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dc.creatorGonçalves, Marco Aurélio Clemente-
dc.date.accessioned2025-08-07T18:29:58Z-
dc.date.available2008-04-28-
dc.date.available2025-08-07T18:29:58Z-
dc.date.issued2007-12-18-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marco Aurélio Clemente. Diferenças entre a abordagem da física “superidealizada” e “não-idealizada” sobre força e movimento. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7072-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to understand the more adequate procedure to teach the concepts of force and movement by using two perspectives: the “superidealized” and the “non-idealized” ones. In the first, the physical phenomena are considered in an artificial way, i.e., by means of simplifying the description of the observations. In the non-idealized perspective, it is employed a more “pure” procedure, by trying to understand the real phenomena, without approximations, as the irregular form of a geometric figure. In this way, it was necessary a carefully contextualization on the science teaching in present days and it relationship with the superidealization, and the resistance to adopt the non-idealized procedure. However, that contextualization is related to a very strong heritage, what can be showed by means the relate on the historical development on the scientific knowledge on force and movement. This research was performed in the “Canoe Project”, which is developed at the Physics Department of the Federal University of Mato Grosso (UFMT) with the objective of offer physics classes to students of public school. As evaluative instruments for this research, it was employed conceptual maps, which were conceived by Joseph Novak, based on the Meaningful Learning Theory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-17T16:32:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Marco Aurelio Clemente Goncalves.pdf: 1498025 bytes, checksum: 9de587780628abb451ea385347316891 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-07T18:29:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Marco Aurelio Clemente Goncalves.pdf: 1498025 bytes, checksum: 9de587780628abb451ea385347316891 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-07T18:29:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2007_Marco Aurelio Clemente Goncalves.pdf: 1498025 bytes, checksum: 9de587780628abb451ea385347316891 (MD5) Previous issue date: 2007-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiferenças entre a abordagem da física “superidealizada” e “não-idealizada” sobre força e movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuperidealizaçãopt_BR
dc.subject.keywordNão-idealizaçãopt_BR
dc.subject.keywordForça e movimentopt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8619153514777215pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa procurou, conforme sua pergunta central, entender qual a melhor maneira de abordar os conceitos de Força e Movimento entre duas perspectivas, a da “superidealização” e da “não-idealização”. Na “superidealização”, como o próprio nome identifica, trata-se os fenômenos físicos de uma maneira artificial, ou seja, buscando simplificar os acontecimentos observados. Já na abordagem “não-idealizada”, tem-se um olhar mais puro, que procura entender os fenômenos como eles realmente são, como por exemplo, a simples forma irregular de uma figura geométrica. Para tanto, fez-se necessário uma minuciosa contextualização sobre o ensino de Ciências na atualidade e o estreito laço de relacionamento entre esse ensino e as superidealizações, bem como, um aparente receio acerca da adoção de métodos que busquem privilegiar a “não-idealização”. Porém, essa contextualização traz consigo uma herança bastante forte, o que se mostra através do relato do desenvolvimento histórico acerca do conhecimento científico sobre Força e Movimento. Essa pesquisa foi realizada junto ao Projeto Canoa, atividade desenvolvida pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, que busca auxiliar, alunos do ensino público, na tarefa de obter êxito no vestibular desta mesma instituição, principalmente. E, como instrumento avaliativo de todo o processo, optou-se pela análise de mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak e que se baseiam na Teoria da Aprendizagem de David Ausubel. Outro importante meio de avaliação foram os questionários apresentados aos discentes, antes e durante o projeto. As respostas apresentadas pelos alunos com relação aos questionários aplicados, vêm auxiliar na interpretação de seus mapas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Superidealizationpt_BR
dc.subject.keyword2Non-idealizedpt_BR
dc.subject.keyword2Force and movementpt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.contributor.referee3Nardi, Roberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449947783474945pt_BR
dc.contributor.referee4Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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