Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/933
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Programa Mais Educação em escolas públicas municipais de Alta Floresta-MT : uma análise da educação em ciências |
Autor(es): | Machado, Andrea Viana de Souza |
Orientador(a): | Lima, Tânia Maria de |
Membro da Banca: | Lima, Tânia Maria de |
Membro da Banca: | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro |
Membro da Banca: | Gentil, Heloisa Salles |
Resumo : | A presente investigação focaliza o Programa Mais Educação (PME) em escolas públicas municipais de Alta Floresta - MT, dando centralidade à Educação em Ciências. O interesse pelo estudo do referido programa resulta do entendimento de que se trata de uma política de educação integral, temática que é de apontada como uma condição para a melhoria da qualidade do ensino. O estudo foi orientado pelas seguintes questões: Quais são as finalidades do PME? Qual é a concepção de educação integral preconizada no PME? Como a ciência é trabalhada no contexto do PME? Qual é a concepção de ciência e de ensino de ciências veiculada no PME? A metodologia de investigação foi baseada na abordagem qualitativa. O campo de estudo foi constituído por duas escolas públicas municipais de ensino fundamental que ofertam o PME. A pesquisa envolveu os seguintes sujeitos: Coordenadora do PME (no âmbito local); professores comunitários (coordenadores do PME nas escolas), professores que trabalham ciências no II Ciclo e monitores que trabalham com a oficina de ciências. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Questionários, Análise Documental e Entrevistas. O referencial teórico foi ancorado em autores que investigam a educação integral (AZEVEDO, 2010; JAEGER, 2001; FREITAS, 2009; NUNES, 2010; GADOTTI, 2009; CAVALIERE, 2002; MAURÍCIO, 2009; COELHO, 2008 entre outros). Análises indicam que o programa foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O propósito é fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Com esta estratégia o Governo Federal pretende superar o déficit educacional pela ampliação da jornada escolar e da organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Os componentes curriculares preconizados no PME estão organizados em macrocampos que, por conseguinte se ramificam por atividades específicas, numa perspectiva holística constituindo-se uma grande teia: Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação, Cultura e Artes, Inclusão Digital, Promoção da Saúde, Educomunicação, Investigação no Campo das Ciências da Natureza, Educação Econômica. No que se referem às atividades no campo das ciências da Natureza os dados deste estudo indicam que e a interação entre professores e monitores é frágil. Há evidências de conflitos entre as propostas de ensino desenvolvidas no contexto das oficinas e no contexto das salas de aula. Conclui-se que há necessidade de se promover reflexões e ações coletivas na perspectiva de potencializar a interação entre professores e monitores e assim, efetivar os propósitos do Programa Mais Educação. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present investigation focuses on the Program More Education (PME) in the public municipals schools in Alta Floresta (High Forest) – MT giving centrality of Education in Science. The interest in the study of the referred program, results the understanding in which treats it is a policy of integral education, thematic that is indicated as a condition for improvement a quality of education. The oriented study by following questions: Which are the finalities of PME? Which are the conceptions of the integral education preconized in PME? What is science it is working in context of the PME?Which is conception of science education and science conveyed in the PME? The Investigation Methodology was based in a Qualitative Approach. The Study Field was built by two public municipals schools of basic education that proffer the PME.The research involved the following subjects: Coordinator of PME (on local scope); teachers (coordinators of PME at the schools), teachers who work science on the II Cycle and monitors that work with the science workshop.The instruments used in data collection were: Questionnaires, Document Analysis and Interviews. The theoretical referential was anchored in authors that investigate the integral education(AZEVEDO, 2010; JAEGER, 2001; FREITAS, 2009; NUNES, 2010; GADOTTI, 2009; CAVALIERE, 2002; MAURÍCIO, 2009; COELHO, 2008, between others). Analyzes indicate that the program was instituted by Interministry ordinance n.º 17/2007 and integrates the actions of Education Development Plan (PDE). The purpose it is to foment activities to improve the school environment, having based in development studies by the Fund United Nations for childhood (UNICEF), utilized the results of Brazil Proof of 2005.With this strategy, the Federal Government intended to overcome the educational deficit by the extension educational journey and organization curricular, on the perspective an Integral Education.The curriculum components preconized in PME are organized into macro fields therefore if branch for specific activities in a holistic perspective constituting a big web: Pedagogic Accompaniment, Environment, Sport and Leisure, Human Rights in Education, Culture and Arts, Digital Inclusion, Promotion of Health, Educommunication, Investigation on the Field of Science Nature, Economic Education. With referred the activity in the field of Nature Science the data indicate which is interaction between teachers and monitors is fragile. There is evidence of conflict between teaching proposals developed in workshops and in the context of the classroom. It was concluded where there is need to promote reflections and collective actions in perspective of potentiate the interaction between teachers and monitors and so to carry out the purposes of More Education Program. |
Palavra-chave: | Educação Integral Interação Ciências |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Integral education Interaction Sciences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MACHADO, Andrea Viana de Souza. Programa Mais Educação em escolas públicas municipais de Alta Floresta-MT: uma análise da educação em ciências. 2013. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/933 |
Data defesa documento: | 14-Mai-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Andrea Viana de Souza Machado.pdf | 4.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.