo. Argumentamos que a interculturalidade na Educação Superior transcende a presença de estudantes indígenas nas universidades, exigindo estruturas curriculares e pedagógicas que reconheçam suas culturas e saberes, incentivando a revitalização linguística e cultural. A pesquisa reflete sobre currículos interculturais que acolhem tradições indígenas e oferecem formação crítica e reflexiva para futuras gerações de educadores indígenas. A Educação Superior para, por e com os povos indígenas é um campo em expansão, onde políticas públicas avançam para tornar os espaços acadêmicos mais inclusivos e sensíveis às demandas dos povos originários. A análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena expõe o potencial dessas iniciativas para fortalecer as comunidades indígenas, promover a autonomia cultural e linguística e consolidar a interculturalidade como estratégia de resistência e emancipação no contexto acadêmico.
Resumo em lingua estrangeira: The research discusses how the process of decolonization of school curricula and academic institutions has been occurring in the context of the historical challenges faced by indigenous peoples through education since the colonial period. In a global scenario marked by decolonial movements, we address the perspectives of authors such as Catherine Walsh (2018, 2019), Vera Maria Ferrão Candau (2010, 2016, 2018, 2020) and Walter Mignolo (2017). In this sense, we explore the creation of intercultural curricula as instruments to overcome the hegemony of Western knowledge, offering alternatives that value traditional knowledge and promote the coexistence of different cultural systems of construction and transmission of knowledge. The theoretical foundation is based on indigenous authors such as Linda Tuhiwai Smith (2018) and Gersem Baniwa (2019), whose contributions are fundamental to the understanding of decoloniality and Indigenous Education in the academic field. Higher education aimed at indigenous peoples stands out as a strategic means of resistance, struggle, recognition, and preservation of traditional knowledge. The university emerges as an influential space in this process, enabling the articulation between academic knowledge and indigenous knowledge in the exercise of interculturality. Using a qualitative approach, the research uses documentary and bibliographical studies. In the documentary study, we analyzed the Political-Pedagogical Project of the Indigenous Degree in Educational Policies and Sustainable Development course at UFAM (2019), an example of an institutional response to the demands of indigenous peoples in the construction of differentiated curricula. The purpose of the research is to understand how interculturality is structured in the designated curriculum, Post Factum of the course in question, and how the dialogue between traditional indigenous knowledge and academic epistemologies intertwine. Learning through Research guides the curricular organization of the course, based on authors such as Pedro Demo (2010), Paulo Freire (1996) and Lawrence Stenhouse (1975), who emphasize the student's leading role in the construction of knowledge and the teacher's role as a researcher. This approach adapts to indigenous cultural specificities, promoting autonomy and educational protagonism. We argue that interculturality in higher education transcends the presence of indigenous students in universities, requiring curricular and pedagogical structures that recognize their cultures and knowledge, encouraging linguistic and cultural revitalization. The research reflects on intercultural curricula that embrace indigenous traditions and offer critical and reflective training for future generations of indigenous educators. Higher education for, by, and with indigenous peoples is a growing field where public policies are advancing to make academic spaces more inclusive and sensitive to the demands of native peoples. The analysis of the political pedagogical projects of the Indigenous Intercultural Degree courses exposes the potential of these initiatives to strengthen indigenous communities, promote cultural and linguistic autonomy, and consolidate interculturality as a strategy of resistance and emancipation in the academic context.
Palavra-chave: Interculturalidade
Decolonialidade
Saberes indígenas
Currículo post factum
Educação superior indígena
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interculturality
Decoloniality
Indigenous knowledge
Post factum curriculum
Indigenous higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ELIAS, Aline Serpa. Licenciatura intercultural indígena e decolonialidade: currículo post factum e saberes indígenas. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6992
Data defesa documento: 28-Feb-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Aline Serpa Elias.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.