Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/886
Tipo documento: Dissertação
Título: A política do nome próprio no Plano de Ações Articuladas - MT
Autor(es): Soares, Gracielle Gomes
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Aleixo, Lucia Helena Gaeta
Resumo : Esse trabalho se alinha ao campo das pesquisas em Filosofia da Educação. Logo, nele se operam conceitos advindos de leituras da Filosofia, realizadas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Filosofia e Formação do Educador – GEDFFE. Mais especificamente dizendo, a base filosófica que provoca os trabalhos sobre educação no GEDFFE e, portanto, também os meus, é oriunda principalmente das leituras de Friedrich Wilhelm Nietzsche, Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Michel Foucault. O objetivo dessa pesquisa é trazer o jogo de uma política pública de educação denominada Plano de Ações Articuladas  PAR, com base no duplo conceitual derridiano: da política do nome próprio e assinatura. No primeiro capítulo, apresento a vida e a obra dos referenciais centrais dessa pesquisa: Friedrich Nietzsche e Jacques Derrida assim como os conceitos operadores que os envolvem e se tornam a base conceitual de análise do trabalho: a política do nome próprio e assinatura. No segundo capítulo, O PAR no jogo das políticas públicas, desfilo o Plano de Ações Articuladas – PAR ao qual esta pesquisa se vincula, entendendo que a política do nome próprio se faz presente em sua composição, já que tem como característica um ato declarativo que funda uma instituição, e um nome supostamente próprio que o assina. Adiciono também a forma como se constituiu o PAR no contexto nacional, uma das bases do Plano de Desenvolvimento da Educação lançado no ano de 2007. Posteriormente, o modo como o PAR foi desenvolvido no Estado de Mato Grosso. Como em nossas pesquisas há um valor para que o nome apareça, isto é, que se tenha uma assinatura engajada, descortino nesta parte do trabalho os nomes dos secretários selecionados, acompanhados de breve localização de seus municípios e uma síntese do diagnóstico do PAR realizado entre os anos de 2007 e 2008. E o faço conforme o relatório público do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC  Módulo PAR. No terceiro e último capítulo, O texto como ato criativo, dedico-me ao trabalho de análise conceitual das narrativas dos sete secretários municipais do Estado de Mato Grosso, assentada nos conceitos derridianos arrolados. Nessa fase, os conceitos tomam centro de entonação corporal, artístico. São plásticos, flexíveis, afeiçoados por mim. A política do nome próprio e a assinatura nascem com Derrida, mas são moldados a meus escritos, já que há um jogo, uma cena institucional em minha recriação. Ao dizer de mim, alicerçada no texto dos secretários, não faço análise interpretativa, até porque descarto inferências. Só falo do que me é dito. O que apresento, por meio do conceito da política do nome próprio e de assinatura, é que, mesmo quando a pessoa fala do que não é dela, está fazendo a política de seu nome.
Resumo em lingua estrangeira: This work is aligned to the philosophy of education’s research field, it operates concepts arising from readings of Philosophy, held at GEDFFE - Studies and Research Group in Philosophy, Didactic and Teacher Education. The philosophical base that promotes works on education at GEDFFE and, therefore mine, is drawn primarily from the readings of Friedrich Wilhelm Nietzsche, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Michel Foucault. This research aims to bring a public education policy’s play called Articulated Actions Plan – PAR, based on a double derridean concept: the proper noun politics and signature. The first chapter presents the life and works of the central reference of this research: Friedrich Nietzsche and Jacques Derrida, as well as the concepts that involve them and have become the conceptual analysis basis of this work. In the second chapter: PAR and the play of public policies, presents the Articulated Actions Plan – PAR, understanding that the play of a proper noun policy is present in its composition, since it features a declarative act responsible of an institution foundation, and a supposedly signed name. It also brings the PAR in the national context as one of the bases of the Brazil’s Education Development Plan – PDE, launched in 2007, and, subsequently, how PAR was developed and executed in the state of Mato Grosso. As we give a high importance to the usage of names in our research, a name that has signed an engaged in its works, it is presented in this chapter the names of the selected Secretary of Education, accompanied by a brief information of their cities and a summary of the PAR diagnosis carried outbetween the years of 2007 and 2008, according to a public report available at the Integrated Monitoring and Control Execution Module – SIMEC - PAR. In the third and final chapter: The text as a creative act, I dedicate myself to the work of a conceptual analysis of the narratives of seven municipal educational secretaries of the state of Mato Grosso, based on the derridean concepts. At this stage, the concepts take an artistic and body intonation center. They are plastic, flexible, fond of me. The proper noun policy and signature are born with Derrida, but they are shaped by my writings, since there is a play, an institutional scene in my recreation. By telling me from the text of the secretaries, I do no interpretative analysis, because I do not operate inferences, I just tell what was said to me. What I present through the proper noun policy concept and signature, is that even when a person talks about what it is not her or him, it is making a policy of its name – a proper noun policy.
Palavra-chave: Plano de Ações Articuladas - PAR
Política do nome próprio
Assinatura
Palavra-chave em lingua estrangeira: Articulated Actions Plan – PAR
Proper noun policy
Signature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SOARES, Gracielle Gomes. A política do nome próprio no Plano de Ações Articuladas - MT. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/886
Data defesa documento: 19-Apr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Gracielle Gomes Soares.pdf1.33 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.