Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7022
Tipo documento: Dissertação
Título: A biointeração nas rodas de capoeira como refúgio contracolonial : contribuições interdisciplinares às psicologias
Autor(es): Souza, Carleandro Roberto de
Orientador(a): Galindo, Dolores Cristina Gomes
Coorientador: Moura, Morgana Moreira
Membro da Banca: Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Moura, Morgana Moreira
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Luiz Rufino
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Resumo : O presente trabalho tem por finalidade caracterizar a prática da “Biointeração”, conforme relata o Quilombola Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nego Bispo e que, neste trabalho, será chamado Mestre Nego Bispo, além do conceito de “Refúgio Cosmopoético”, segundo indica o pensador afropeu Dénètem Touam Bona, situando-os dentro do contexto de Rodas de Capoeira. O método que norteia os procedimentos desta investigação é o de uma pesquisa teórica e narrativa. Parte-se do pressuposto de que a Capoeira é brasileira, mas possui modos e significações de matriz cosmológica pagã politeísta dos povos afroconfluentes. Esta pesquisa se justifica, na medida em que vários grupos de capoeira rejeitam as referências culturais e os sentidos vinculados às matrizes cosmológicas africanas e afrobrasileiras, as quais constituem uma roda de capoeira. Neste trabalho, essa situação é concebida como um ataque colonialista. Pode-se citar, como exemplos, a existência da prática da chamada Capoeira Gospel e, cada vez mais frequente, de competições esportivas de capoeira, além da intencionalidade mercantilista de cooptação da capoeira por uma lógica de formação controlada por instituições do saber sintético, como conselhos de exercício profissional e esquemas profissionalizantes. Percebe-se que essas manifestações descaracterizam a Roda de Capoeira, em sua prática de envolvimento e compartilhamento biointerativo, a qual tem matriz cosmológica pagã politeísta de povos afroconfluentes. Diante disso, considera-se pertinente uma reedição contracolonialista, através de uma reafirmação do saber orgânico ancestral da Roda de Capoeira, num movimento de retomada do território da Roda de Capoeira, para esta poder ser tomada como um refúgio contracolonial.
Resumo em lingua estrangeira: El presente trabajo tiene como objetivo caracterizar la práctica de la “Biointeracción”, según lo relatado por el Quilombola Antônio Bispo dos Santos, conocido como Nego Bispo y que, en este trabajo, será llamado Mestre Nego Bispo, además del concepto de “Refugio Cosmopoético”, como señala el pensador africano Dénètem Touam Bona, situándolos en el contexto de las Rodas de Capoeira. El método que orienta los procedimientos de esta investigación es la investigación teórica y narrativa. Se supone que la Capoeira es brasileña, pero tiene modos y significados de una matriz cosmológica pagana politeísta de gente afroconfluente. Esta investigación se justifica, ya que varios grupos de capoeira rechazan las referencias y significados culturales vinculados a las matrices cosmológicas africanas y afrobrasileñas, que constituyen un círculo de capoeira. En este trabajo, esta situación se concibe como un ataque colonialista. Se pueden citar, como ejemplos, la existencia de la práctica del llamado Evangelio de la Capoeira y, cada vez más frecuentes, competiciones deportivas de capoeira, además de la cooptación de la capoeira por una lógica de formación controlada por instituciones de conocimiento sintético, como la Consejos de ejercicio profesional y planes de formación profesional. Está claro que estas manifestaciones caracterizan erróneamente a la Roda de Capoeira, en su práctica de participación e intercambio biointeractivo, que tiene una matriz cosmológica pagana politeísta de personas afroconfluentes. Ante esto, se considera pertinente una reedición contracolonialista, a través de una reafirmación del conocimiento orgánico ancestral de la Roda de Capoeira, en un movimiento de retoma del territorio de la Roda de Capoeira, para que sea tomado como refugio contracolonial.
Palavra-chave: Biointeração
Capoeira
Contracolonização
Refúgio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Biointeracción
Capoeira
Contracolonización
Refugio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: SOUZA, Carleandro Roberto de. A biointeração nas rodas de capoeira como refúgio contracolonial: contribuições interdisciplinares às psicologias. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7022
Data defesa documento: 30-Oct-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Carleandro Roberto de Souza.pdf929.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.