Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Claudia Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2025-08-07T21:30:33Z-
dc.date.available2008-12-10-
dc.date.available2025-08-07T21:30:33Z-
dc.date.issued2008-07-21-
dc.identifier.citationCARVALHO, Claudia Cristina Ferreira. Ser no brincar, o brincar de ser o grupo: um estudo sobre a noção de pertença numa comunidade negra do Mutuca em Nossa Senhora do Livramento-MT. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/7082-
dc.description.abstractThis work has as objective to look for to understand the importance, the meanings of playing and of the trick for the children and the black community of the Mutuca in the construction of it belongs identitária. Lócus of the research was a community of afro-descendants of slaves, located in the city of Our Sehora of the Release approximately 40k of the capital of TM, Cuiabá. We look for, since the phase theoretician-metodológica until the final phase of analysis and interpretation of the data, to elucidate a question that covered with us the investigativo process all: Of that way the members of a community afro-descendants of slaves if inscribe, through the playful manifestations that compose its daily one as pertaining citizens to a distinct ethnic-cultural identitário group? The present research was felt inspired in the etnográficos procedures, footwear in dense a descriptive and interpretativa boarding. We use the participant comment, the interview half-structuralized and of the focal group for the collection of data. We use different authors in the search to understand the object of the research. The conceptual questions of quilombo, ethnic identity, ethnicity and territoriality, based on the studies of Flag (1988), Poutignat and Streiff-Fenart (1998), Barth (1998), O' Dwyer (2002), Treccani (2006), Hall (2003), amongst others. How much to the questions of playing and the trick, Gomes (2003) Michel Maffesoli (1998, 2005), Huizinga (2005) amongst others. The games, playing and the trick as cultural phenomenon, the community of blacks the reverse speed-linking with cosmo societal, is the emotional cement who allow the grouping from a territory dominated for the affection, belongs strengthens it ethnic-cultrual in the identitária construction. For these playful manifestations micron-attitudes perpassam, very small creations, prompt situations, ephemeral situations, in which symbolic forces in the learning of the group socialidade become.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-12-20T14:12:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Claudia Cristina Ferreira Carvalho.pdf: 5963024 bytes, checksum: 7b2a26e80c5b4a14c8c9ec964cbd9592 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2025-08-07T21:30:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Claudia Cristina Ferreira Carvalho.pdf: 5963024 bytes, checksum: 7b2a26e80c5b4a14c8c9ec964cbd9592 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-07T21:30:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2008_Claudia Cristina Ferreira Carvalho.pdf: 5963024 bytes, checksum: 7b2a26e80c5b4a14c8c9ec964cbd9592 (MD5) Previous issue date: 2008-07-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSer no brincar, o brincar de ser o grupo : um estudo sobre a noção de pertença numa comunidade negra do Mutuca em Nossa Senhora do Livramento-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordPertençapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade étnico-culturalpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Maria de Lourdes Bandeira Lamonica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9326944840053988pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982560843745120pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo procurar compreender a importância, os significados do brincar e da brincadeira para as crianças e para a comunidade negra do Mutuca na construção da pertença identitária. O lócus da pesquisa foi uma comunidade de afro-descendentes de escravos, localizada no municipio de Nossa Sehora do Livramento- aproximadamente a 40k da capital de MT-Cuiabá. Procuramos, desde a fase teórico-metodológica até a final de análise e interpretação dos dados, elucidar uma pergunta que nos instigou durante processo investigativo, ou seja de que modo os membros de uma comunidade afro-descendentes de escravos se inscrevem, por meio das manifestações lúdicas que compõem seu cotidiano, como sujeitos pertencentes a um grupo identitário étnico-cultural distinto? A presente pesquisa inspirou-se nos procedimentos etnográficos, calcados numa abordagem descritiva e interpretativa densa. Utilizamos a observação participante, a entrevista semi-estruturada e do grupo focal para a coleta de dados. Dialogamos com diferentes autores na busca de compreender o objeto da pesquisa. As questões conceituais de quilombo, identidade étnica, etnicidade e territorialidade, fundamentados nos estudos de Bandeira (1988), Poutignat e Streiff-Fenart (1998), Barth (1998), O'Dwyer (2002), Treccani (2006), Hall (2003), dentre outros. Quanto às questões do brincar e da brincadeira fundamentamos em Gomes (2003) Michel Maffesoli (1998, 2005), Huizinga (2005) dentre outros. Os jogos, o brincar e a brincadeira como fenômeno cultural, permite à comunidade de negros a re-ligação com o cosmo societal, logo são cimentos emocionais do agrupamento. A partir de um território dominado pelos afetos, reforça a pertença etnico-cultural na construção identitária. Por essas manifestações ludicas perpassam micro-atitudes, criações minusculas, situações pontuais, situações efemêras, nos quais se tornam forças simbólicas no aprendizado da socialidade grupal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Ludicidadept_BR
dc.subject.keyword2Belongspt_BR
dc.subject.keyword2Etnico-cultural identitypt_BR
dc.contributor.referee3Cuyabano, Emília Darci de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Claudia Cristina Ferreira Carvalho.pdf5.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.