Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7113
Tipo documento: Dissertação
Título: As práticas do multiletramento na educação do campo : uma análise de conjuntura das salas anexas da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Cocalinho-MT
Autor(es): Arruda, Ilana Gomes de
Orientador(a): Beltrão, Marcio Evaristo
Membro da Banca: Beltrão, Marcio Evaristo
Membro da Banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Membro da Banca: Gomes, Analice de Sousa
Resumo : O presente estudo tem como objetivo investigar e analisar a relevância das práticas pedagógicas fundamentadas no multiletramento para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação de sujeitos críticos no âmbito da educação do campo. A pesquisa se concentra nas salas anexas da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada na zona rural do município de Cocalinho-MT, levando em consideração as vivências, experiências e habilidades dos sujeitos envolvidos, bem como as especificidades do contexto rural. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos das salas anexas do Ensino Médio dessa instituição, além de encontros com esses estudantes por meio de grupos focais. Esses dados foram analisados a partir de uma análise de conjuntura, metodologia analítica integrante da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001). O arcabouço teórico está alicerçado nos estudos de Arroyo (2004a, 2004b, 2004c, 2004d, 2011) e Rojo (2012a, 2012b, 2012c), que discutem as particularidades da educação do campo e a urgência de práticas pedagógicas que promovam a inclusão, o protagonismo e a equidade social por meio do multiletramento. Como resultado da pesquisa, observa-se que os encontros realizados com os alunos a partir da perspectiva do multiletramento promoveram uma aprendizagem significativa e contextualizada com a realidade da vida no campo, bem como o fortalecimento da formação de sujeitos capazes de articular os conhecimentos adquiridos com as demandas de sua realidade social. Espera-se que, com o incentivo recebido, esses estudantes ampliem sua atuação social, destacando-se em avaliações externas, no ingresso ao ensino superior e no exercício pleno da cidadania, contribuindo, assim, para a construção de uma educação mais justa e inclusiva, alinhada às demandas do campo.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to investigate and analyze the relevance of pedagogical practices based on multiliteracies for the teaching-learning process and the formation of critical subjects within the scope of rural education. The research focuses on the annex classrooms of Escola Estadual Getúlio Vargas, located in the rural area of the municipality of Cocalinho-MT, considering the lived experiences, backgrounds, and skills of the subjects involved, as well as the specificities of the rural context. Methodologically, this is a qualitative study in which data were collected through questionnaires administered to high school students from the annex classrooms of this institution, as well as through focus group discussions. These data were analyzed using a conjunctural analysis, a methodological approach within Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001). The theoretical framework is grounded in the studies of Arroyo (2004a, 2004b, 2004c, 2004d, 2011) and Rojo (2012a, 2012b, 2012c), which address the particularities of rural education and the urgent need for pedagogical practices that foster inclusion, student agency, and social equity through multiliteracies.As a result of the study, it was observed that the meetings held with students, centered on the perspective of multiliteracies, promoted meaningful and contextually relevant learning, closely aligned with the realities of rural life. Additionally, they reinforced the development of subjects capable of articulating the knowledge acquired with the demands of their social reality. It is expected that, with the encouragement provided through this research, these students will expand their social engagement, excel in external assessments, access higher education, and fully exercise their citizenship, thereby contributing to the construction of a more just and inclusive education system, aligned with the needs of rural communities.
Palavra-chave: Multiletramento
Ensino-aprendizagem
Educação do campo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Multiliteracies
Teaching-learning process
Rural education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: ARRUDA, Ilana Gomes de. As práticas do multiletramento na educação do campo: uma análise de conjuntura das salas anexas da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Cocalinho-MT. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7113
Data defesa documento: 6-Mar-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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