Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7036
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Aplicação da PBL (aprendizagem baseada em problemas) no ensino de biologia através do cultivo de semente no ensino médio |
Autor(es): | Carvalho, Marcus Vinicius de |
Orientador(a): | Oliveira, Patrícia Carla |
Membro da Banca: | Oliveira, Patrícia Carla |
Membro da Banca: | Lima, Rivete Silva de |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Resumo : | Há muito tempo, a abordagem do ensino nas escolas brasileiras tem sido alvo de críticas, especialmente no que se refere ao ensino de Biologia. Esta crítica foca nas metodologias empregadas, que, muitas vezes, se mostram pouco envolventes e desvinculadas da realidade dos alunos do Ensino Médio. A sociedade contemporânea demanda, ao contrário, que os educandos não se limitem à memorização de conceitos e de fórmulas, esperando que eles sejam capazes de argumentar e que recebam um conhecimento abrangente capaz de fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico. Diante dessas reflexões, emerge uma questão central no cotidiano escolar e na prática docente: como incentivar nos alunos do Ensino Médio o interesse pelo aprendizado e pela vivência da Botânica de maneira que se tornem agentes ativos e centrais no estudo da Biologia? Uma abordagem promissora para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, colocando o aluno como protagonista e construtor de seu conhecimento, é a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Além disso, o Ensino Investigativo, que promove uma compreensão aprofundada dos fenômenos naturais e a relação destes com o mundo ao redor, empodera o aluno a aplicar conhecimentos e práticas científicas para transformar e atuar na sociedade. A combinação do método PBL com o Ensino Investigativo na Biologia, especialmente por meio do estudo do cultivo de sementes de árvores destinadas à urbanização de ruas e praças, em torno da unidade escolar, pode facilitar a conexão dos estudantes com a disciplina. Para apoiar os professores de Biologia, nesse processo, propõe-se um Guia Didático (O que eu faço com a semente, Siminino?) contendo experimentos para enriquecer a prática pedagógica e incentivar a inovação. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, exploratória e transversal para analisar como as interações entre estudantes e metodologias inovadoras afetam a aprendizagem em Botânica e Biologia, concluindo que técnicas como Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Investigativo, aliadas a práticas e materiais didáticos específicos, podem melhorar significativamente o engajamento e a compreensão dos alunos. Os resultados alcançados na execução deste estudo indicaram que os estudantes estavam empenhados em resolver os problemas propostos, inclinados a ajudar e a apoiar uns aos outros no desenvolvimento das atividades, interessados em construir uma aprendizagem significativa, assumindo o protagonismo do seu aprendizado. |
Resumo em lingua estrangeira: | For a long time, the teaching approach in Brazilian schools has been the target of criticism, especially with regard to the teaching of Biology. This criticism focuses on the methodologies used, which are often not very engaging and disconnected from the reality of high school students. Contemporary society demands, on the contrary, that students do not limit themselves to memorizing concepts and formulas, expecting them to be able to argue and to receive comprehensive knowledge capable of fostering the development of critical thinking. Given these reflections, a central question emerges in everyday school life and teaching practice: how to encourage interest in learning and experiencing Botany in high school students so that they become active and central agents in the study of Biology? A promising approach to enrich the teaching-learning process, placing the student as the protagonist and builder of their knowledge, is Problem-Based Learning (PBL). Furthermore, Investigative Teaching, which promotes an in-depth understanding of natural phenomena and their relationship with the world around them, empowers students to apply scientific knowledge and practices to transform and act in society. The combination of the PBL method with Investigative Teaching in Biology, especially through the study of the cultivation of tree seeds intended for the urbanization of streets and squares, around the school unit, can facilitate students' connection with the subject. To support Biology teachers in this process, a Teaching Guide is proposed (What do I do with the seed, ‘Siminino’?) containing experiments to enrich pedagogical practice and encourage innovation. This study adopts a qualitative, exploratory and transversal approach to analyze how interactions between students and innovative methodologies affect learning in Botany and Biology, concluding that techniques such as Problem-Based Learning and Investigative Teaching, combined with specific practices and teaching materials, can improve significantly improve student engagement and understanding. The results achieved in carrying out this study indicated that the students were committed to solving the proposed problems, inclined to help and support each other in the development of activities, interested in building meaningful learning, taking the lead in their learning. |
Palavra-chave: | Aprendizagem baseadas em problemas Ensino por investigação Sementes Ensino de Botânica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Problem-based learning Teaching by research Seeds Teaching Botany |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | CARVALHO, Marcus Vinicius de. Aplicação da PBL (aprendizagem baseada em problemas) no ensino de biologia através do cultivo de semente no ensino médio. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7036 |
Data defesa documento: | 11-Jul-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Marcus Vinicius de Carvalho.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2024_Marcus Vinicius de Carvalho - Prod. Educacional.pdf | 9.18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.