Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7104
Tipo documento: Dissertação
Título: Violência : a voz de professores e funcionários de uma escola pública de Cuiabá
Autor(es): Cândido, Eliana de Lourdes
Orientador(a): Speller, Maria Augusta Rondas
Membro da Banca: Speller, Maria Augusta Rondas
Membro da Banca: Tomaz, Vera Lúcia Blum
Membro da Banca: Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
Resumo : A presente pesquisa, apresentada ao Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, pertence à área Educação, Cultura e Sociedade, linha de pesquisa Educação e Psicologia, grupo Educação, Subjetividade e Psicanálise. Realizou-se com alguns professores e funcionários que atuam na Escola Estadual Maria Hermínia Alves, situada no bairro CPA IV, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. O objetivo da pesquisa foi investigar o que professores e funcionários pensam sobre a violência, sobre as configurações familiares atuais, sobre o amor, bem como as formas de violência geradas pela cultura escolar, considerando sua temática no campo da subjetividade, educação e psicanálise. As técnicas de grupo operativo, entrevistas semi-estruturadas e questionário possibilitaram a discussão da violência em geral e na escola, da família e do amor. O grupo compareceu com sua história pessoal consciente ou inconscientemente e, na medida em que os sujeitos sentiram necessidade de compartilhar as informações em função da tarefa, foi criada uma nova história resultado da reflexão coletiva. A tarefa permitiu aos sujeitos discutirem assuntos que pareciam inconcebíveis ou para aos quais não há espaços dentro da escola. Houve momentos na pesquisa em que cada integrante trouxe para a discussão no grupo suas próprias histórias pessoais e profissionais, com a tomada de consciência de que suas próprias definições e posições, muitas vezes, resultavam de preconceitos e estereotipias acerca da violência. O levantamento dos dados resultou na formulação das categorias. Ao final da análise das falas, temos um panorama sobre violência escolar, família e amor. No tocante à violência escolar, os sujeitos buscaram suas causas na violência familiar e na falta de amor, atribuindo-lhes a culpa pela violência sem propostas de ações orientadas para a mudança. Os sujeitos se prendem a discursos moralistas e queixosos. A psicanálise afirma que discursos queixosos, sem implicações de quem se queixa e denuncia, são imobilizadores. Diante disso é importante que, em lugar da oferta de respostas inexistentes aos professores e funcionários, sejam propiciadas as condições para que eles próprios construam essas respostas, ao se questionarem sobre sua posição subjetiva enquanto educadores e sobre a função social da escola. São tarefas da escola colaborar para a circulação da palavra e criar oportunidades para que os “atores escolares” ressignifiquem suas angústias por meio da fala, a fim de que vivenciem, de modo menos destrutivo e mais criativo, o cotidiano educacional, inovando-o.
Resumo em lingua estrangeira: The research, presented to the Office of Education, Federal University of Mato Grosso, belongs to the area Education, Culture and Society, online search of Education and Psychology, Education Group, Subjectivity and Psychoanalysis.Was held with some teachers and officials working in State College Maria Herminia Alves, located in the district CPA IV, in the city of Cuiaba, Mato Grosso.The objective of the research was to investigate what teachers and employees think about violence, about the current settings family, about love, and the forms of violence generated by the school culture, considering its themes in the field of subjectivity, education and psychoanalysis.The techniques of operating group, semistructured questionnaire and allowed the discussion of violence in general and in school, family and love.The group appeared with his personal history and consciously or unconsciously, to the extent that the subjects felt need to share information according to the task, a new history result of collective reflection.The task allowed to discuss subject matters that seemed inconceivable or for which there are no spaces in the schoolThere were moments in the search in which each integral brought to the discussion group in their own personal stories and professional, with the increased awareness that their own definitions and positions, often the result of prejudice and stereotypes about the violence. The survey data resulted in the formulation of categories. At the end of the analysis of discourse, we have a picture on school violence, family and love. Regarding school violence, the subject sought its causes in family violence and the lack of love, giving them the blame for the violence without actionoriented proposals for change. The subject is related to moral discourse and complainants. The analysis says that speeches complainants, without implications of those complaining and denouncing are immobilizers. Facing it is important that, instead of offering no answers to teachers and staff, are offered the conditions for which they build those answers, when questioning about his subjective position as educators and the social function of the school. These are tasks of school work for the movement of the floor and create opportunities for the "actors school" ressignifiquem their anxieties through speech, so experiencing, so less destructive and more creative, the daily educational, innovating it.
Palavra-chave: Educação
Violência
Psicanálise
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Violence
Psychoanalysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CÂNDIDO, Eliana de Lourdes. Violência: a voz de professores e funcionários de uma escola pública de Cuiabá. 2008. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7104
Data defesa documento: 12-Dec-2008
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2008_Eliana de Lourdes Candido.pdf1.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.