Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/7111
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Memórias e narrativas LGBTQIAP+ : uma análise discursiva sobre os processos de silenciamento no período escolar |
Autor(es): | Silva, João Vitor da |
Orientador(a): | Beltrão, Marcio Evaristo |
Membro da Banca: | Beltrão, Marcio Evaristo |
Membro da Banca: | Barros, Solange Maria de |
Membro da Banca: | Gonçalves, Raquel Pereira |
Resumo : | Esta dissertação de mestrado investiga como as escolas públicas do estado de Mato Grosso participam na constituição das subjetividades, em específico de homens LGBTQIAP+, ao serem examinadas as dinâmicas de poder e ideológicas que os moldam. Para a execução das propostas estabelecidas, a pesquisa analisa como narrativas sobre gênero e sexualidade são construídas e perpetuadas nas práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que é identificada a forma como as ações normativas atuam e, portanto, serão questionadas para a promoção de uma emancipação social (BARROS, 2015). Como objetivos específicos, o estudo propõe: (i) evidenciar as relações e diferenças nos processos de constituição subjetiva de homens LGBTQIAP+ ao longo de suas trajetórias escolares; (ii) analisar os enunciados desses indivíduos para revelar os mecanismos de silenciamento nas escolas públicas mato-grossenses; e (iii) compreender os processos históricos de exclusão e resistência da população LGBTQIAP+ na região de Mato Grosso. Para isso, o estudo adota a pesquisa qualitativa, orientada pela Análise Crítica do Discurso (ACD), segundo Fairclough (2003), que permite analisar como a linguagem estrutura as relações de poder socialmente escritas. Mais específico aos estudos da ACD, a interdiscursividade é categoria mobilizada para mapear os discursos sociais permeadas pelas questões de gênero e sexualidade nas práticas educativas. Para isso, o referencial teórico articula-se a partir de: Análise Crítica do Discurso (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), os estudos de conjuntura (QUINALHA, 2014) e os estudos de gênero e sexualidade (PRECIADO, 2020; FOUCAULT, 2022; LOURO, 2022, LEMEBEL, 2023), com destaque para a Teoria Queer e Performatividade (BUTLER, 2019; SALIH, 2012). Os participantes que integram esse estudo são homens LGBTQIAP+ que cursaram a educação básica em escolas do estado de Mato Grosso. No mais, o interesse do estudo supracitado é sustentado pelo desejo em desenvolver um diálogo interdisciplinar com as ciências sociais, para uma compreensão mais profunda das implicações epistemológicas suscitadas neste estudo. Os resultados obtidos mostraram a escola como espaço dinâmico de negociações identitárias, tensionado por discursos normativos que privilegiam a heterossexualidade. Embora avanços políticos tenham garantido direitos a pessoas LGBTQIAP+, esses direitos ainda são frágeis e alvo de ataques. Por fim, o estudo destaca a necessidade de a escola assegurar esses direitos e ser um espaço inclusivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation investigates how public schools in the state of Mato Grosso contribute to the construction of subjectivities, specifically those of LGBTQIAP+ men, by examining the power dynamics and ideological forces that shape them. The research analyzes how narratives surrounding gender and sexuality are constructed and perpetuated within pedagogical practices, while also identifying how normative actions influence these processes, which will be questioned in order to promote social emancipation (BARROS, 2015). The specific objectives of the study are: (i) to highlight the relationships and differences in the subjective constitution processes of LGBTQIAP+ men throughout their educational trajectories; (ii) to analyze the statements of these individuals to reveal the mechanisms of silencing in public schools in Mato Grosso; and (iii) to understand the historical processes of exclusion and resistance of the LGBTQIAP+ population in the Mato Grosso region. The study adopts a qualitative approach guided by Critical Discourse Analysis (CDA), as proposed by Fairclough (2003), which allows for an examination of how language structures socially written power relations. More specifically within CDA, the category of interdiscursivity is used to map social discourses related to gender and sexuality in educational practices. The theoretical framework integrates: Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), conjuncture studies (QUINALHA, 2014), and studies of gender and sexuality (PRECIADO, 2020; FOUCAULT, 2022; LOURO, 2022; LEMEBEL, 2023), with a focus on Queer Theory and Performativity (BUTLER, 2019; SALIH, 2012). Participants in the study are LGBTQIAP+ men who completed their basic education in schools in the state of Mato Grosso. The interest in this study is rooted in the desire to foster an interdisciplinary dialogue with social sciences to gain a deeper understanding of the epistemological implications raised by this research. The results revealed the school as a dynamic space for identity negotiations, influenced by normative discourses privileging heterosexuality. While political advances have secured rights for LGBTQIAP+ individuals, these rights remain fragile and subject to attack. Ultimately, the study emphasizes the need for schools to safeguard these rights and serve as inclusive spaces. |
Palavra-chave: | Análise crítica do discurso Gênero e sexualidade Escola Narrativas Sujeitos LGBTQIAP+ |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Critical discourse analysis Gender and sexuality School Narratives LGBTQIAP+ individuals |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SILVA, João Vitor da. Memórias e narrativas LGBTQIAP+: uma análise discursiva sobre os processos de silenciamento no período escolar. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7111 |
Data defesa documento: | 28-Feb-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2025_João Vitor da Silva.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.