Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKuhn, Ana Paula-
dc.date.accessioned2019-02-27T13:09:50Z-
dc.date.available2012-06-18-
dc.date.available2019-02-27T13:09:50Z-
dc.date.issued2012-04-26-
dc.identifier.citationKUHN, Ana Paula. Práticas avaliativas de egressos do curso de pedagogia a distância da UFMT: implicações da formação inicial e o exercício de ser professor. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/866-
dc.description.abstractThis research was conducted in a public school from Sapezal city, Mato Grosso State, with five teachers graduated in Pedagogy, Bachelor modality for the Early Years of Elementary Education, Federal University of Mato Grosso, through the Center for Open and Distance Education. Our research problem was to analyze whether the theoretical and practical aspects of the Pedagogy Course contributed for the construction of a mediator and emancipator evaluation conception. This is a case study supported the qualitative approach. The first, because we speak specifically of the evaluation practices of teachers graduated in the course mentioned above and, the second, because we do an interpretive analysis of data collected. For analysis of the interviews we used the contribution of Bardin (1977), with content analysis. Initially, we discuss the construction of the teachers’ identity and their teaching knowledge. In the second stage, we do a context of distance education, specifically in Brazil, comprising the Teacher´s Interinstitutional Qualification Program. Thus, we contextualized the Formation Course Pedagogy Project from UFMT/IE/NEAD, analyzing its goals, perspectives and proposal evaluation. We also discuss the history of educational assessment in order to understand the mediator and emancipator evaluation conception. Then we present our research methodology and data analysis. We conclude that this research contributed to understanding the construction of teachers’ identity, teachers’ knowledge and its implications for evaluative practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-02-21T19:58:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Ana Paula Kuhn.pdf: 9046925 bytes, checksum: 179ac245bf9dfb1be8f70656c20a2a0c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-02-27T13:09:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Ana Paula Kuhn.pdf: 9046925 bytes, checksum: 179ac245bf9dfb1be8f70656c20a2a0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T13:09:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Ana Paula Kuhn.pdf: 9046925 bytes, checksum: 179ac245bf9dfb1be8f70656c20a2a0c (MD5) Previous issue date: 2012-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas avaliativas de egressos do curso de Pedagogia a distância da UFMT : implicações da formação inicial e o exercício de ser professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordEducação a distânciapt_BR
dc.subject.keywordAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee2Caetano, Edson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4869308838242825pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola da rede pública de ensino no município de Sapezal-MT, com cinco professoras graduadas no Curso de Pedagogia, na modalidade Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal de Mato Grosso, através do Núcleo de Educação Aberta e a Distância. Nosso problema de pesquisa foi analisar se os aspectos teóricos e práticos do Curso de Pedagogia contribuíram para a construção de uma concepção de avaliação mediadora/emancipatória. Trata-se de um estudo de caso amparado na abordagem qualitativa. O primeiro, porque falamos especificamente das práticas avaliativas de professoras graduadas no curso já mencionado e, o segundo, porque faremos uma análise interpretativa dos dados coletados. Para análise das entrevistas utilizamos a contribuição de Bardin (1977), com a análise de conteúdo. Inicialmente, discutimos a construção da identidade do professor e de seus saberes docentes. No segundo momento, fizemos uma contextualização da Educação a distância, especificamente no Brasil, compreendendo o Programa Interinstitucional de Qualificação Docente. Desse modo, contextualizamos o Projeto de Formação do Curso de Pedagogia UFMT/IE/NEAD, analisando seus objetivos, perspectivas e proposta de avaliação. Discutimos, ainda, a trajetória da avaliação educacional, com o objetivo de compreender o conceito de avaliação emancipatória/mediadora. Em seguida, apresentamos nossa metodologia da pesquisa e análise dos dados coletados. Concluímos que essa pesquisa contribuiu para a compreensão da construção da identidade do professor, seus saberes docentes e as implicações nas práticas avaliativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Teachers’ educationpt_BR
dc.subject.keyword2Distance educationpt_BR
dc.subject.keyword2Learning evaluationpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0388841601553817pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Ana Paula Kuhn.pdf8.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.