Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7121
Tipo documento: Dissertação
Título: Estratégias afetivas no movimento infantil nas aulas de educação física
Autor(es): Silva, Golias Oliveira da
Orientador(a): Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Menezes, José Américo Santos
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Resumo : Este estudo teve como objetivo principal investigar a influência da afetividade, com base na teoria de Henri Wallon, nas práticas de Educação Física escolar voltadas para crianças em idade pré-escolar. Realizado na EMEB Eugênia Pereira de Mello, em Cuiabá-MT, o trabalho utilizou uma abordagem descritiva, qualitativa e observacional para explorar as interações socioafetivas entre professores e crianças, bem como os impactos das metodologias empregadas no desenvolvimento emocional, social e motor das crianças. A pesquisa incluiu observações em uma turma de Pré-01, com crianças de 4 anos, e a aplicação de questionários semiestruturados aos docentes de diferentes áreas. Os resultados esperados incluem identificar estratégias pedagógicas eficazes para fortalecer o vínculo afetivo entre professor e criança, promovendo um ambiente seguro e acolhedor que favoreça o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças. Como produto educacional, foi proposta a criação de uma cartilha contendo atividades lúdicas e práticas, com ênfase na expressão emocional e nas habilidades socioafetivas, consolidando a Educação Física como um espaço privilegiado para a construção de relações interpessoais saudáveis e para a formação integral das crianças.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to investigate the influence of affectivity, based on Henri Wallon's theory, on school Physical Education practices designed for preschool-aged children. Conducted at EMEB Eugênia Pereira de Mello, in Cuiabá-MT, the research employed a descriptive, qualitative, and observational approach to explore socio-affective interactions between teachers and students, as well as the impacts of the employed methodologies on children's emotional, social, and motor development. The study included observations of a Pré-01 class with 4-year-old children and the application of semi-structured questionnaires to educators from different disciplines. The expected results include identifying effective pedagogical strategies to strengthen the affective bond between teacher and student, fostering a safe and welcoming environment that enhances learning and holistic development. As an educational product, the study proposed the creation of a handbook featuring playful and practical activities, emphasizing emotional expression and socio-affective skills. This initiative aims to consolidate Physical Education as a privileged space for building healthy interpersonal relationships and contributing to the comprehensive formation of students.
Palavra-chave: Henri Wallon
Afetividade
Educação infantil
Palavra-chave em lingua estrangeira: Henri Wallon
Affectivity
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: SILVA, Golias Oliveira da. Estratégias afetivas no movimento infantil nas aulas de educação física. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7121
Data defesa documento: 21-Feb-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Golias Oliveira da Silva.pdf8.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2025_Golias Oliveira da Silva - Prod. Educacional.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.