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Tipo documento: Dissertação
Título: Práticas avaliativas de egressos do curso de Pedagogia a distância da UFMT : implicações da formação inicial e o exercício de ser professor
Autor(es): Kuhn, Ana Paula
Orientador(a): Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Caetano, Edson
Resumo : Este trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola da rede pública de ensino no município de Sapezal-MT, com cinco professoras graduadas no Curso de Pedagogia, na modalidade Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal de Mato Grosso, através do Núcleo de Educação Aberta e a Distância. Nosso problema de pesquisa foi analisar se os aspectos teóricos e práticos do Curso de Pedagogia contribuíram para a construção de uma concepção de avaliação mediadora/emancipatória. Trata-se de um estudo de caso amparado na abordagem qualitativa. O primeiro, porque falamos especificamente das práticas avaliativas de professoras graduadas no curso já mencionado e, o segundo, porque faremos uma análise interpretativa dos dados coletados. Para análise das entrevistas utilizamos a contribuição de Bardin (1977), com a análise de conteúdo. Inicialmente, discutimos a construção da identidade do professor e de seus saberes docentes. No segundo momento, fizemos uma contextualização da Educação a distância, especificamente no Brasil, compreendendo o Programa Interinstitucional de Qualificação Docente. Desse modo, contextualizamos o Projeto de Formação do Curso de Pedagogia UFMT/IE/NEAD, analisando seus objetivos, perspectivas e proposta de avaliação. Discutimos, ainda, a trajetória da avaliação educacional, com o objetivo de compreender o conceito de avaliação emancipatória/mediadora. Em seguida, apresentamos nossa metodologia da pesquisa e análise dos dados coletados. Concluímos que essa pesquisa contribuiu para a compreensão da construção da identidade do professor, seus saberes docentes e as implicações nas práticas avaliativas.
Resumo em lingua estrangeira: This research was conducted in a public school from Sapezal city, Mato Grosso State, with five teachers graduated in Pedagogy, Bachelor modality for the Early Years of Elementary Education, Federal University of Mato Grosso, through the Center for Open and Distance Education. Our research problem was to analyze whether the theoretical and practical aspects of the Pedagogy Course contributed for the construction of a mediator and emancipator evaluation conception. This is a case study supported the qualitative approach. The first, because we speak specifically of the evaluation practices of teachers graduated in the course mentioned above and, the second, because we do an interpretive analysis of data collected. For analysis of the interviews we used the contribution of Bardin (1977), with content analysis. Initially, we discuss the construction of the teachers’ identity and their teaching knowledge. In the second stage, we do a context of distance education, specifically in Brazil, comprising the Teacher´s Interinstitutional Qualification Program. Thus, we contextualized the Formation Course Pedagogy Project from UFMT/IE/NEAD, analyzing its goals, perspectives and proposal evaluation. We also discuss the history of educational assessment in order to understand the mediator and emancipator evaluation conception. Then we present our research methodology and data analysis. We conclude that this research contributed to understanding the construction of teachers’ identity, teachers’ knowledge and its implications for evaluative practices.
Palavra-chave: Formação de professores
Educação a distância
Avaliação da aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teachers’ education
Distance education
Learning evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: KUHN, Ana Paula. Práticas avaliativas de egressos do curso de pedagogia a distância da UFMT: implicações da formação inicial e o exercício de ser professor. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/866
Data defesa documento: 26-Apr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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