Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/868
Tipo documento: Dissertação
Título: A produção associada em Capão Verde : entre bananas, saberes e utopias
Autor(es): Neves, Camila Emanuella Pereira
Orientador(a): Caetano, Edson
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Tiriba, Lia
Membro da Banca: Fischer, Maria Clara Bueno
Resumo : Ao longo da história da humanidade, o trabalho adquiriu conotações e configurações específicas e, especialmente, com a consolidação do modo de produção capitalista o trabalho foi marcado por contradições entre as forças produtivas e as relações sociais de produção. A burguesia forjou e disseminou uma cultura do trabalho - conhecimentos, valores, atitudes - que lhe interessava/favorecia e, para reproduzi-la junto à classe trabalhadora, contou com a ajuda da escola. Por volta de 1980, esse modo de produção anunciava sua crise e já não empregava a força de trabalho disponível, tendo que se render a uma reestruturação da produção. Com isso, parcela crescente de trabalhadores da camada popular passou a (re) criar diversas estratégias para produzir a vida, entre elas, a produção associada. Para realizar este estudo, nos fundamentamos no materialismo histórico dialético, como instrumento de interpretação de uma realidade concreta; no pressuposto de Marx (1982), que o trabalho é responsável pela humanização do homem; na categorização de experiência formulada por Thompson (2002, 1998) e no trabalho como princípio educativo a partir de Gramsci (2006, 1991). Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar o significado da produção associada e os saberes provenientes dessa experiência. A pesquisa de campo foi realizada com trabalhadores e trabalhadoras que se associaram em uma Comunidade de Poconé – Mato Grosso (Capão Verde) para produzirem derivados de banana da terra. Nesse intento, utilizamos como metodologia o Estudo de Caso e realizamos entrevistas gravadas com 12 trabalhadores (as) de Capão Verde e 2 voluntários, além de leituras específicas e registro da pesquisa de campo em áudios, vídeos, fotografias e Caderno de Campo. Esperamos contribuir para a valorização dos saberes, práticas e culturas formuladas pelas camadas populares que asseguram novas concepções de mundo e de homem, possibilitando reflexões sobre a formação de um trabalhador de novo tipo.
Resumo em lingua estrangeira: Throughout human history, the world of work acquired connotations and specific settings, and especially with the consolidation of the capitalist mode of production work was marked by contradictions between the social relations of production and knowledge production. In other words, holders of the means of production was for scientific knowledge and historically constructed and to the owners, only, of the labor force remained to them the knowledge acquired on the job experience. The bourgeois ruling class has established a culture of work - knowledge, values, attitudes - what interested him / favored and to play it the working class, had the help of the school. By 1980, this mode of production announced its crisis and no longer used the available workforce, having to surrender to a restructuring of production. As a result, a growing share of workers of the layer popular now (re) create different strategies to produce life, including the associated production. To perform this study, the fundamentals in dialectical historical materialism as an instrument for interpreting reality, the assumption of Marx (1982) that the work is responsible for the humanization of man in the categorization of experience forged by Thompson (2002.1998) and work as an educational principle in depth by Gramsci (2006, 1991). The objective of this study is to identify the significance of production and associated knowledge from this experience. The field research was conducted with workers and workers who joined in a Community of Poconé - Mato Grosso (Green Cover) to produce derivatives of plantain. For this, we used as a case study methodology and conduct recorded interviews with 12 workers (as) with a green cover and two volunteers, specific readings and recording of field research in audio, video, photos and Fieldbook. We hope to contribute to the enhancement of knowledge, practices and cultures made by classes that provide new conceptions of the world and man and reflections on the possible formation of a new type of worker.
Palavra-chave: Trabalho
Produção associada
Trabalho como princípio educativo
Experiência e educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Work
Production associate
Working as an educational principle
Experience and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: NEVES, Camila Emanuella Pereira. A produção associada em Capão Verde: entre bananas, saberes e utopias. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/868
Data defesa documento: 28-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Camila Emanuella Pereira Neves.pdf5.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.