Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/939
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra |
Autor(es): | Brugnera, Elisangela Dias |
Orientador(a): | Wielewski, Sergio Antonio |
Membro da Banca: | Wielewski, Sergio Antonio |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Freitas, José Luiz Magalhães de |
Resumo : | Esta pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT campus de Cuiabá – linha em Educação Matemática, tem como objetivo investigar que entendimento das propriedades de figuras poligonais são reveladas por alunos do 2° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental a partir de atividades sequenciadas elaboradas no software GeoGebra. É uma pesquisa qualitativa, exploratória e investigativa. Como principal referencial teórico utilizamos Chevalard (1998, 2001), Balacheff (apud ALMOULOUD 2005) e Pais (2011). Os instrumentos utilizados para a produção dos dados incluíram a aplicação de questionários, entrevistas, caderno de campo, elaboração e aplicação de atividades sequenciadas e registros audiovisuais. A partir do que foi produzido pelos sujeitos, organizamos o material de forma que pudéssemos proceder à análise para considerar os conceitos de figuras poligonais apresentadas. A utilização de atividades sequenciadas foram elaboradas a partir do livro didático adotado pela escola para ser desenvolvida utilizando o software GeoGebra, buscando verificar se este processo pode melhorar a aprendizagem e as capacidades geométricas destes alunos. O que conseguimos verificar foi que de forma geral os alunos apresentaram uma melhora significativa no seu desempenho nas aulas de Geometria, devido a metodologia de trabalho, isso refletiu diretamente nas respostas dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado. O que mais se evidenciou foi que com desta metodologia ocorreu o desenvolvimento do raciocínio além de novas formas de pensar geometricamente. |
Resumo em lingua estrangeira: | This master's research at the Master's Degree Program of Education UFMT campus Cuiabá - line in mathematics education , aims to investigate the understanding the properties of figures polygon are revealed by students of 2nd year 2nd cycle of elementar school from sequenced activities developed in the software GeoGebra . It is a qualitative , exploratory and investigative research . As the main theoretical framework used Chevalard (2001, 2005), Balacheff (cited Almouloud 2005) and Pais (2011). The instruments used for production of data included questionnaires, interviews , field notebook , drawing and application of a sequenced activities and audiovisual recordings . From what were produced by the subjects , organize the material so that we could proceed with the analysis to consider the concepts of polygons displayed . The use of activity sequenced were prepared from the textbook adopted by school to be developed using the software GeoGebra , seeking verify if this process can improve learning and geometric capabilities of these students . What we were able to verify overall the students showed a significant improvement in their performance in class Geometry , due to new methodology work, this directly reflected in the responses of students in the content worked . What more was revealed from this new methodology was the development of reasoning and new ways of thinking geometrically . |
Palavra-chave: | Geometria Transposição didática Atividades sequenciadas GeoGebra |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Geometry Didactic transposition Activities sequenced GeoGebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | BRUGNERA, Elisangela Dias. Estudo de atividades sequênciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software Geogebra. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/939 |
Data defesa documento: | 10-Dez-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Elisangela Dias Brugnera.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.