Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/895
Tipo documento: Dissertação
Título: Brincadeiras violentas : um estudo etnográfico das linguagens corporais agressivas
Autor(es): Rodrigues, Josiane
Orientador(a): Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Bossle, Fabiano
Resumo : Pesquisa realizada em uma escola estadual de Cuiabá que tem como escopo a interpretação da cultura das Brincadeiras Violentas na cultura escolar, enquanto fenômeno que compõe as rubricas de nossa existência, atravessando as linguagens corporais agressivas no processo de escolarização. Caracteriza-se, quanto ao gênero, como qualitativa do tipo etnográfico, onde 24 alunos foram entrevistados, entre crianças e adolescentes do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, alunos de 9 a 14 anos de idade. O corpo pesquisado, enquanto via régia de contato com a nossa existência, nos permite mostrar várias faces, ora o homo sapiens, senhor da razão, ora o homo faber, o “fazedor” de tecnologias; o homo ludens, o bufão ou o homo demens, o violento. Essas quatro rubricas que cimentam nosso “estar-junto” estão emaranhadas no íntimo de nosso ser “demasiadamente humano, é a filogênese de nossa animalidade que vive em constante jogo com nossa ontogênese social.
Resumo em lingua estrangeira: Este estudio comprende una encuesta realizada en una escuela estatal en Cuiabá y tiene el alcance para interpretar la cultura del Juego Violento en la cultura escolar, como fenómeno, los elementos que componen nuestra existencia y cruza el lenguaje corporal agresivo en el proceso de escolarización. Se caracteriza, por el género, como cualitativa con traços etnográficos, donde 24 estudiantes entrevistados, entre los niños y adolescentes desde el 4 hasta el 9 º Año de lo Escuela Primaria, de los 9 a 14 años de edad. El cuerpo, mientras que el camino real contacto con nuestra existencia, nos permite mostrar muchas caras, a veces el “homo sapiens”, el señor de la razón, a veces el “homo faber”, el "hacedor" de las tecnologías; “homo ludens”, el “bufón” o el “homo demens” , el violento. Estas cuatro líneas que cimentan nuestro "estar-juntos", se enredan en las profundidades de nuestro ser "demasiado humano", con énfasis en la búsqueda de los “homo ludens” y “homo violens”, es la filogenia de nuestra animalidad que está constantemente en juego con nuestra ontogenia social.
Palavra-chave: Brincadeiras violentas
Cultura escolar
Corpo
Etnografia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Bromas violentas
Cultura escolar
Cuerpo
Etnografía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: RODRIGUES, Josiane. Brincadeiras violentas: um estudo etnográfico das linguagens corporais agressivas. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/895
Data defesa documento: 19-Dec-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Josiane Rodrigues.pdf3.36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.