Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7081
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O processo de construção da gestão democrática escolar : desafios da relação entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais de Cuiabá |
Autor(es): | Klaus, Carlos |
Orientador(a): | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Dourado, Luiz Fernandes |
Resumo : | A presente dissertação tem como objetivo descrever o processo de construção da gestão democrática escolar, enfocando a relação entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as escolas da rede municipal de Cuiabá–MT. A democratização da gestão escolar no município de Cuiabá teve início em l986 ainda na efervescência do movimento pela (re) democratização política do país. Portanto, já se passaram mais de vinte anos e por isso é pertinente refletir sobre a contribuição desse processo na construção da democracia. Pesquisar a relação entre a SME e as escolas municipais significa lançar um novo olhar investigativo sobre o processo, visto que inúmeras pesquisas já foram realizadas com o foco voltado principalmente para o ambiente escolar. Na fundamentação teórica do problema partiu-se de uma análise das estruturas da sociedade moderna, através da teoria sociológica de Weber, cujos conceitos e categorias como a racionalização, a burocratização e a dominação, ajudam a compreender em que limites se circunscreve o processo de democratização desencadeado no âmbito da SME de Cuiabá. Tomando-se como opção metodológica a pesquisa qualitativa, utilizaram-se, basicamente, três instrumentos: análise documental, questionários, e entrevistas semi-estruturadas. Na coleta documental foram recolhidos e analisados ofícios circulares expedidos pela Diretoria de Políticas Educacionais (DIPE)/SME-Cuiabá, responsável pela comunicação com as escolas da rede. Os questionários serviram para caracterizar a equipe da referida diretoria e sua interpretação e compreensão do processo de democratização. As entrevistas realizadas com servidores da DIPE e com diretores das unidades escolares, revelam posições e olhares distintos acerca do processo de democratização da gestão escolar em Cuiabá. No decorrer da pesquisa ficou claro que o processo de democratização da gestão escolar resultou em importantes conquistas entre as quais se destaca: a consolidação da carreira profissional dos trabalhadores da educação; a instituição do Conselho Escolar Comunitário; o processo eletivo para os membros da Equipe Gestora das escolas (Diretor, Coordenador e Secretário Escolar); o fortalecimento da autonomia escolar; o Projeto Político Pedagógico das escolas; a instituição do Fórum Municipal de Educação, da Conferência Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação. São avanços consideráveis, mas, a democratização da gestão escolar, na perspectiva da construção de uma contrahegemonia, fora dos moldes procedimentais em que está hoje definida ainda reserva grandes desafios a serem superados como a influência clientelista, a racionalização burocrática do processo que induz a mera execução procedimental do instituído, a dominação na relação de poder entre SME e escolas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The objective of the research presented here is to describe the process through which the democratic management of schools is constructed, with a focus on the relations between the Municipal Secretary of Education (MSE) and the schools pertaining to the municipal school district of Cuiabá–MT. The democratization of school management in Cuiabá began in 1986, a period which coincided with the effervescent atmosphere created by the movement for the (re) democratization of the country. For that matter, after more than twenty years of its institution, it is pertinent to reflect upon the contribution of this process to the construction of democracy. Researching the relations between the MSE and the district schools results in a new way of perceiving this process, as numerous researches already conducted have focused primarily on the school environment. The theoretic foundation for this research is the analysis of the structures of modern society, based on Weber’s sociologic theory, with concepts and categories such as rationalization, bureaucratization and domination contributing to the understanding of the limits that circumscribe the process of democratization which has taken place within the municipality of Cuiabá, in conjunction with the MSE. This research is based upon qualitative methodology, of which three instruments were used to collect data: documental analysis, questionnaires and semi-structured interviews. Official documents, such as circulars published by the Directorship of Educational Policies (DEP)/MSE-Cuiabá, responsible for communication among district schools, were collected and analyzed. The purpose of the questionnaires was to characterize the team of the above-referred directorship and their interpretation and comprehension of the democratization process. The interviews, which were conducted with functionaries of the DEP and directors of individual schools, reveal distinct positions and viewpoints regarding the process of democratization of school management in Cuiabá. During research, it became clear that the results of this process included important conquests, of which the following stand out: the consolidation of the professional career of those involved with education; the institution of the Community School Council; the electoral process for members of the Management Team (Director, Coordinator and School Secretary); the strengthening of school autonomy; the Pedagogical Policy Project of the schools; the institution of the Municipal Forum on Education; the Municipal Conference on Education and the Municipal Education Council. These are considerable advances; however, the democratization of school management, within the perspective of the construction of a counter-hegemony movement which lies outside current procedural frameworks, still must confront and overcome great challenges, such as the influence of clientelism, the rationalization of the bureaucratic process which translates to the mere execution of instituted procedures, and domination in the relation of power that exists between the MSE and district schools. |
Palavra-chave: | . |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | KLAUS, Carlos. O processo de construção da gestão democrática escolar: desafios da relação entre a Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais de Cuiabá. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7081 |
Data defesa documento: | 28-Jul-2008 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2008_Carlos Klaus.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.