Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7082
Tipo documento: Dissertação
Título: Ser no brincar, o brincar de ser o grupo : um estudo sobre a noção de pertença numa comunidade negra do Mutuca em Nossa Senhora do Livramento-MT
Autor(es): Carvalho, Claudia Cristina Ferreira
Orientador(a): Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Freire, Maria de Lourdes Bandeira Lamonica
Membro da Banca: Cuyabano, Emília Darci de Souza
Resumo : Este trabalho tem como objetivo procurar compreender a importância, os significados do brincar e da brincadeira para as crianças e para a comunidade negra do Mutuca na construção da pertença identitária. O lócus da pesquisa foi uma comunidade de afro-descendentes de escravos, localizada no municipio de Nossa Sehora do Livramento- aproximadamente a 40k da capital de MT-Cuiabá. Procuramos, desde a fase teórico-metodológica até a final de análise e interpretação dos dados, elucidar uma pergunta que nos instigou durante processo investigativo, ou seja de que modo os membros de uma comunidade afro-descendentes de escravos se inscrevem, por meio das manifestações lúdicas que compõem seu cotidiano, como sujeitos pertencentes a um grupo identitário étnico-cultural distinto? A presente pesquisa inspirou-se nos procedimentos etnográficos, calcados numa abordagem descritiva e interpretativa densa. Utilizamos a observação participante, a entrevista semi-estruturada e do grupo focal para a coleta de dados. Dialogamos com diferentes autores na busca de compreender o objeto da pesquisa. As questões conceituais de quilombo, identidade étnica, etnicidade e territorialidade, fundamentados nos estudos de Bandeira (1988), Poutignat e Streiff-Fenart (1998), Barth (1998), O'Dwyer (2002), Treccani (2006), Hall (2003), dentre outros. Quanto às questões do brincar e da brincadeira fundamentamos em Gomes (2003) Michel Maffesoli (1998, 2005), Huizinga (2005) dentre outros. Os jogos, o brincar e a brincadeira como fenômeno cultural, permite à comunidade de negros a re-ligação com o cosmo societal, logo são cimentos emocionais do agrupamento. A partir de um território dominado pelos afetos, reforça a pertença etnico-cultural na construção identitária. Por essas manifestações ludicas perpassam micro-atitudes, criações minusculas, situações pontuais, situações efemêras, nos quais se tornam forças simbólicas no aprendizado da socialidade grupal.
Resumo em lingua estrangeira: This work has as objective to look for to understand the importance, the meanings of playing and of the trick for the children and the black community of the Mutuca in the construction of it belongs identitária. Lócus of the research was a community of afro-descendants of slaves, located in the city of Our Sehora of the Release approximately 40k of the capital of TM, Cuiabá. We look for, since the phase theoretician-metodológica until the final phase of analysis and interpretation of the data, to elucidate a question that covered with us the investigativo process all: Of that way the members of a community afro-descendants of slaves if inscribe, through the playful manifestations that compose its daily one as pertaining citizens to a distinct ethnic-cultural identitário group? The present research was felt inspired in the etnográficos procedures, footwear in dense a descriptive and interpretativa boarding. We use the participant comment, the interview half-structuralized and of the focal group for the collection of data. We use different authors in the search to understand the object of the research. The conceptual questions of quilombo, ethnic identity, ethnicity and territoriality, based on the studies of Flag (1988), Poutignat and Streiff-Fenart (1998), Barth (1998), O' Dwyer (2002), Treccani (2006), Hall (2003), amongst others. How much to the questions of playing and the trick, Gomes (2003) Michel Maffesoli (1998, 2005), Huizinga (2005) amongst others. The games, playing and the trick as cultural phenomenon, the community of blacks the reverse speed-linking with cosmo societal, is the emotional cement who allow the grouping from a territory dominated for the affection, belongs strengthens it ethnic-cultrual in the identitária construction. For these playful manifestations micron-attitudes perpassam, very small creations, prompt situations, ephemeral situations, in which symbolic forces in the learning of the group socialidade become.
Palavra-chave: Ludicidade
Pertença
Identidade étnico-cultural
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ludicidade
Belongs
Etnico-cultural identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CARVALHO, Claudia Cristina Ferreira. Ser no brincar, o brincar de ser o grupo: um estudo sobre a noção de pertença numa comunidade negra do Mutuca em Nossa Senhora do Livramento-MT. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7082
Data defesa documento: 21-Jul-2008
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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