Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/932
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação matemática e multiculturalismo : uma análise de imagens presentes em livros didáticos
Autor(es): Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Orientador(a): Dalcin, Andreia
Membro da Banca: Dalcin, Andreia
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Moellwald, Francisco Egger
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Resumo : Nesta investigação buscamos discutir sobre o multiculturalismo numa perspectiva crítica e sua implicação para a Educação Matemática, tendo como foco as imagens presentes em duas coleções de livros didáticos, destinados ao ensino fundamental, intitulados “Matemática”, utilizados nas escolas estaduais de Sinop/MT. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho interpretativo. A questão que nos guiou nesta pesquisa foi investigar as concepções de multiculturalismo veiculadas pelas imagens destas coleções de livros didáticos de matemática, buscando relacionar essas concepções com o desenvolvimento de uma matemática crítica. No decorrer da pesquisa, devido à existência significativa de ilustrações com cadeirantes, a temática referente aos cadeirantes também acabou se tornando uma questão a ser analisada. No intuito de responder a questão norteadora tomamos como referência teórica estudos relativos às temáticas envolvidas na pesquisa, em especial textos de Ole Skovsmose, Peter McLaren e Tomaz Tadeu da Silva. Os resultados desta pesquisa se basearam em questionário aplicado a dois ilustradores das coleções, na descrição da estrutura organizacional das mesmas e análise de imagens referentes à gênero, às questões étnicoraciais e aos cadeirantes. Essa análise se deu através da classificação das mesmas em quatro grupos distintos, a saber: grupo das imagens que valorizam a prática do consumo, grupo das imagens politicamente corretas, grupo das imagens “preconceituosas” e grupo das imagens de valorização do patrimônio cultural, que se caracterizou como nosso modo de “olhar” as imagens. Esse procedimento possibilitounos identificar a concepção de multiculturalismo da qual essas imagens se aproximam, para tanto nos apropriamos da concepção de multiculturalismo de Peter McLaren, que nos apresenta quatro concepções distintas: multiculturalismo conservador ou empresarial, multiculturalismo humanista liberal, multiculturalismo liberal de esquerda e multiculturalismo crítico e de resistência. Cabe ressaltar que nesta investigação defendemos a concepção de multiculturalismo crítico, que melhor responde às expectativas de uma educação matemática crítica. No entanto, ao nosso ver, as imagens analisadas tendem a uma concepção de multiculturalismo humanista liberal, deixando transparecer um discurso de igualdade entre brancos, negros, mulheres, homens e cadeirantes, reforçando o argumento de que existe uma igualdade natural entre as pessoas, conduzindo o leitor a um comodismo, fortalecendo as relações hegemônicas; tais imagens, para nós, não favorecem uma discussão efetiva sobre a questão da diferença; neste sentido nos preocupam os discursos que podem ser veiculados ou ignorados por essas imagens.
Resumo em lingua estrangeira: In this investigation we tried to discuss about Multiculturalism in a critical perspective and its implication for Mathematics Education, having as a focus the images present in two the didactic book collections entitled “Matemática – Mathematics” used in the public schools in Sinop/MT. We did a research of a qualitative approach and an interpretative nature. The question that guided us in this investigation was investigate the concepts of multiculturalism conveyed by images of two the didactic book collections, trying to relate these concepts to the development of a critical mathematics. During the research, due to the meaningful existence of illustrations with wheelchair users, the subject about the wheelchair users became also a question to be studied. With the intention of answering the guiding question we had as a theoretical reference some studies related to the themes involved in the research specially texts by Ole Skovsmose, Peter McLaren and Tomaz Tadeu da Silva. The results of the research were based on a questionnaire applied to two illustrators of the collections, description of the organizational structure of them and the analysis of images about genders, the ethnicracial subjects and the wheelchair users. This analysis happened through the classification of the images in four different groups, namely: group of the images that value the practice of consumption, group of the politically correct images, group of the “prejudiced” images and the images group of appreciation of the cultural heritage, that showed our particular way to “look” the images. This procedure made the identification of the multiculturalism conception possible, from which the images get closer, therefore we took possession of Peter McLaren’s conception of multiculturalism that show us four distinct conceptions: conservative multiculturalism or entrepreneurial, liberalhumanist multiculturalism, left-wing liberal multiculturalism and critical multiculturalism and of resistance. It is worth to highlight that in this investigation we defend the conception of critical multiculturalism that better answers the expectations of a critical math education. However, in our point of view, the images analysed tend to have a liberal-humanist multiculturalism, making transparent a speech of equality among white and black people, women, men and wheelchair users, reinforcing the argument that there is a natural equality between people, leading the reader to an indolent situation, strengthening the hegemonic relations; such images, for us, do not favor an effective discussion about the question of difference, this way the speeches that can be spread or ignored by these images do worry us.
Palavra-chave: Educação matemática
Multiculturalismo
Imagens
Livros didáticos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Multiculturalism
Images
Didactic books
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues. Educação matemática e multiculturalismo: uma análise de imagens presentes em livros didáticos. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/932
Data defesa documento: 5-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Andreia Cristina Rodrigues Trevisan.pdf20.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.