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http://ri.ufmt.br/handle/1/896
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
Autor(es): | Silva, Josiane Tomaz da |
Orientador(a): | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro |
Membro da Banca: | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro |
Membro da Banca: | Rodrigues, Saulo Tarso |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Graciani, Maria Stela Santos |
Resumo : | Este trabalho é uma dissertação de mestrado na linha de pesquisa de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e tem o intuito de pesquisar o Sentido da Educação para adolescente em conflito com a lei e também a visão dos professores em relação à educação desses adolescentes. A questão da juventude em conflito com a lei tem sido objeto de estudos, primordialmente das áreas da psicologia e do direito, sendo uma área incipiente na educação. O objeto é investigar dois pontos: 1) De que forma os adolescentes em conflito com a lei percebem o processo educativo formal? 2) De que modo os professores percebem a educação dos adolescentes que estão cumprindo ou que já cumpriram algum tipo de medida sócio-educativa? Estas questões têm o intento de atingir os objetivos de: descrever, interpretar e compreender o sentido da educação para educandos e educadores de adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter dialético fenomenológico e que se apóia principalmente nos autores Paulo Freire, Foucault, Graciani, Volpi. Para atingir os objetivos desta pesquisa foram selecionados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado (como estratégia para refinar informações para as entrevistas), observação direta e entrevistas. As informações coletadas permitiram as seguintes considerações: para os adolescentes em conflito com a lei, a educação tem o sentido de manutenção da situação de exclusão, não possibilitando uma emancipação social. E rara os educadores de adolescentes em conflito com a lei, a educação tem um sentido difuso, podendo ser um instrumento de emancipação, mas que esbarra em entraves do próprio sistema. Sendo assim, a pesquisa permitiu perceber essa realidade como extremamente contraditória, pois o Estado desenvolve uma educação que, ao invés de contribuir para libertar o adolescente, fortalece os laços de sua contínua prisão. A educação formal para ressocializar adolescentes ainda é um desafio. Torna-se necessário abrir espaços para o diálogo e o debate entre os envolvidos na questão. Somente a partir do diálogo e da discussão séria e comprometida do conjunto da sociedade sobre tais problemáticas, pode-se contribuir para superar a educação eivada e naturalizada na opressão e apostar numa educação que estimule os prisioneiros (adolescentes) a sair da Caverna de Platão e a lutar por sua libertação. |
Resumo em lingua estrangeira: | . |
Palavra-chave: | Educação Sentido da educação Professor Adolescente em conflito com a lei |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/896 |
Data defesa documento: | 30-Mar-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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