Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brugnera, Elisangela Dias | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T16:31:29Z | - |
dc.date.available | 2014-01-21 | - |
dc.date.available | 2019-03-18T16:31:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-10 | - |
dc.identifier.citation | BRUGNERA, Elisangela Dias. Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/939 | - |
dc.description.abstract | This master's research at the Master's Degree Program of Education UFMT campus Cuiabá - line in mathematics education , aims to investigate the understanding the properties of figures polygon are revealed by students of 2nd year 2nd cycle of elementar school from sequenced activities developed in the software GeoGebra . It is a qualitative , exploratory and investigative research . As the main theoretical framework used Chevalard (2001, 2005), Balacheff (cited Almouloud 2005) and Pais (2011). The instruments used for production of data included questionnaires, interviews , field notebook , drawing and application of a sequenced activities and audiovisual recordings . From what were produced by the subjects , organize the material so that we could proceed with the analysis to consider the concepts of polygons displayed . The use of activity sequenced were prepared from the textbook adopted by school to be developed using the software GeoGebra , seeking verify if this process can improve learning and geometric capabilities of these students . What we were able to verify overall the students showed a significant improvement in their performance in class Geometry , due to new methodology work, this directly reflected in the responses of students in the content worked . What more was revealed from this new methodology was the development of reasoning and new ways of thinking geometrically . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-15T21:10:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf: 3009085 bytes, checksum: 9144f2c8881d202d222aa5324c2f158a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-18T16:31:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf: 3009085 bytes, checksum: 9144f2c8881d202d222aa5324c2f158a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-18T16:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf: 3009085 bytes, checksum: 9144f2c8881d202d222aa5324c2f158a (MD5) Previous issue date: 2013-12-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transposição didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades sequenciadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | GeoGebra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wielewski, Sergio Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203599061747785 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wielewski, Sergio Antonio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203599061747785 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Wielewski, Gladys Denise | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4154014326253864 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0730600349059222 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT campus de Cuiabá – linha em Educação Matemática, tem como objetivo investigar que entendimento das propriedades de figuras poligonais são reveladas por alunos do 2° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental a partir de atividades sequenciadas elaboradas no software GeoGebra. É uma pesquisa qualitativa, exploratória e investigativa. Como principal referencial teórico utilizamos Chevalard (1998, 2001), Balacheff (apud ALMOULOUD 2005) e Pais (2011). Os instrumentos utilizados para a produção dos dados incluíram a aplicação de questionários, entrevistas, caderno de campo, elaboração e aplicação de atividades sequenciadas e registros audiovisuais. A partir do que foi produzido pelos sujeitos, organizamos o material de forma que pudéssemos proceder à análise para considerar os conceitos de figuras poligonais apresentadas. A utilização de atividades sequenciadas foram elaboradas a partir do livro didático adotado pela escola para ser desenvolvida utilizando o software GeoGebra, buscando verificar se este processo pode melhorar a aprendizagem e as capacidades geométricas destes alunos. O que conseguimos verificar foi que de forma geral os alunos apresentaram uma melhora significativa no seu desempenho nas aulas de Geometria, devido a metodologia de trabalho, isso refletiu diretamente nas respostas dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado. O que mais se evidenciou foi que com desta metodologia ocorreu o desenvolvimento do raciocínio além de novas formas de pensar geometricamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Geometry | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic transposition | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Activities sequenced | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | GeoGebra | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Freitas, José Luiz Magalhães de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1926893866496560 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.