Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorfirio, Welington Ernane-
dc.date.accessioned2018-08-23T15:13:00Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2018-08-23T15:13:00Z-
dc.date.issued2015-10-22-
dc.identifier.citationPORFÍRIO, Welington Ernane. Negros e indígenas nos livros didáticos: das lutas à obrigatoriedade: um estudo sobre o material do Sistema Positivo de Ensino. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/786-
dc.description.abstractThis paper analyzes the textbook Teaching Positive System, regarding the application of the law 11.645 / 2008. Seeks to understand the changes and / or stays of concepts and explanations about the theme of the representation of Africa, Afro Brazilians and Indians, in the textbooks of the discipline of History of Secondary School. Approaches to this, the curriculum in Brazilian schools, the choice of contents History of Brazil, which are worked in the school environment and how been affected changes in laws. Emphasizes the speech, in the 1930s, of miscegenation as a major factor for the construction of the identity of the Brazilian people. Discusses the path of reform and educational plans of the second Vargas government to the Brazilian political democratization of the 1990s also presents the social movements of black and indigenous people, their struggles and achievements in the political and social context. The research was embodying it through different sources: articles, theses, dissertations, textbooks and federal education programs. Gradually, in the dialogue with sources was shaping up this work in order to contribute to building a more critical eye and wide about the proposed theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-23T15:01:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Welington Ernane Porfírio.pdf: 2892173 bytes, checksum: b3eef9489bc6acf0c16424a31064d71f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2018-08-23T15:13:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Welington Ernane Porfírio.pdf: 2892173 bytes, checksum: b3eef9489bc6acf0c16424a31064d71f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T15:13:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Welington Ernane Porfírio.pdf: 2892173 bytes, checksum: b3eef9489bc6acf0c16424a31064d71f (MD5) Previous issue date: 2015-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNegros e indígenas nos livros didáticos : das lutas à obrigatoriedade : um estudo sobre o material do Sistema Positivo de Ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordNegrospt_BR
dc.subject.keywordÍndiospt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5285129619215897pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o livro didático do Sistema Positivo de Ensino, no que tange à aplicação da lei 11.645/2008. Busca compreender as mudanças e/ou permanências de conceitos e explanações acerca da temática da representação da África, afro-brasileiros e índios, nos livros didáticos da disciplina de História do Ensino Fundamental II. Abordase nesta, o currículo nas escolas brasileiras, a escolha dos conteúdos de História do Brasil, que são trabalhados no ambiente escolar e como se efetivaram as mudanças nas leis. Enfatiza o discurso, nos anos 1930, da mestiçagem como preponderante fator para a construção da identidade do povo brasileiro. Discorre sobre a trajetória das reformas e planos educacionais do segundo governo Vargas até a redemocratização política brasileira dos anos 1990. Também, apresenta os movimentos sociais de negros e indígenas, suas lutas e conquistas, no âmbito político e social. A pesquisa foi se corporificando através de distintas fontes: artigos, dissertações, teses, os livros didáticos e programas de ensino federal. Aos poucos, no diálogo com as fontes foi se moldando este trabalho, no intuito, de contribuir para a construção de um olhar mais crítico e amplo acerca da temática proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Didatic bookspt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Blackpt_BR
dc.subject.keyword2Indianspt_BR
dc.contributor.referee3Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Welington Ernane Porfírio.pdf2.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.