Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrugnera, Elisangela Dias-
dc.date.accessioned2019-03-18T16:31:29Z-
dc.date.available2014-01-21-
dc.date.available2019-03-18T16:31:29Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationBRUGNERA, Elisangela Dias. Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/939-
dc.description.abstractThis master's research at the Master's Degree Program of Education UFMT campus Cuiabá - line in mathematics education , aims to investigate the understanding the properties of figures polygon are revealed by students of 2nd year 2nd cycle of elementar school from sequenced activities developed in the software GeoGebra . It is a qualitative , exploratory and investigative research . As the main theoretical framework used Chevalard (2001, 2005), Balacheff (cited Almouloud 2005) and Pais (2011). The instruments used for production of data included questionnaires, interviews , field notebook , drawing and application of a sequenced activities and audiovisual recordings . From what were produced by the subjects , organize the material so that we could proceed with the analysis to consider the concepts of polygons displayed . The use of activity sequenced were prepared from the textbook adopted by school to be developed using the software GeoGebra , seeking verify if this process can improve learning and geometric capabilities of these students . What we were able to verify overall the students showed a significant improvement in their performance in class Geometry , due to new methodology work, this directly reflected in the responses of students in the content worked . What more was revealed from this new methodology was the development of reasoning and new ways of thinking geometrically .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-15T21:10:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf: 3009085 bytes, checksum: 9144f2c8881d202d222aa5324c2f158a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-18T16:31:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf: 3009085 bytes, checksum: 9144f2c8881d202d222aa5324c2f158a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-18T16:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf: 3009085 bytes, checksum: 9144f2c8881d202d222aa5324c2f158a (MD5) Previous issue date: 2013-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGeometriapt_BR
dc.subject.keywordTransposição didáticapt_BR
dc.subject.keywordAtividades sequenciadaspt_BR
dc.subject.keywordGeoGebrapt_BR
dc.contributor.advisor1Wielewski, Sergio Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203599061747785pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewski, Sergio Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203599061747785pt_BR
dc.contributor.referee2Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0730600349059222pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT campus de Cuiabá – linha em Educação Matemática, tem como objetivo investigar que entendimento das propriedades de figuras poligonais são reveladas por alunos do 2° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental a partir de atividades sequenciadas elaboradas no software GeoGebra. É uma pesquisa qualitativa, exploratória e investigativa. Como principal referencial teórico utilizamos Chevalard (1998, 2001), Balacheff (apud ALMOULOUD 2005) e Pais (2011). Os instrumentos utilizados para a produção dos dados incluíram a aplicação de questionários, entrevistas, caderno de campo, elaboração e aplicação de atividades sequenciadas e registros audiovisuais. A partir do que foi produzido pelos sujeitos, organizamos o material de forma que pudéssemos proceder à análise para considerar os conceitos de figuras poligonais apresentadas. A utilização de atividades sequenciadas foram elaboradas a partir do livro didático adotado pela escola para ser desenvolvida utilizando o software GeoGebra, buscando verificar se este processo pode melhorar a aprendizagem e as capacidades geométricas destes alunos. O que conseguimos verificar foi que de forma geral os alunos apresentaram uma melhora significativa no seu desempenho nas aulas de Geometria, devido a metodologia de trabalho, isso refletiu diretamente nas respostas dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado. O que mais se evidenciou foi que com desta metodologia ocorreu o desenvolvimento do raciocínio além de novas formas de pensar geometricamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Didactic transpositionpt_BR
dc.subject.keyword2Activities sequencedpt_BR
dc.subject.keyword2GeoGebrapt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, José Luiz Magalhães de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926893866496560pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf2.94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.