Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/77
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A performance cultural na Dança dos Mascarados |
Autor(es): | Amaral, Ivoneides Maria Batista do |
Orientador(a): | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Rodrigues, Francisco Xavier Freire |
Membro da Banca: | Lima, Ricardo Gomes |
Resumo : | O conceito de performance cultural, enquanto proposta dramatúrgica foi articulada através da junção dos estudos de Schechner e Turner, da concepção de que todo comportamento restaurado é uma performance, procurando revelar o caráter dinâmico, vivo e transformador próprio da comunidade (DAWSEY, 2013). A performance cultural ocorre em diferentes contextos sociais, em cada performance, criam-se novas configurações, novos espaços e espectadores. Neste trabalho, observamos a Dança dos Mascarados de Poconé composta por 28 homens que se vestem com máscaras e roupas coloridas para a realização do ritual coletivo, desempenhando uma conexão entre os dançantes e a comunidade. Pensando na Dança dos Mascarados como Performance cultural, é possível pensar na dança como uma ação extra cotidiana, uma arte da presença e uma ação coletiva. A dança interrompe as experiências rotineiras e se inscreve numa nova temporalidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | The concept of the cultural performance, as dramaturgical proposal was articulated through Schechner and Turner’s studies, of conception that all restored behavior is a performance trying to reveal the dynamic character, living and community own transformer (DAWSEY, 2013). The cultural performance occurs in different social contexts, each performance, creates new configurations, new spaces and spectators. In this study, we observed the Dança dos Mascarados of Poconé, composed by 28 men who dress up with masks and colorful clothes, for the realization of collective ritual, playing a connection between the dancers and the community. Thinking in the Dança dos Mascarados as a cultural performance, it is possible to think in the dance as a daily extra action, an art of presence and a collective action. The dance interrupts the routine experiences and is part of a new temporality. |
Palavra-chave: | Dança dos Mascarados Performance cultural Extra-cotidiano Ritual |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Dançe of the masked Cultural performance Extra daily Ritual |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | AMARAL, Ivoneides Maria Batista do. A performance cultural na Dança dos Mascarados. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/77 |
Data defesa documento: | 5-Nov-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Ivoneides Maria Batista do Amaral.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.