Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7010
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Divisão : os desafios e as dificuldades ao longo do processo educacional |
Autor(es): | Nascimento, Helziana Arruda do |
Orientador(a): | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel |
Membro da Banca: | Sánchez Aguilar, Pedro Manuel |
Membro da Banca: | Flores Callisaya, Hector |
Membro da Banca: | Jaramillo Monsalve, Jorge Mauricio |
Resumo : | Neste trabalho, apresentamos um panorama da história da divisão de números, destacando sua evolução ao longo do tempo e as diversas transformações pelas quais passou até chegarmos ao método atual. Além disso, exploramos o uso de materiais lúdicos, que desempenham um papel fundamental em manter o interesse das crianças e em reforçar o conceito de divisão. Por serem interativos e divertidos, esses materiais promovem um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e ciente, tornando o processo educacional não apenas mais acessível, mas também mais envolvente e estimulante para os alunos. Por fim, elaboramos uma proposta didática envolvendo o ensino da divisão, com a finalidade de engajar os estudantes da educação básica no aprendizado desse conceito. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work, we present an overview of the history of number division, highlighting its evolution over time and the various transformations it has undergone until reaching the current method. Additionally, we explore the use of educational materials, which play a fundamental role in maintaining children's interest and reinforcing the concept of division. Being interactive and fun, these materials promote a more dynamic and efficient learning environment, making the educational process not only more accessible but also more engaging and stimulating for students. Finally, we developed a didactic proposal for teaching division, with the aim of engaging elementary school students in learning this concept. |
Palavra-chave: | Divisão Educação básica Materiais lúdicos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Division Elementary education Educational materials |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | NASCIMENTO, Helziana Arruda do. Divisão: os desafios e as dificuldades ao longo do processo educacional. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7010 |
Data defesa documento: | 7-Jun-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Helziana Arruda do Nascimento.pdf | 6.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.