Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Helziana Arruda do | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-14T14:28:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02 | - |
dc.date.available | 2025-06-14T14:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Helziana Arruda do. Divisão: os desafios e as dificuldades ao longo do processo educacional. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/7010 | - |
dc.description.abstract | In this work, we present an overview of the history of number division, highlighting its evolution over time and the various transformations it has undergone until reaching the current method. Additionally, we explore the use of educational materials, which play a fundamental role in maintaining children's interest and reinforcing the concept of division. Being interactive and fun, these materials promote a more dynamic and efficient learning environment, making the educational process not only more accessible but also more engaging and stimulating for students. Finally, we developed a didactic proposal for teaching division, with the aim of engaging elementary school students in learning this concept. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-17T23:18:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do orientador é em língua espanhola. on 2025-05-26T17:53:15Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:41:24Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-06-14T14:28:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-14T14:28:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5) Previous issue date: 2024-06-07 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Divisão : os desafios e as dificuldades ao longo do processo educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Divisão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais lúdicos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147976502821253 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4147976502821253 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Flores Callisaya, Hector | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1583032125610708 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3332548520980176 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos um panorama da história da divisão de números, destacando sua evolução ao longo do tempo e as diversas transformações pelas quais passou até chegarmos ao método atual. Além disso, exploramos o uso de materiais lúdicos, que desempenham um papel fundamental em manter o interesse das crianças e em reforçar o conceito de divisão. Por serem interativos e divertidos, esses materiais promovem um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e ciente, tornando o processo educacional não apenas mais acessível, mas também mais envolvente e estimulante para os alunos. Por fim, elaboramos uma proposta didática envolvendo o ensino da divisão, com a finalidade de engajar os estudantes da educação básica no aprendizado desse conceito. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Division | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Elementary education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational materials | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4473601147529814 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf | 6.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.