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Tipo documento: Dissertação
Título: Unidade de ensino potencialmente significativa : um novo jeito de abordar o tema : o espectro eletromagnético
Autor(es): Zubler, Christiane Valéria Costetti dos Santos
Orientador(a): Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Pantoja, Glauco Cohen Ferreira
Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar a potencialidade de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), como recurso metodológico facilitador da aprendizagem significativa para o tema Espectro Eletromagnético e seus desdobramentos conceituais. A pesquisa foi realizada em duas etapas distintas: construção da UEPS de forma colaborativa, em encontros de formação continuada, com duas professoras de matemática que atuam na disciplina de Física de uma Escola Estadual do município de Sinop e aplicação em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio em que as professoras atuam, com o objetivo de verificar a sua aplicabilidade e a busca de evidências de aprendizagem significativa. Para coleta de dados da pesquisa foram utilizados questionários, entrevistas, registro das atividades experimentais, diário de bordo, fotografias das atividades realizadas, mapa conceitual e avaliação escrita. Os dados obtidos foram sistematizados, categorizados, comparados e analisados de forma qualitativa. A análise realizada fundamentada a partir dos resultados obtidos mostrou, de modo geral, que a unidade de ensino possibilitou uma melhora significativa do interesse dos alunos em aprender, apontou ainda algumas evidências da promoção da aprendizagem significativa, corroborando assim para a validação dessa UEPS.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to investigate the potential of a Potentially Significant Teaching Unit (LIFO), as a methodological resource facilitator of meaningful learning for the subject Electromagnetic Spectrum and its conceptual developments. The survey was conducted in two stages: Construction LIFO collaboratively in continuing education meetings, with two math teachers who work in the discipline of physics of a state school in the city of Sinop and application in two classes of the first year of high school where the teachers work, in order to verify its applicability and the search for meaningful learning of evidence. To collect research data questionnaires were used, interviews, recording of experimental activities, logbook, photographs of activities, conceptual map and written evaluation. The data were organized, categorized, compared, and analyzed qualitatively. The analysis based from the results showed, in general, the teaching unit enabled a significant improvement in student interest in learning, also showed some evidence of promoting meaningful learning, thus corroborating the validation of this LIFO.
Palavra-chave: Ensino de física
Aprendizagem significativa
Espectro eletromagnético
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Meaningful learning
Electromagnetic spectrum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: ZUBLER, Christiane Valéria Costetti dos Santos. Unidade de ensino potencialmente significativa: um novo jeito de abordar o tema: o espectro eletromagnético. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7086
Data defesa documento: 27-Jun-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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