Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/895
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Brincadeiras violentas : um estudo etnográfico das linguagens corporais agressivas |
Autor(es): | Rodrigues, Josiane |
Orientador(a): | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Bossle, Fabiano |
Resumo : | Pesquisa realizada em uma escola estadual de Cuiabá que tem como escopo a interpretação da cultura das Brincadeiras Violentas na cultura escolar, enquanto fenômeno que compõe as rubricas de nossa existência, atravessando as linguagens corporais agressivas no processo de escolarização. Caracteriza-se, quanto ao gênero, como qualitativa do tipo etnográfico, onde 24 alunos foram entrevistados, entre crianças e adolescentes do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, alunos de 9 a 14 anos de idade. O corpo pesquisado, enquanto via régia de contato com a nossa existência, nos permite mostrar várias faces, ora o homo sapiens, senhor da razão, ora o homo faber, o “fazedor” de tecnologias; o homo ludens, o bufão ou o homo demens, o violento. Essas quatro rubricas que cimentam nosso “estar-junto” estão emaranhadas no íntimo de nosso ser “demasiadamente humano, é a filogênese de nossa animalidade que vive em constante jogo com nossa ontogênese social. |
Resumo em lingua estrangeira: | Este estudio comprende una encuesta realizada en una escuela estatal en Cuiabá y tiene el alcance para interpretar la cultura del Juego Violento en la cultura escolar, como fenómeno, los elementos que componen nuestra existencia y cruza el lenguaje corporal agresivo en el proceso de escolarización. Se caracteriza, por el género, como cualitativa con traços etnográficos, donde 24 estudiantes entrevistados, entre los niños y adolescentes desde el 4 hasta el 9 º Año de lo Escuela Primaria, de los 9 a 14 años de edad. El cuerpo, mientras que el camino real contacto con nuestra existencia, nos permite mostrar muchas caras, a veces el “homo sapiens”, el señor de la razón, a veces el “homo faber”, el "hacedor" de las tecnologías; “homo ludens”, el “bufón” o el “homo demens” , el violento. Estas cuatro líneas que cimentan nuestro "estar-juntos", se enredan en las profundidades de nuestro ser "demasiado humano", con énfasis en la búsqueda de los “homo ludens” y “homo violens”, es la filogenia de nuestra animalidad que está constantemente en juego con nuestra ontogenia social. |
Palavra-chave: | Brincadeiras violentas Cultura escolar Corpo Etnografia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Bromas violentas Cultura escolar Cuerpo Etnografía |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | RODRIGUES, Josiane. Brincadeiras violentas: um estudo etnográfico das linguagens corporais agressivas. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/895 |
Data defesa documento: | 19-Dec-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Josiane Rodrigues.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.