Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/896
Tipo documento: Dissertação
Título: O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
Autor(es): Silva, Josiane Tomaz da
Orientador(a): Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Rodrigues, Saulo Tarso
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Graciani, Maria Stela Santos
Resumo : Este trabalho é uma dissertação de mestrado na linha de pesquisa de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e tem o intuito de pesquisar o Sentido da Educação para adolescente em conflito com a lei e também a visão dos professores em relação à educação desses adolescentes. A questão da juventude em conflito com a lei tem sido objeto de estudos, primordialmente das áreas da psicologia e do direito, sendo uma área incipiente na educação. O objeto é investigar dois pontos: 1) De que forma os adolescentes em conflito com a lei percebem o processo educativo formal? 2) De que modo os professores percebem a educação dos adolescentes que estão cumprindo ou que já cumpriram algum tipo de medida sócio-educativa? Estas questões têm o intento de atingir os objetivos de: descrever, interpretar e compreender o sentido da educação para educandos e educadores de adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter dialético fenomenológico e que se apóia principalmente nos autores Paulo Freire, Foucault, Graciani, Volpi. Para atingir os objetivos desta pesquisa foram selecionados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado (como estratégia para refinar informações para as entrevistas), observação direta e entrevistas. As informações coletadas permitiram as seguintes considerações: para os adolescentes em conflito com a lei, a educação tem o sentido de manutenção da situação de exclusão, não possibilitando uma emancipação social. E rara os educadores de adolescentes em conflito com a lei, a educação tem um sentido difuso, podendo ser um instrumento de emancipação, mas que esbarra em entraves do próprio sistema. Sendo assim, a pesquisa permitiu perceber essa realidade como extremamente contraditória, pois o Estado desenvolve uma educação que, ao invés de contribuir para libertar o adolescente, fortalece os laços de sua contínua prisão. A educação formal para ressocializar adolescentes ainda é um desafio. Torna-se necessário abrir espaços para o diálogo e o debate entre os envolvidos na questão. Somente a partir do diálogo e da discussão séria e comprometida do conjunto da sociedade sobre tais problemáticas, pode-se contribuir para superar a educação eivada e naturalizada na opressão e apostar numa educação que estimule os prisioneiros (adolescentes) a sair da Caverna de Platão e a lutar por sua libertação.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Educação
Sentido da educação
Professor
Adolescente em conflito com a lei
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/896
Data defesa documento: 30-Mar-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Josiane Tomaz da Silva.pdf1.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.