Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7008
Tipo documento: Dissertação
Título: Produzindo sensibilidades com emergências climáticas e salas de aula de matemática
Autor(es): Vaz, Elaine Dione Silveira
Orientador(a): Santos, João Ricardo Viola dos
Membro da Banca: Santos, Joao Ricardo Viola dos
Membro da Banca: Oliveira, Viviane Cristina Almada de
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Resumo : O objetivo desta pesquisa é investigar processos de produção de significados de alunos da educação básica em situações-convites em relação às emergências climáticas. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa tendo o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) como uma referência teórico-metodológica. Implementamos um processo com situações-convites tendo intenção de discutir, problematizar e produzir com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual na cidade de Alta Floresta, no Estado de Mato Grosso. Foram implementadas doze situações-convite. Nossos dados foram produzidos por meio de um caderno de campo, gravações em áudio e vídeo de situações-convites implementadas, afetos, conversas. Operamos com a noção de leitura plausível (MCS) como uma possibilidade de realizarmos nossas leituras a partir (e com) os significados produzidos pelos alunos diante das situações- convite implementadas. Nosso produto técnico tecnológico educacional consiste em um documentário, mais um convite, no qual uma produção é realizada a partir de elementos, discussões, significados produzidos, histórias vividas, afetos que aconteceram e emergiram nos diferentes espaços de nosso trabalho. As principais considerações de nosso trabalho é um reconhecimento de problemáticas de nossa contemporaneidade (para além de conteúdos disciplinares que estão na escola) dos alunos; a produção de compromissos, comprometimentos e responsabilidades com um futuro; uma necessidade de operar em diferentes temporalidades, reconhecendo as oportunidades de apenas conversar com amigos, colegas e familiares com mais experiências; e, a potência na produção de estratégias e atitudes políticas que extrapolam os muros da escola. As situações-convite, em um projeto político, econômico, ecológico e pedagógico, tomando como referência o MCS, se apresenta como uma alternativa à essa escola disciplinar e disciplinalizadora, na produção de uma educação matemática no Antropoceno.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this work is to investigate processes of meaning production of elementary students in invitation situations in relation to climate emergencies. We developed qualitative research using the Model of Semantic Fields (MSF) as a theoretical-methodological reference. We implemented a process with invitation situations with the intention of discussing, problematizing and producing with students from two classes of the 7th year of Elementary School, in a state school in the city of Alta Floresta, in the State of Mato Grosso. Twelve invitation situations were implemented. Our data were produced through a field notebook, audio and video recordings of implemented invitation situations, affections, conversations. We operate with the notion non-deficit reading (MSF) as a possibility of carrying out our readings based on (and with) the meanings produced by students in the face of the implemented invitation situations. Our Technical Educational Technological Product is a documentary, another invitation situation, in which a production is carried out based on elements, discussions, meanings produced, stories lived, affects that happened and emerged in the different spaces of our investigation. The main considerations of our work are the students recognition of contemporary issues (in addition to the disciplinary contents that are present at school); the production of commitments and responsibilities towards a future; a necessity to operate in different temporalities, recognizing opportunities to just talk to friends, colleagues and family with more experience; and, the power in producing political strategies and attitudes that go beyond the school walls. The invitation situations, in a political, economic, ecological and pedagogical project, taking the MCS as a reference, present themselves as an alternative to this disciplinary and disciplining school, in the production of a mathematics education in the Anthropocene.
Palavra-chave: Emergências climáticas
Modelo dos Campos Semânticos
Situações-convites
Antropoceno
Palavra-chave em lingua estrangeira: Climate emergencies
Semantic Fields Model
Invitation-situations
Anthropocene
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: VAZ, Elaine Dione Silveira. Produzindo sensibilidades com emergências climáticas e salas de aula de matemática. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7008
Data defesa documento: 19-Dez-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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