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http://ri.ufmt.br/handle/1/7117
Tipo documento: | Tese |
Título: | Discurso, identidade e raça no ensino médio : a perspectiva dos letramentos críticos |
Autor(es): | Campos, Jucelina Ferreira de |
Orientador(a): | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Barros, Solange Maria de |
Membro da Banca: | Lima, Ana Paola de Souza |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Silva, Kleber Aparecido da |
Resumo : | Esta pesquisa se insere na perspectiva dos Letramentos Críticos sobre discurso, identidade e raça. Neste estudo, investigaram-se as marcas linguísticas que relevaram como os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Várzea Grande/MT construíram suas identidades sociais. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma Oficina de Língua Portuguesa, que teve um total de cinco encontros com a participação de 18 estudantes. Nesses encontros, foram realizadas atividades de leitura e escrita com os gêneros textuais: autorretrato, canção, poema e cartaz. Desse conjunto de gêneros, foram selecionados quatro que são produtos da oficina: nuvem de palavras, poema, cartaz digital e relato pessoal. A análise discursiva possibilitou a geração de dados que revelaram as subjetividades dos estudantes, destacando as nuances dos elementos linguísticos presentes em seus discursos sobre identidade e raça. Metodologicamente, o enquadre é qualitativo com método de estudo de caso e pesquisa-ação, sobretudo, por se tratar de um estudo que envolve um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Esta pesquisa está embasada à luz da teoria discursiva de Gee (2005, 2014) e de outros teóricos linguísticos como Moita Lopes (2023, 2006, 2010), Pennycook (1990, 2006), Leffa (2006, 2012) e Rojo (2009, 2012). Os dados da pesquisa demonstraram que o eixo temático identidade e raça permitiu aos estudantes expressarem suas subjetividades em relação à sua própria percepção e formação. Ainda, as marcas linguísticas revelaram o cruzamento de múltiplos discursos que favoreceram tanto o desenvolvimento crítico quanto o fortalecimento dos posicionamentos dos estudantes. Esses dados evidenciaram as construções identitárias em diálogo com questões raciais, além de destacarem o potencial das competências discursivas dos estudantes. Observou-se, assim, que eles se encontram em um processo contínuo de construção identitária e que caminham para se perceberem como capazes de transformar suas realidades. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is situated within the perspective of Critical Literacy regarding discourse, identity, and race. This study investigated the linguistic markers that revealed how first-year high school students from a public school in Várzea Grande, MT, constructed their social identities. The research was developed through a Portuguese Language Workshop, which consisted of a total of five meetings with the participation of 18 students. In these meetings, reading and writing activities were carried out with the following text genres: self-portrait, song, poem, and poster. From this set of genres, four were selected as products of the workshop: word cloud, poem, digital poster, and personal narrative. Discourse analysis made it possible to generate data that revealed the students' subjectivities, highlighting the nuances of the linguistic elements present in their discourses on identity and race. Methodologically, the framework is qualitative with a case study and action research method, especially since it is a study involving a group of first-year high school students. This research is based on the discursive theory of Gee (2005, 2014) and other linguistic theorists such as Moita Lopes (2023, 2006, 2010), Pennycook (1990, 2006), Leffa (2006, 2012), and Rojo (2009, 2012). The research data demonstrated that the thematic axis of identity and race allowed students to express their subjectivities in relation to their own perception and formation. Furthermore, the linguistic markers revealed the intersection of multiple discourses that favored both critical development and the strengthening of students' positions. These data evidenced the identity constructions in dialogue with racial issues, as well as highlighting the potential of students' discursive competencies. It was observed, thus, that they are in a continuous process of identity construction and that they are moving towards perceiving themselves as capable of transforming their realities. |
Palavra-chave: | Discurso Letramentos críticos Identidade Raça Língua Portuguesa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Discourse Critical literacy Identity Race Portuguese Language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | CAMPOS, Jucelina Ferreira de. Discurso, identidade e raça no ensino médio: a perspectiva dos letramentos críticos. 2025. 235 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/7117 |
Data defesa documento: | 5-Mar-2025 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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