Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Helziana Arruda do-
dc.date.accessioned2025-06-14T14:28:50Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2025-06-14T14:28:50Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Helziana Arruda do. Divisão: os desafios e as dificuldades ao longo do processo educacional. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7010-
dc.description.abstractIn this work, we present an overview of the history of number division, highlighting its evolution over time and the various transformations it has undergone until reaching the current method. Additionally, we explore the use of educational materials, which play a fundamental role in maintaining children's interest and reinforcing the concept of division. Being interactive and fun, these materials promote a more dynamic and efficient learning environment, making the educational process not only more accessible but also more engaging and stimulating for students. Finally, we developed a didactic proposal for teaching division, with the aim of engaging elementary school students in learning this concept.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-03-17T23:18:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: O nome do orientador é em língua espanhola. on 2025-05-26T17:53:15Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alex.almeida1@ufmt.br) on 2025-05-26T18:41:24Z No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Auxiliadora Moura (auxiliadora.moura@ufmt.br) on 2025-06-14T14:28:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-14T14:28:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf: 6245055 bytes, checksum: 6efacdd42e9c6e5c14b9b527e5c66930 (MD5) Previous issue date: 2024-06-07en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDivisão : os desafios e as dificuldades ao longo do processo educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDivisãopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordMateriais lúdicospt_BR
dc.contributor.advisor1Sánchez Aguilar, Pedro Manuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147976502821253pt_BR
dc.contributor.referee1Sánchez Aguilar, Pedro Manuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147976502821253pt_BR
dc.contributor.referee2Flores Callisaya, Hector-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583032125610708pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332548520980176pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos um panorama da história da divisão de números, destacando sua evolução ao longo do tempo e as diversas transformações pelas quais passou até chegarmos ao método atual. Além disso, exploramos o uso de materiais lúdicos, que desempenham um papel fundamental em manter o interesse das crianças e em reforçar o conceito de divisão. Por serem interativos e divertidos, esses materiais promovem um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e ciente, tornando o processo educacional não apenas mais acessível, mas também mais envolvente e estimulante para os alunos. Por fim, elaboramos uma proposta didática envolvendo o ensino da divisão, com a finalidade de engajar os estudantes da educação básica no aprendizado desse conceito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Divisionpt_BR
dc.subject.keyword2Elementary educationpt_BR
dc.subject.keyword2Educational materialspt_BR
dc.contributor.referee3Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473601147529814pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf6.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.