Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRondon Filho, Edson Benedito-
dc.date.accessioned2025-08-07T18:42:44Z-
dc.date.available2009-03-05-
dc.date.available2025-08-07T18:42:44Z-
dc.date.issued2008-12-10-
dc.identifier.citationRONDON FILHO, Edson Benedito. Fenomenologia da educação jurídica na formação policial militar. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7075-
dc.description.abstractTo research investigates the implications of the right’s education trial, come back to the Human Rights, applied in the technical formation of the official of the Military Police of Mato Grosso (PMMT), as turned out of questionings and reflections about some conducts perpetrated by members of the Institution, in the exercise of the function or outside of her, that affront straightly rights of in agreement, human anyone the inquiries and trials. The general objective was describe the importance of the right’s education trial for acclamation of the Democratic State of Right and for the formation of the Official of the PMMT, administrative agent and commander of police operations carried out by the Institution. The development of the research had like approach of approach the dialectics with orientation phenomenology, founded us studies of Merleau-Ponty and Foucault, whose function is going to try to understand the dimensions of the knowledge of the right education applied in the PMMT, understand the ambiguity that precedes the dimension stuff of be (military police), especially the ineffable and symbolic dimension on the basis of two rights phenomena identified, being an in the operational scope. For so much was utilized Geertz aiming at the description of the attitude of the "Webs" that tie the military police one to the organizational culture and unroll of the facts perceived as contrary to the order in force.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-23T13:08:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Edson Benedito Rondon Filho.pdf: 1671771 bytes, checksum: 8310eedbb65ecb65bf15c49a1e261d47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-07T18:42:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Edson Benedito Rondon Filho.pdf: 1671771 bytes, checksum: 8310eedbb65ecb65bf15c49a1e261d47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-07T18:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Edson Benedito Rondon Filho.pdf: 1671771 bytes, checksum: 8310eedbb65ecb65bf15c49a1e261d47 (MD5) Previous issue date: 2008-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFenomenologia da educação jurídica na formação policial militarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.subject.keywordEducação jurídicapt_BR
dc.subject.keywordPolícia Militarpt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Saulo Tarso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8585243462003260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8121682994001478pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga as implicações do processo educacional jurídico, voltado aos Direitos Humanos, aplicado na formação técnica dos (as) oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), como resultado de questionamentos e reflexões sobre algumas condutas perpetradas por integrantes da Instituição, no exercício da função ou fora dela, que afrontam diretamente direitos fundamentais de qualquer pessoa humana, conforme os inquéritos e processos administrativos instaurados pela Corregedoria Geral. O objetivo geral foi descrever a importância do processo educacional jurídico para consagração do Estado Democrático de Direito e para a formação do Oficial da PMMT, gestor administrativo e comandante de operações policiais realizadas pela Instituição. O desenvolvimento da pesquisa teve como método de abordagem a dialética com orientação fenomenológica, fundada nos estudos de Merleau-Ponty e Foucault, cuja função é tentar entender as dimensões do conhecimento do ensino jurídico aplicado na PMMT, focando a ambigüidade que antecede a dimensão material do ser (policial militar), sobretudo a dimensão simbólica e inefável com base em dois fenômenos jurídicos identificados, sendo um no âmbito operacional e outro no âmbito administrativo. Para tanto foi utilizada a hermenêutica de Geertz, visando a descrição da tessitura das “teias” que amarram o policial militar à cultura organizacional e o desenrolar dos fatos percebidos como contrários à ordem jurídica em vigor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Phenomenologypt_BR
dc.subject.keyword2Right’s educationpt_BR
dc.subject.keyword2Military Policept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Edson Benedito Rondon Filho.pdf1.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.