Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7099
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Teatro na escola : a percepção dos alunos do ensino médio sobre uma experiência na Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO |
Autor(es): | Silva, Diva Mari Marinho da |
Orientador(a): | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Brandão, Ludmila de Lima |
Resumo : | O presente trabalho resulta de pesquisa desenvolvida com jovens dos terceiros anos A, B e C do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, no Estado de Rondônia, no período de 2007. Este estudo tem por objetivo verificar qual é, e como se deu a contribuição do teatro no processo de construção e ampliação da linguagem dos jovens alunos dos primeiros anos do Ensino Médio da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste – RO, no período letivo de 2005-2006, que hoje se encontram cursando o terceiro ano. Portanto a pesquisa foi realizada com estes sujeitos, que falam de uma experiência vivenciada por eles através da atividade teatral. Isso, como instrumento de expressão própria como a dramatização criativa, associativa, espontânea, possibilitando construir, transformar circunstâncias e integrar-se a colegas nas representações de papéis. O estudo situa-se na perspectiva qualitativa, com base em estudo de caso. Para tanto lançou-se mão de instrumentos como questionário e entrevista, além da técnica de grupo focal, de forma a complementar a coleta de dados. Na expectativa de responder o problema da investigação, a pesquisadora pautou-se pela seguinte indagação: O teatro no ambiente escolar colabora com o processo de construção da linguagem dos jovens do ensino médio da EAF-CO? A pesquisa foi realizada com 43 jovens do 3.º ano das turmas A, B e C do Ensino Médio, da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO. Verificou-se que a presença do teatro no processo de ensino-aprendizagem traz à cena “espaços” ausentes da sala de aula, e que a dramatização é uma ferramenta que proporciona interação do aluno com o meio, promovendo melhor relacionamento, ampliando a aquisição da linguagem/aprendizagem com maior desenvolvimento da criatividade e imaginação. Constatou-se que por intermédio das atividades de teatro há um avanço considerável para que os jovens se apropriem de leituras de mundo mais amplo. “Abrir as portas” para as possibilidades que o teatro oferece ao ensino pode permitir que o educando “acorde” para tempos de diálogo, reflexão e solidariedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is a result of a research developed with third-year young high students of the A, B and C classes in the Federal Agrotechnical School of Colorado do Oeste, in the State of Rondônia, in 2007. This study aimed at verifying how the theatre contributes and/or how this contribution happened in the process of construction and enlargement of the language of the first-year young high-school students of the Federal Agrotechnical School of Colorado do Oeste – RO, during 2005-2006, and that today are in the third year. So, the research was carried out with these subjects who talk about an experience they had through theatrical activities. The study uses the qualitative perspective, based on a case study. This was used as an instrument of personal expression such as creative, associative and spontaneous dramatization, making it possible to construct, change circumstances and integrate with colleagues in the performance. For this, questionnaires, interviews and also focal group techniques to complete the data collection were used. In the expectation of answering the investigation problem, the researcher followed the following question: Does theatre in the school environment cooperate with the construction process of language of young high school students at EAF-CO? The research was carried out with 43 young high school students of the third year, classes A, B and C of the Federal Agrotechnical School of Colorado do Oeste - RO. It was verified that the presence of theatre in the teaching-learning process brings to light absent “spaces” of the classroom, and that dramatization is a tool which offers the interaction of the student with the environment, bringing a better relationship, enlarging the acquisition of language/learning with a bigger development of creativity and imagination. It was verified that through theatre activities there is a considerable advance for the young students as they acquire wider world knowledge. “Open the doors” for the opportunities that theatre offers to teaching can allow the student “to wake up” to dialogues, reflection and solidarity. |
Palavra-chave: | Ensino médio Linguagem Teatro |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | High school Language Theatre |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Diva Mari Marinho da. Teatro na escola: a percepção dos alunos do ensino médio sobre uma experiência na Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7099 |
Data defesa documento: | 25-Jul-2008 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2008_Diva Mari Marinho da Silva.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.