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Tipo documento: Dissertação
Título: Diferenças entre a abordagem da física “superidealizada” e “não-idealizada” sobre força e movimento
Autor(es): Gonçalves, Marco Aurélio Clemente
Orientador(a): Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Nardi, Roberto
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Resumo : A presente pesquisa procurou, conforme sua pergunta central, entender qual a melhor maneira de abordar os conceitos de Força e Movimento entre duas perspectivas, a da “superidealização” e da “não-idealização”. Na “superidealização”, como o próprio nome identifica, trata-se os fenômenos físicos de uma maneira artificial, ou seja, buscando simplificar os acontecimentos observados. Já na abordagem “não-idealizada”, tem-se um olhar mais puro, que procura entender os fenômenos como eles realmente são, como por exemplo, a simples forma irregular de uma figura geométrica. Para tanto, fez-se necessário uma minuciosa contextualização sobre o ensino de Ciências na atualidade e o estreito laço de relacionamento entre esse ensino e as superidealizações, bem como, um aparente receio acerca da adoção de métodos que busquem privilegiar a “não-idealização”. Porém, essa contextualização traz consigo uma herança bastante forte, o que se mostra através do relato do desenvolvimento histórico acerca do conhecimento científico sobre Força e Movimento. Essa pesquisa foi realizada junto ao Projeto Canoa, atividade desenvolvida pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, que busca auxiliar, alunos do ensino público, na tarefa de obter êxito no vestibular desta mesma instituição, principalmente. E, como instrumento avaliativo de todo o processo, optou-se pela análise de mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak e que se baseiam na Teoria da Aprendizagem de David Ausubel. Outro importante meio de avaliação foram os questionários apresentados aos discentes, antes e durante o projeto. As respostas apresentadas pelos alunos com relação aos questionários aplicados, vêm auxiliar na interpretação de seus mapas.
Resumo em lingua estrangeira: The main objective of this work was to understand the more adequate procedure to teach the concepts of force and movement by using two perspectives: the “superidealized” and the “non-idealized” ones. In the first, the physical phenomena are considered in an artificial way, i.e., by means of simplifying the description of the observations. In the non-idealized perspective, it is employed a more “pure” procedure, by trying to understand the real phenomena, without approximations, as the irregular form of a geometric figure. In this way, it was necessary a carefully contextualization on the science teaching in present days and it relationship with the superidealization, and the resistance to adopt the non-idealized procedure. However, that contextualization is related to a very strong heritage, what can be showed by means the relate on the historical development on the scientific knowledge on force and movement. This research was performed in the “Canoe Project”, which is developed at the Physics Department of the Federal University of Mato Grosso (UFMT) with the objective of offer physics classes to students of public school. As evaluative instruments for this research, it was employed conceptual maps, which were conceived by Joseph Novak, based on the Meaningful Learning Theory.
Palavra-chave: Superidealização
Não-idealização
Força e movimento
Física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Superidealization
Non-idealized
Force and movement
Physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: GONÇALVES, Marco Aurélio Clemente. Diferenças entre a abordagem da física “superidealizada” e “não-idealizada” sobre força e movimento. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7072
Data defesa documento: 18-Dez-2007
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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