Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/909
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Patrícia Simone | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T14:34:55Z | - |
dc.date.available | 2012-05-23 | - |
dc.date.available | 2019-03-08T14:34:55Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Patrícia Simone. REUNI: um programa de expansão das universidades federais: o caso da UFMT. 2012. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/909 | - |
dc.description.abstract | The dissertation discusses the expansion of higher education, focusing on the Federal University of Mato Grosso. The research problem focuses on the deployment and development of the UFMT REUNI - Cuiabá campus, in the period 2007 to 2010. It analyzes the higher education policies (legislation, documents that deal with the REUNI, REUNI of the Decree, the documents UFMT) and conducts interviews with course coordinators, students, senior management of UFMT and representative of the MEC. The basic theoretical and methodological research is based on the historical and dialectical materialism. The results show that the UFMT is not fulfilling the goal agreed upon with the Ministry of Education, through the Agreement targets, as regards the increase in enrollment and enrollment. In the interviews, it is justified that the proposed expansion will not be achieved because the preferred UFMT expand jobs in the distance, at UAB, in addition, it is argued that the proposal was made bolder. Apparently there is no pressure by the MEC to fulfill the goals REUNI, however, research shows signs that are causing overloading of the teaching work and casualization of teaching. In summary, the goals and guidelines REUNI show that the program expands entry, residence permits, even if insufficient, however, does not address the quality of training. It is considered that it is essential to take this moment to expand to be a university in favor of the Brazilian people. For this, the social movements, carried out by civil society organizations are essential. Finally, we conclude that the goals and guidelines REUNI, when implemented, have proven able to change the model of university ruled in teaching, research and extension inseparable. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-06T21:59:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Patrícia Simone Nogueira.pdf: 3528708 bytes, checksum: 29b33f327d670895fe4c50808d044ff4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-08T14:34:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Patrícia Simone Nogueira.pdf: 3528708 bytes, checksum: 29b33f327d670895fe4c50808d044ff4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-08T14:34:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Patrícia Simone Nogueira.pdf: 3528708 bytes, checksum: 29b33f327d670895fe4c50808d044ff4 (MD5) Previous issue date: 2012-03-22 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | REUNI : um programa de expansão das universidades federais : o caso da UFMT | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | REUNI | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria das Graças Martins da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9603973471316410 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria das Graças Martins da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9603973471316410 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Caetano, Edson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0586786960992214 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9622576279299296 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação aborda a expansão da educação superior, tendo como foco a Universidade Federal de Mato Grosso. O problema da pesquisa versa sobre a implantação e o desenvolvimento do REUNI na UFMT – campus Cuiabá, no período de 2007 a 2010. Para tanto, analisa as políticas de educação superior (legislação, documentos que versam sobre o REUNI, Decreto do REUNI, documentos da UFMT), bem como realiza entrevistas com coordenadores de cursos, estudantes, administração superior da UFMT e representante do MEC. A base teórico-metodológica da pesquisa está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os resultados evidenciam que a UFMT não está cumprindo a meta pactuada com o MEC, por meio do Acordo de Metas, no que se refere a expansão de vagas e matrículas. Nas entrevistas, justifica-se que a ampliação proposta não será alcançada porque a UFMT preferiu expandir vagas na modalidade à distância, pela UAB; além disso, alega-se que a proposta feita foi audaciosa. Aparentemente não existe uma pressão por parte do MEC para o cumprimento das metas do REUNI, porém, a pesquisa mostra indícios de que estão acarretando sobrecarga do trabalho docente e precarização do ensino. Em síntese, as metas e diretrizes do REUNI demonstram que o programa amplia ingresso, possibilita permanência, mesmo que insuficiente, contudo, não trata da qualidade da formação. Considera-se que seja imprescindível aproveitar esse momento de expansão para constituir uma universidade em prol do povo brasileiro. Para isso, as mobilizações sociais, realizadas pela sociedade civil organizada são essenciais. Finalmente, conclui-se que as metas e diretrizes do REUNI, ao serem implementadas, mostram-se capazes de alterar o modelo de universidade pautado no ensino, pesquisa e extensão indissociáveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Educational policy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Higher education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | REUNI | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Amaral, Nelson Cardoso | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3161592631250103 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9739043493130067 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2012_Patrícia Simone Nogueira.pdf | 3.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.