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http://ri.ufmt.br/handle/1/786
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Negros e indígenas nos livros didáticos : das lutas à obrigatoriedade : um estudo sobre o material do Sistema Positivo de Ensino |
Autor(es): | Porfirio, Welington Ernane |
Orientador(a): | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
Resumo : | O presente trabalho analisa o livro didático do Sistema Positivo de Ensino, no que tange à aplicação da lei 11.645/2008. Busca compreender as mudanças e/ou permanências de conceitos e explanações acerca da temática da representação da África, afro-brasileiros e índios, nos livros didáticos da disciplina de História do Ensino Fundamental II. Abordase nesta, o currículo nas escolas brasileiras, a escolha dos conteúdos de História do Brasil, que são trabalhados no ambiente escolar e como se efetivaram as mudanças nas leis. Enfatiza o discurso, nos anos 1930, da mestiçagem como preponderante fator para a construção da identidade do povo brasileiro. Discorre sobre a trajetória das reformas e planos educacionais do segundo governo Vargas até a redemocratização política brasileira dos anos 1990. Também, apresenta os movimentos sociais de negros e indígenas, suas lutas e conquistas, no âmbito político e social. A pesquisa foi se corporificando através de distintas fontes: artigos, dissertações, teses, os livros didáticos e programas de ensino federal. Aos poucos, no diálogo com as fontes foi se moldando este trabalho, no intuito, de contribuir para a construção de um olhar mais crítico e amplo acerca da temática proposta. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper analyzes the textbook Teaching Positive System, regarding the application of the law 11.645 / 2008. Seeks to understand the changes and / or stays of concepts and explanations about the theme of the representation of Africa, Afro Brazilians and Indians, in the textbooks of the discipline of History of Secondary School. Approaches to this, the curriculum in Brazilian schools, the choice of contents History of Brazil, which are worked in the school environment and how been affected changes in laws. Emphasizes the speech, in the 1930s, of miscegenation as a major factor for the construction of the identity of the Brazilian people. Discusses the path of reform and educational plans of the second Vargas government to the Brazilian political democratization of the 1990s also presents the social movements of black and indigenous people, their struggles and achievements in the political and social context. The research was embodying it through different sources: articles, theses, dissertations, textbooks and federal education programs. Gradually, in the dialogue with sources was shaping up this work in order to contribute to building a more critical eye and wide about the proposed theme. |
Palavra-chave: | Livros didáticos Ensino de história Negros Índios |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Didatic books History teaching Black Indians |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | PORFÍRIO, Welington Ernane. Negros e indígenas nos livros didáticos: das lutas à obrigatoriedade: um estudo sobre o material do Sistema Positivo de Ensino. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/786 |
Data defesa documento: | 22-Out-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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