Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7095
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A abordagem temática leite no ensino de ciências : um olhar para a formação continuada de pedagogos(as) |
Autor(es): | Silva, Cassiani Lemos da |
Orientador(a): | Wobeto, Carmen |
Coorientador: | Rosa, Claudineli Cássia Bueno da |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Rosa, Claudineli Cássia Bueno da |
Membro da Banca: | Carvalho, Sandra Pereira de |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Resumo : | Analisando o processo de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza na/para Educação Infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa promoveu um espaço de reflexão da prática pedagógica e articulou a participação ativa destes professores(as) em um curso de formação continuada, com o intuito de produzir e avaliar uma sequência didática envolvendo a Ciência do leite. Promover aos professores da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental um espaço de reflexão de sua prática pedagógica e a participação na elaboração e avaliação de uma sequência didática envolvendo a Ciência do leite como estratégia de formação continuada foi o objetivo principal. A pesquisa investigada como a produção coletiva de uma sequência didática, abordando a alfabetização contextualizada com a Ciência do Leite, pode contribuir para a formação continuada de pedagogos(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia de ensino, o curso aconteceu de forma quinzenal, contendo seis encontros com duração de 2 horas, totalizando 12 horas de formação com os professores da Escola Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato. A pesquisa provém de uma abordagem qualitativa, orientada metodologicamente pela pesquisa participante. Foram aplicados dois questionários, um prévio e outro após o curso. Além disso, foi realizada a socialização de planos de aula produzidos pelos participantes durante o curso de formação continuada. Como etapa de encerramento do curso, foi apresentada a sequência didática, que foi avaliada e recebeu as contribuições dos participantes por meio de uma roda de conversa. Nesta pesquisa realizou-se a articulação de saberes teóricos/práticos com base no construtivismo de Piaget, priorizando a formação específica com o olhar para a construção de planejamentos, o que possibilitou o Ensino de Ciências da Natureza de forma dinâmica, proporcionando um ensino contextualizado, prático e lúdico que prioriza a alfabetização, considerando que para crianças entre a fase da Educação Infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental, é importante priorizar aprendizagens que efetivem o seu protagonismo, seu jeito de ser e estar no mundo. O curso de formação continuada proporcionou um espaço de reflexão sobre a prática pedagógica, no qual os(as) professores(as) da Escola de Educação Básica Monteiro Lobato participaram ativamente da produção da sequência didática. A partir do desenvolvimento de algumas aulas com seus alunos, eles ofereceram sugestões enriquecedoras para o aprimoramento da sequência elaborada neste estudo, especialmente no que se refere à transposição didática e às orientações teórico-metodológicas destinadas aos educadores. |
Resumo em lingua estrangeira: | Analyzing the learning process in the teaching of Natural Sciences in/for Early Childhood Education and the first year of Primary School, this research promoted a space for reflection on pedagogical practice and articulated the active participation of these teachers in a continuing education course, with the aim of producing and evaluating a didactic sequence involving the science of milk. The main objective was to provide early childhood education and elementary school teachers with a space to reflect on their teaching practice and participate in the development and evaluation of a didactic sequence involving the science of milk as a continuing education strategy. The research investigated how the collective production of a didactic sequence, addressing literacy contextualized with the Science of Milk, can contribute to the continuing education of Early Childhood Education and Elementary School teachers. As for the teaching methodology, the course took place every two weeks, with six 2-hour meetings, totaling 12 hours of training with teachers from the Monteiro Lobato Municipal School of Basic Education. The research is based on a qualitative approach, methodologically guided by participant research. Two questionnaires were administered, one before and one after the course. In addition, lesson plans produced by the participants during the continuing education course were socialized. At the end of the course, the didactic sequence was presented, which was evaluated and received contributions from the participants through a round table discussion. In this research, the articulation of theoretical/practical knowledge based on Piaget's constructivism was carried out, prioritizing specific training with an eye to the construction of plans, which made it possible to teach Nature Sciences in a dynamic way, providing contextualized, practical and playful teaching that prioritizes literacy, considering that for children between the Early Childhood Education phase and the first year of Elementary School, it is important to prioritize learning that makes their protagonism effective, their way of being and being in the world. The continuing education course provided a space for reflection on pedagogical practice, in which the teachers from the Monteiro Lobato Basic Education School actively participated in the production of the didactic sequence. Based on the development of some lessons with their students, they offered enriching suggestions for improving the sequence developed in this study, especially with regard to didactic transposition and the theoretical-methodological guidelines for educators. |
Palavra-chave: | Ciências da natureza Educação infantil Primeiro ano do ensino fundamental Transposição didática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nature sciences Early childhood education First year of elementary school Didactic transposition |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | SILVA, Cassiani Lemos da. A abordagem temática leite no ensino de ciências: um olhar para a formação continuada de pedagogos(as). 2025. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7095 |
Data defesa documento: | 24-Feb-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_Cassiani Lemos da Silva.pdf | 14.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.