Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/7122
Tipo documento: Dissertação
Título: Proposta de ensino do basquetebol no ensino médio : estratégias pedagógicas para a inclusão de alunos menos habilidosos
Autor(es): Silva, Márcio Pereira da
Orientador(a): Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Silva, Sérgio Carlos da
Membro da Banca: Frossard, Matheus Lima
Resumo : O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para promover o ensino do basquetebol inclusivo no ensino médio, na Escola Estadual Militar Tiradentes "Dr. Manoel José Murtinho", localizada na cidade de Diamantino, Estado de Mato Grosso. Para isso, todas as atividades relacionadas às práticas corporais da disciplina de Educação Física são desenvolvidas com base nas dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais. O propósito é contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica valorativa, repleta de sentido e significado, que favoreça a formação integral dos estudantes. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar as possibilidades didático-pedagógicas do basquetebol com os alunos do 1º ano do ensino médio nas aulas de Educação Física, tendo em vista a democratização de sua prática e a promoção de ações inclusivas no ambiente escolar. A intenção foi promover o desenvolvimento da autonomia, cooperação, participação social, princípios democráticos e a integração dos alunos na cultura corporal do movimento, visando o lazer e a prática do basquetebol por meio dos jogos reduzidos. O basquete é um esporte abrangente, que integra fundamentos técnicos, regras específicas, habilidades motoras e a colaboração em equipe. Neste trabalho, destaca-se a importância de sua prática nas escolas, ressaltando os benefícios advindos desse esporte. A pesquisa foi conduzida utilizando procedimentos e pressupostos do tipo pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados incluíram dois questionários abertos (um diagnóstico e outro de saída) e um diário de campo, que registrou todos os acontecimentos envolvendo os participantes da pesquisa durante a execução da unidade didática. Com isso, espera-se contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e significativa por meio do basquetebol, promovendo o desenvolvimento físico, social e emocional dos estudantes.
Resumo em lingua estrangeira: The present study aims to propose a methodological approach to promote inclusive basketball teaching in high school at Escola Estadual Militar Tiradentes "Dr. Manoel José Murtinho," located in Diamantino, Mato Grosso, Brazil. To achieve this, all activities related to bodily practices in Physical Education classes are designed based on attitudinal, conceptual, and procedural dimensions. The goal is to foster meaningful and value-oriented pedagogical practices that contribute to students' holistic development. The general objective of this research project is to explore the didactic and pedagogical possibilities of basketball with 1st-year high school students in Physical Education classes, aiming to democratize its practice and promote inclusive actions within the school environment. The intention is to enhance students' autonomy, cooperation, social participation, democratic principles, and integration into the movement culture, focusing on leisure and basketball practice through small-sided games. Basketball is a versatile sport that combines technical fundamentals, specific rules, motor skills, and teamwork. This study highlights its significance in schools, emphasizing the physical, social, and emotional benefits it provides. The research adopts an action research methodology. Data collection instruments included two open-ended questionnaires (diagnostic and exit) and a field diary, which recorded all events involving participants during the implementation of the didactic unit. Through this study, we aim to contribute to more inclusive pedagogical practices, offering students an enriching and meaningful experience through basketball and fostering their physical, social, and emotional growth.
Palavra-chave: Educação física
Basquetebol
Ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Basketball
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: SILVA, Márcio Pereira da. Proposta de ensino do basquetebol no ensino médio: estratégias pedagógicas para a inclusão de alunos menos habilidosos. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/7122
Data defesa documento: 24-Fev-2025
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2025_Márcio Pereira da Silva.pdf1.86 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2025_Márcio Pereira da Silva - Prod. Educacional.pdf1.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.