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http://ri.ufmt.br/handle/1/922
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O aprender do bebê : representações sociais segundo acadêmicos de Pedagogia da UFMT, Campus Cuiabá |
Autor(es): | Cavallari, Sandra Aparecida |
Orientador(a): | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Ens, Romilda Teodora |
Resumo : | O presente estudo intenta identificar conteúdo e hipótese da estrutura de representações sociais sobre o bebê e o aprender do bebê, segundo licenciandos dos quatro anos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. O aporte teórico adotado é a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2003; JODELET, 2001) e a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998). Também baseou-se nos estudos sobre infância segundo Chombart de Lauwe (1991) e Sarmento (2007), além dos pressupostos sobre desenvolvimento e aprendizagem conforme Oliveira, M. K. (2010), Oliveira Z. M. (2001), Freitas (1998), Goulart (1995) e Rappaport, Fiori, Davis (1981). O trabalho privilegiou analisar evocações para o termo indutor bebê e para a expressão indutora aprender do bebê, segundo 213 acadêmicos. Os dados foram processados pelo programa computacional Ensemble de Programmes Permettant l’Analysedes Évocations (EVOC), considerando a ordem média de evocação (OME) e a ordem média de importância (OMI). A relação implicativa entre os vocábulos evocados foi analisada a partir do processamento do software Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive (CHIC), permitindo identificar possíveis caminhos discursivos. Os acadêmicos representam o bebê ancorando-o na ideia de afetividade destacada por meio do cuidar no primeiro ano de vida, mediante atitude de continência do adulto objetivado na imagem de mãe. O bebê é representado pela noção de incompletude, passividade, dependência e desenvolvimento. A representação sobre o aprender do bebê se constitui a partir da sua relação com a ideia de desenvolvimento ora compreendido segundo noções da perspectiva interacionista e sócio-interacionista, ora como algo natural estimulado pela via da afetividade, provavelmente atribuída à figura materna. Observou-se o silenciamento de conteúdos associados à Educação Infantil, sendo a relação adulto-criança em contexto familiar aspecto mais saliente no campo representacional em questão. Os resultados indicam que, para os acadêmicos de Pedagogia, o trabalho pedagógico com bebês não se apresenta como possibilidade de atuação. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study attempts to identify the content and structure hypothesis of social representations about the baby and the baby learning, according the four undergraduate years of the Faculty of Education, Federal University of Mato Grosso (UFMT), Cuiabá campus. The theoretical approach adopted is the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978, 2003; JODELET, 2001) and the Theory of Central Nucleus (ABRIC, 1998). It also was based on studies of childhood according Chombart Lauwe (1991) and Sarmento (2007), in addition to the assumptions about development and learning of Oliveira, M. K. (2010), Oliveira Z. M. (2001), Freitas (1998), Goulart (1995) and Rappaport, Fiori, Davis (1981). The work focuses on analyzing evocations of the inducer term baby and the expression baby learning, accoording 213 scholars.The data were processed by the computer program Programmes Permettant Ensemble l'Analyse des Évocations (EVOC), considering the average order of evocation (OME) and the average order of importance (OMI).The relationship implied between the words evoked was analyzed from the processing software Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive (CHIC), to identify possible ways of thought. Scholars represent the baby anchoring it in the idea of affection through the outstanding care in the first year of life by the attitude of the adult continence objectified image of the mother. The baby is represented by the notion of incompleteness, passivity, dependency and development. The representation on the baby is learning from its relationship with the idea of development, now understood according to notions of perspective interactionist and sociointeracionista, or as stimulated by a natural way of affection, probably attributed to the maternal figure. Observed silencing of content related to Early Childhood Education, and the adult-child relationship in family context more salient aspect of the representational field in question. The results indicate that for the academic pedagogy, pedagogical work with babies is not presented as a possibility for action. |
Palavra-chave: | Aprendizagem de bebês Educação infantil Representação social |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Learningbabies early Childhood education Social representation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CAVALLARI, Sandra Aparecida. O aprender do bebê: representações sociais segundo acadêmicos de Pedagogia da UFMT, Campus Cuiabá.. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/922 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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